AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Bearman é punido com 10 posições no grid por ultrapassagem irregular em bandeira vermelha

O incidente aconteceu durante a bandeira vermelha provocada por Oscar Piastri durante o TL2

Oliver Bearman foi punido com a perda de dez posições no grid de largada do GP de Mônaco. A punição dura, somada a anotação de dois pontos na superlicença, são resultados de uma violação durante a bandeira vermelha.

O segundo treino livre contou com duas bandeiras vermelhas, uma provocada por Isack Hadjar e outra por Oscar Piastri. O piloto australiano bateu na Sainte Devote quando não conseguiu fazer a curva e com isso danificou o bico do carro. Imediatamente a direção de prova paralisou a sessão.

Foi observado durante os replays que Bearman aparentemente tentou ultrapassar Carlos Sainz sob regime de bandeira vermelha, como os comissários notaram posteriormente o incidente, ele foi investigado e punido.

Ao final da sessão, os comissários ouviram o piloto, assim como um representante da equipe e os dados sobre o incidente foram revisitados, como o vídeo, cronometragem, rádio da equipe e determinaram que Bearman tentou uma ultrapassagem para cima de Sainz na La Rascasse (curva 17).

“Bem antes da ultrapassagem, a sessão havia sido interrompida com bandeira vermelha. A equipe avisou o piloto tardiamente, pouco antes da ultrapassagem. No entanto, fica claro pelas imagens em vídeo que havia um painel luminoso bem à frente do piloto que exibia a bandeira vermelha e o painel também indicava a bandeira vermelha bem antes da ultrapassagem.”

“O regulamento exige que os pilotos reduzam a velocidade “imediatamente” e retornem lentamente aos seus respectivos boxes (Artigo 2.5.4.1 b). O mesmo regulamento alerta os pilotos sobre o fato de que, em situação de bandeira vermelha, “ultrapassar é proibido” e que os pilotos devem “lembrar que os veículos de corrida e de segurança podem estar na pista”

Barman falou para os comissários que viu a indicação de bandeira vermelha, mas não reduziu a velocidade abruptamente, pois no seu entendimento “diminuir a velocidade abruptamente, seria mais perigoso e que o que ele fez foi uma maneira mais segura de lidar com a situação”.

Os comissários discordaram desse entendimento do piloto, “o propósito e exigir que os pilotos reduzam a velocidade é imediatamente a segurança, eles não saberão o que está à sua frente ou o motivo da bandeira vermelha”.

Como não existe um fator atenuante do piloto realizar uma ultrapassagem em bandeira vermelha, a punição foi da perda de dez posições no grid e dois pontos na superlicença – válidos por um período de 12 meses.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo