Junto com o início de uma nova era na Fórmula E, a categoria elétrica apresenta um balanço positivo nesta terça-feira (03), após o encerramento da 9ª temporada. A pesquisa foi conduzida pela Petentia Insight em julho de 2023.
A base de fãs internacionais da categoria elétrica aumentou em 17% no último ano, subindo para 344 milhões*, ultrapassando a Nascar e se tornando a quarta maior entre as competições de automobilismo. A Alemanha e os Estados Unidos foram os mercados que a fã base mais cresceu, com um aumento de 45% e 30%, respectivamente.
Os números chamam a atenção, principalmente após um estudo do Buzz Radar que apontou uma queda no engajamento com a Fórmula 1, alegando o período de dominância que a categoria está lidando, depois de um crescimento considerável nos últimos anos.
Na Fórmula E, mais de 225 milhões de espectadores assistiram às corridas da Fórmula E ao vivo durante a 9ª temporada, apresentando um aumento de 4% em relação a temporada anterior. Esse foi o ano que a categoria adicionou novas provas ao calendário, podendo apresentar a Fórmula E para outras praças. A China e Estados unidos, além dos novos mercados que foram explorados como Brasil, Índia e África do Sul, também representaram um aumento significaivo nas visualizações das corridas ao vivo.
Durante a temporada de 2022/23, o Campeonato Mundial de Fórmula E contou com 16 corridas, a primeira batalha aconteceu na Cidade do México, em janeiro – esse também foi o momento que o Gen3 foi apresentado, com a categoria contando com um carro elétrico mais rápido, mais leve e mais potente.
Com uma temporada dinâmica, conforme o campeonato foi avançando e a competição entre os pilotos e equipes se intensificava, mais fãs começaram a acompanhar a Fórmula E. A temporada foi marcada por várias ultrapassagens, disputas pela liderança e corridas intensas, algo que também contribuiu para chamar a atenção para a Fórmula E, possibilitando que mais pessoas dessem uma chance para conhecer o campeonato elétrico de fórmula.
Ao final da temporada, tivemos um novo campeão, Jake Dennis colocou o seu nome na história da Fórmula E, junto à Avanche Andretti. O piloto foi sagrado campeão na penúltima corrida da temporada, com a corrida 1 em Londres. Enquanto o Campeonato Mundial de Equipes seguiu para a última corrida, com Nyck Cassidy venceu com a Envision, cruzando a linha de chegada à frente de Mitch Evans da Jaguar, possibilitando que o título ficasse com a equipe de Cassidy.
“Estamos no bom caminho para estabelecer a Fórmula E como o esporte motorizado mais emocionante e inovador para os fãs, além de ser o mais sustentável do mundo. Nossas equipes e pilotos superaram todas as expectativas de um ano atrás para pegar o GEN3 e levá-lo além do que todos pensávamos ser possível. Como resultado, o valor de entretenimento das corridas de Fórmula E está fora de escala, o que atrai mais fãs e telespectadores do que nunca. Estamos empenhados em aproveitar esse impulso e desenvolver novas formas de apresentar os nossos eventos de corrida para aumentar a base de fãs e o público ainda mais rapidamente”, comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
A prova de mais uma temporada extremamente disputada está nos números: sete pilotos diferentes de seis equipes distintas venceram corridas durante a 9ª temporada. Dezoito pilotos diferentes lideraram pelo menos uma volta ao longo da temporada e cada uma das onze equipes liderou uma corrida por pelo menos uma volta.
Novos recordes foram estabelecidos para o tempo médio de volta mais rápida e de velocidade máxima. Durante as provas, teve um aumento no número de líderes da corrida e mais ultrapassagens no Mundial do que nunca, com a maioria das corridas apresentando mais de três dígitos**
A 9ª temporada da Fórmula E contou com o retorno da Maserati ao automobilismo participando de um Campeonato Mundial de monopostos pela primeira vez em mais de 60 anos. Com a saída da Mercedes, a McLaren aproveitou a oportunidade para se juntar ao grid da categoria, adicionando mais uma competição que a equipe britânica está investindo.
A Fórmula E concluiu a 9ª Temporada quebrando outro recorde, desta vez ganhando o título oficial do GUINNESS WORLD RECORD™, quando o piloto da equipe NEOM McLaren Formula E, Jake Hughes, estabeleceu uma nova velocidade máxima alcançada por um veículo em ambientes fechados. O britânico quebrou o recorde mundial anterior em mais de 50 km/h para atingir 218,71 km/h na pista do ExCeL London – local que a última rodada da temporada foi disputada.
O recorde mundial foi estabelecido no revolucionário carro do projeto GENBETA, desenvolvido pela Fórmula E e a FIA com os parceiros ABB, SABIC e Hankook, que desbloqueou as características tecnológicas do carro GEN3.
No dia 23 de outubro a Fórmula E retorna para a realização da pré-temporada, em Valência, Espanha, enquanto a primeira corrida da 10ª temporada está programada para acontecer no dia 13 de janeiro de 2024 na Cidade do México.
*Pesquisa realizada pela Potentia Insight em julho de 2023. Tamanho da amostra de 33.000 adultos representativos nacionalmente em 17 mercados internacionais.
**Velocidade média de volta mais rápida de 154,987 km/h estabelecida por Sasha Fenestraz, Nissan Formula E Team, na Cidade do Cabo (Rodada 5). A velocidade máxima mais rápida de 276,6 km/h estabelecida por Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, durante o FP1 em Portland (Rodada 12).