Carlos Sainz colocou a McLaren mais uma vez na liderança dos testes. Nesta quarta-feira (27), o MLC34 teve um bom desenvolvimento, conseguindo registrar 1:17:144, durante está manhã. O composto C4 (faixa vermelha – ultramacios) foi utilizado no momento da volta voadora. Desta forma a equipe conseguiu consolidar como a volta mais veloz dos testes de 2019, após superarem a marca que foi estabelecida por Nico Hulkenberg na primeira semana.
A McLaren teve um pequeno problema nesta manhã quando deixava os boxes, mas que logo fora resolvido e o piloto teoricamente poderia retornar as suas atividades. Não fosse a batida forte de Sebastian Vettel, que fez a pista ficar paralisada por 40 minutos. O problema que levou o alemão perder o carro, mas a causa não foi divulgada ainda pela equipe que está sendo tratando a causa, como ”problema mecânico” até maiores verificações.
Vettel ficou com a segunda colocação ao anotar 1:18:195. Max Verstappen fechou o top-3 com 1:18:395, usando o composto C3, igual ao do alemão.
Absolutely raking in the laps today… 😉#F1 #F1Testing pic.twitter.com/8S4RvKLZgu
— Formula 1 (@F1) February 27, 2019
Os testes continuam a tarde em Barcelona e tem início às 10h pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi a manhã do sexto dia de testes em Barcelona
Para o sexto dia de testes, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo foram escalados para dividir o carro entre a sessão da manhã e a tarde com os seus companheiros de equipe.
A pista foi liberada pontualmente às 5h, pelo horário de Brasília e Grosjean da Haas, Raikkonen com a Alfa Romeo, Kubica na Williams e Vettel com a Ferrari ganharam a pista. Os pilotos estavam com uma boa variação dos compostos instalados.
Bottas foi o primeiro a inaugurar a tabela de tempos e tinha 1:24:616 utilizando o composto C4 (faixa vermelha – ultramacios). No entanto o finlandês que seguia o seu trabalho, logo passou a reduzir a sua marca na pista.
Ricciardo com a Renault, realizava algumas aferições aerodinâmicas e era possível ver em seu carro grades instaladas para identificar de forma melhor o comportamento do ar. A Alfa Romeo hoje testava novas aletas que foram projetadas, próximo a junção do bico e assim como a equipe francesa, utilizava as grades e o flow-vis.
Good morning from sunny @Circuitcat_eng! Daniel’s in the car this morning, rocking the cheese grater look for his first outing. #RSspirit pic.twitter.com/GrErQU6XVL
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) February 27, 2019
Verstappen que havia iniciado a sua atividade para a Red Bull, com o composto C3 (faixa amarela – macio), foi de 1:21:038 para 1:19:983 em busca de reduzir a sua marca cada vez mais.
A Mercedes seguia testando o seu novo pacote aerodinâmico, desta forma decidindo o que melhor se encaixa para ser levado à primeira corrida do ano, o Grande Prêmio da Austrália.
Enquanto a ponta da tabela era algo disputada, Carlos Sainz com a McLaren registrava 1:18:878, se aproximando da conclusão da primeira hora dos testes. Mas cerca de vinte minutos depois o espanhol alcançava 1:17:503 e mais uma vez reduzia para 1:17:144.
A sessão que estava boa para a McLaren, logo foi interrompida às 6h30, quando Sainz ao tentar sair dos boxes, após uma breve pausa, ficava parado na pista. Uma bandeira vermelha era acionada para a remoção do carro.
O problema foi rapidamente resolvido e Grosjean logo era liberado pela Haas para seguir as suas atividades.
Não demorou meia hora e Verstappen provocava uma paralisação, mas que durou apenas três minutos. O holandês também havia ficado parado na saída do pit-lane, mas os mecânicos da Red Bull, seguiram em sua direção e logo retornaram aos boxes, sem precisar mover uma força tarefa maior e mais uma vez as atividades retornavam; no entanto não duraram muito tempo.
Parecia que definitivamente aquele era o dia das paralisações, Vettel que estava conduzindo a sua Ferrari, bateu forte na curva 3 e ficou atolado na brita. A equipe afirmou ser um problema mecânico que provocou a parada abrupta do carro, mas nada aconteceu com o piloto. O carro foi removido para a equipe e Vettel seguiu para uma verificação no centro médico.
The SF90 behind covered up before being lifted onto the flat bed #F1Testing #LATImages pic.twitter.com/aXzzvksAyu
— Junaid #JB17 (@JunaidSamodien_) February 27, 2019
Trackside footage of Vettel's crash, Can clearly see the mechanical problem, he just goes into the barriers.
Thankfully he is Fine!
Video: SergioGarciaErv#F1Testing #Seb5 #F1 pic.twitter.com/D6bXfCejWl
— Scuderia Ferrari F1 News 🇮🇹🐎 (@UpdatesFerrari) February 27, 2019
A pista levou cerca de 40 minutos para ser liberada, Verstappen já tinha 41 giros completados na pista, com 40 de Vettel. As atividades seguiram, com os motores voltando a roncar no autódromo de Barcelona, Sainz, Verstappen, Bottas, Kvyat, Raikkonen, Ricciardo e Kubica foram liberados pelas suas equipes.
A voltas rápidas realizadas ainda no começo da sessão, garantiram a Sainz a liderança da sessão com 1:17:144, fechada com o composto C4. Vettel ficou em segundo, seguido por Verstappen em terceiro.
POS | DRIVER | CAR | TIME | GAP | LAPS |
---|---|---|---|---|---|
1 | Carlos Sainz | McLaren/Renault | 1m17.144ss | 1m17.144s | 56 |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m18.195ss | 1.051s | 40 |
3 | Max Verstappen | Red Bull/Honda | 1m18.395ss | 1.251s | 69 |
4 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1m18.941ss | 1.797s | 75 |
5 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Honda | 1m19.060ss | 1.916s | 36 |
6 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo/Ferrari | 1m19.194ss | 2.050s | 43 |
7 | Sergio Perez | Racing Point/Mercedes | 1m19.202ss | 2.058s | 29 |
8 | Robert Kubica | Williams/Mercedes | 1m19.367ss | 2.223s | 42 |
9 | Romain Grosjean | Haas/Ferrari | 1m19.717ss | 2.573s | 57 |
10 | Daniel Ricciardo | Renault | 1m22.597ss | 5.453s | 72 |