Oliver Bearman foi punido com a perda de dez posições no grid de largada do GP de Mônaco. A punição dura, somada a anotação de dois pontos na superlicença, são resultados de uma violação durante a bandeira vermelha.
O segundo treino livre contou com duas bandeiras vermelhas, uma provocada por Isack Hadjar e outra por Oscar Piastri. O piloto australiano bateu na Sainte Devote quando não conseguiu fazer a curva e com isso danificou o bico do carro. Imediatamente a direção de prova paralisou a sessão.
Foi observado durante os replays que Bearman aparentemente tentou ultrapassar Carlos Sainz sob regime de bandeira vermelha, como os comissários notaram posteriormente o incidente, ele foi investigado e punido.
Ao final da sessão, os comissários ouviram o piloto, assim como um representante da equipe e os dados sobre o incidente foram revisitados, como o vídeo, cronometragem, rádio da equipe e determinaram que Bearman tentou uma ultrapassagem para cima de Sainz na La Rascasse (curva 17).
“Bem antes da ultrapassagem, a sessão havia sido interrompida com bandeira vermelha. A equipe avisou o piloto tardiamente, pouco antes da ultrapassagem. No entanto, fica claro pelas imagens em vídeo que havia um painel luminoso bem à frente do piloto que exibia a bandeira vermelha e o painel também indicava a bandeira vermelha bem antes da ultrapassagem.”
“O regulamento exige que os pilotos reduzam a velocidade “imediatamente” e retornem lentamente aos seus respectivos boxes (Artigo 2.5.4.1 b). O mesmo regulamento alerta os pilotos sobre o fato de que, em situação de bandeira vermelha, “ultrapassar é proibido” e que os pilotos devem “lembrar que os veículos de corrida e de segurança podem estar na pista”
Barman falou para os comissários que viu a indicação de bandeira vermelha, mas não reduziu a velocidade abruptamente, pois no seu entendimento “diminuir a velocidade abruptamente, seria mais perigoso e que o que ele fez foi uma maneira mais segura de lidar com a situação”.
Os comissários discordaram desse entendimento do piloto, “o propósito e exigir que os pilotos reduzam a velocidade é imediatamente a segurança, eles não saberão o que está à sua frente ou o motivo da bandeira vermelha”.
Como não existe um fator atenuante do piloto realizar uma ultrapassagem em bandeira vermelha, a punição foi da perda de dez posições no grid e dois pontos na superlicença – válidos por um período de 12 meses.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.