Após a confirmação de Andrea Kimi Antonelli, oficializando a sua ida para a Mercedes em 2025, restam duas vagas na Fórmula 1 para serem preenchidas. Sauber e Racing Bulls continuam reflexivas sobre o futuro.
Na equipe que se tornará Audi em 2026, fala-se sobre a possibilidade de Gabriel Bortoleto defender o time ao lado de Nico Hülkenberg. O brasileiro vem realizando um bom campeonato na Fórmula 2 e seu nome começou a circular no paddock. No domingo, após vencer a corrida principal da F2, em uma prova inacreditável, acredita-se que o brasileiro está mais próximo de uma vaga na F1.
Bortoleto foi visto conversando com Mattia Binotto no grid de largada do GP de Monza, essa foi a primeira aparição do suíço desde que se tornou diretor de operações (COO) e diretor do departamento técnico (CTO) da Sauber. Binotto foi nomeado para os cargos, após algumas mudanças realizadas internamente, provocado a saída de Andrea Seidl e Oliver Hoffmann.
O piloto brasileiro tem ganhado destaque em sua primeira temporada da Fórmula 2, disputa a vaga com Valtteri Bottas e Théo Pourchaire – pilotos que já tem um vínculo com a Sauber.
Bottas e Zhou Guanyu são a dupla atual da Sauber, o finlandês tem bastante experiência assim como Hülkenberg, mas a Audi pode pensar em preparar um piloto e contar com ele por mais temporadas. Fazendo as ponderações sobre esse segundo assento, Binotto disse: “Théo é nosso piloto reserva e já faz parte da família, e não há dúvida de que ele está na nossa lista.”
Recentemente Pourchaire fez algumas provas na Indy com a McLaren e também não descartou a possibilidade de correr na categoria norte-americana no próximo ano, embora a F1 ainda seja sua prioridade.
“Gabriel está indo muito bem na F2, ele tem se mostrado um grande talento. Certamente estamos olhando para o que ele está fazendo, assim como estamos olhando para muitos outros, não vejo esse como o único nome no qual estamos focando a nossa atenção”.
Bortoleto faz parte da academia da McLaren, mas sabe que os assentos na equipe estão ocupados por contratos de longa duração estabelecidos com Lando Norris e Oscar Piastri. Ser piloto da Academia da McLaren hoje significa ter oportunidade em outras categorias, não apenas na F1. Então é necessário ponderar as alternativas.
LEIA MAIS: De último ao primeiro lugar: Gabriel Bortoleto brilha e conquista vitória incrível na Itália
“Então, há muitos nomes na lista, grande potencial, grande expertise. Novamente, é uma questão de que você precisa julgar o que é mais importante para nós em curto, médio e longo prazo. Um plano claro, claro para o qual hoje não tenho realmente como responder”, seguiu Binotto.
A Audi ainda não tomou uma decisão sobre a linha que vai seguir nas próximas temporadas, desta forma a vaga ao lado de Nico Hülkenberg segue em aberto, com o time analisando as possibilidades, dividida entre ter um piloto experiente ou um competidor que eles podem lapidar.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.