ColunistasFórmula 1Post

Barcelona TL2: Mercedes permanece na liderança, com Verstappen na terceira posição

A sexta-feira foi dominada pela Mercedes, desta vez Lewis Hamilton ficou com a ponta, após anotar 1m16s883, seguido por Valtteri Bottas com 1m17s170. Max Verstappen ocupou mais uma vez a terceira posição, enquanto Daniel Ricciardo era o quarto colocado.

Sebastian Vettel fechou o dia na décima segunda posição, acompanhado por Alexander Albon da Red Bull. 

Completando grid dos dez melhores era possível ver Romain Grosjean na quinta posição com a Haas, um bom feito já que durante o TL1 a equipe conseguiu ficar entre os dez primeiros com os dois carros. Charles Leclerc se saiu um pouco melhor que Sebastian Vettel e fechou na sexta posição com a Ferrari, seguido de perto por Carlos Sainz da McLaren.

Sergio Pérez fechou no oitavo lugar, seguido por Esteban Ocon que também busca uma performance melhor para a Renault, enquanto Pierre Gasly foi o décimo com a AlphaTauri.

Pneus

Devido as altas temperaturas, os pilotos reclamaram da aderência dos pneus, desta forma alguns acabavam extravasando os limites de pista e não se adaptavam aos compostos mais duros.

Mesmo rodando com os médios e duros no início das atividades, os pilotos realizaram algumas voltas de classificação( que não superaram os da manhã), já se preparando para as atividades do sábado.

A Fórmula 1 retorna amanhã (15) para a realização do terceiro treino livre e classificação, você pode acompanhar tudo no BP.

Saiba como foi o Segundo Treino Livre

Antes do início das atividades, a temperatura na pista estava na casa dos 49°C, com 31°C no ambiente.

O primeiro piloto a invadir o circuito, foi Lando Norris, ele estava utilizando os pneus médios e a McLaren havia espalhado o flow-vis na lateral direita do MCL35, para testes aerodinâmicos. O piloto anotou 1:19.260 e era acompanhado por Giovinazzi que também estava utilizando os pneus médios e em seu primeiro giro conseguiu 1:19.675.

Aos poucos os pilotos registravam os seus tempos, dando preferência aos pneus médios e duros. Norris melhorou o tempo para 1:19.221, mas ainda não era um resultado expressivo.

Enquanto Verstappen seguia parado nos boxes, os outros pilotos ocupavam a pista buscando uma volta melhor. Hamilton acabou roubando a ponta de Leclerc, após anotar 1:17.970 e superar o tempo do monegasco por 1s080, enquanto Bottas era o terceiro colocado.

O finlandês reclamava da aderência dos pneus ao utilizar os compostos duros, devido as altas temperaturas na pista, pouco depois era a vez de Russell falar sobre o mesmo assunto com o engenheiro. Desta forma era possível ver os pilotos extravasando os limites de pista, pelo mesmo motivo.

Com a conclusão da primeira meia hora e com a pista mais vazia, as posições dos dez primeiros era: Hamilton, Verstappen, Bottas, Ricciardo, Leclerc, Norris, Vettel, Albon, Kvyat e Magnussen.

E aos poucos os pilotos que foram para os boxes, realizaram uma troca de pneus e retornaram com os macios. Desta forma Bottas assumiu a ponta com 1:17.170, proporcionando uma nova rodada de voltas rápidas. A dupla da Alfa Romeo passou a ocupar a quinta e a sexta posição, com Raikkonen e Giovinazzi.

Lewis Hamilton que também estava com a goma mais veloz do fim de semana, superou Bottas e com 1:16.883 e passou a ocupar a primeira posição. Grosjean era o terceiro colocado com Sainz em quarto. As posições se alternavam rapidamente já que os pilotos buscavam melhorar os tempos com os novos pneus.

Ricciardo batalhava diretamente com Verstappen pela terceira posição, o holandês tinha 1:17.170, contra 1:17.868 do australiano.

Com quarenta minutos ocorreu uma nova parada nos boxes, mas desta vez era para o início da simulação de corrida. Os dez primeiros eram: Hamilton, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Grosjean, Leclerc, Sainz, Pérez, Ocon e Gasly. Vettel ocupava a décima segunda posição, acompanhado por Albon em décimo terceiro.

Carlos Sainz teve a atenção chamada pela FIA, após utilizar parte do circuito antigo para retornar ao traçado regular. Bottas extravasou os limites de pista levando brita para dentro do circuito

Nos últimos 10 minutos,Grosjean retornou para os boxes, após apresentar falta de potência.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo