A BMW vai alinhar no grid das 24 Horas de Le Mans, participando do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2024, após a sua primeira temporada no IMSA em 2023.
A marca alemã realizou o anunciou nesta última terça-feira (27) e agora está pronta para dividir as pistas com a Alpine, Cadillac, Ferrari, Glickenhaus, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. A BMW já discutia internamente a possibilidade de disputar o WEC, depois que confirmou a sua entrada no IMSA.
Após a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1999, com o V12 LMR guiado por Joachim Winkelhock, Pierluigi Martini e Yannick Dalmas, nas disputou mais uma 24 Horas de Le Mans.
“A decisão de correr com o BMW M Hybrid V8 no IMSA a partir de 2023 e no WEC em 2024 é um marco para o projeto. Eu experimentei e apreciei o talento extraordinário das 24 Horas de Le Mans durante meu primeiro período como CEO da BMW M, então estou muito empolgado por lutar pela vitória neste clássico e em todo o Mundial de Endurance pela primeira vez em décadas”, disse Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH.
“O BMW M Hybrid V8 representa um ponto de virada para a eletrificação. O IMSA na América do Norte e o WEC, que acontece por todo o mundo, são as plataformas perfeitas para usar o nosso protótipo para mostrar o quão emocionante o BMW M eletrificado, está no futuro.”
The #BMWMHybridV8 is ready and rolling: Joining @FIAWEC from 2024. See you in Le Mans!
Read the whole story: https://t.co/1zqNMsFq4u pic.twitter.com/bw0TWSp5OU
— BMW M Motorsport (@BMWMotorsport) July 26, 2022
O carro foi desenhado pela BMW Grup Designworks e construído em conjunto com a Dallara. O modelo passou por uma série de testes e completou o shakedown nesta última segunda-feira (25) em Verano, na sede da Dallara, sendo avaliado pelos pilotos da fábrica. A formação dos pilotos que competirão na categoria será anunciada posteriormente.
A BMW deixou a Fórmula E após explorar a categoria elétrica e absorver mais dessa tecnologia.