O primeiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona foi bem movimentada. Nesta segunda-feira (18), Sebastian Vettel acabou liderando a sessão com o tempo que foi registrado ainda na manhã (1:18:161) e nenhum piloto conseguiu bater a marca do alemão.
A disputa pelo segundo lugar ficou em aberto, Carlos Sainz conseguiu registrar 1:18:588, em sua estreia pela McLaren. A marca foi obtida com os compostos C4. O espanhol ainda completou 119 voltas no circuito.
Grosjean finalizou em terceiro lugar, após não ter tido a melhor manhã durante a sessão, o piloto ficou boa parte parado nos boxes, quando a equipe identificou uma queda de pressão do combustível. Em busca da confiabilidade e quilometragem, Grosjean conseguiu registrar 1:19:159.
Max Verstappen que passou a ocupar o quarto lugar, foi mais um dos pilotos a quebrar a barreira de 100 voltas, finalizando o dia com 128 para o time austríaco. O holandês disputou espaço na tabela de tempo com Kimi Raikkonen a bordo da sua Alfa Romeo.
Daniil Kvyat apareceu em sexto, com a Toro Rosso, marcando o seu retorno a equipe. O russo conseguiu superar Sergio Pérez, que durante a manhã havia ficado com o segundo lugar, para a Racing Point.
Ocupando a oitava e a nona posição, Bottas e Hamilton defendiam a Mercedes e foram seguidos por Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo da Renault.
lll Saiba como foi a sessão da tarde
Após a pausa para o almoço, Sebastian Vettel foi o primeiro a retornar para a pista, seguido por Lewis Hamilton que havia assumido o comando da Mercedes, após Valtteri Bottas marcar o terceiro tempo do dia. Por um breve momento, apenas os dois pilotos ficaram na pista, no entanto o alemão rodava mais rápido que o inglês. Hamilton utilizava os compostos médios em seu primeiro stint, para fechar a volta com 1:27:684 e evoluir pouco depois para 1:24:634.
Com quase uma hora de sessão realizada, a primeira paralisação ocorreu na pista catalã, Carlos Sainz que deixava a área do pit-lane, acabou ficando encostado enquanto seguia para as suas atividades vespertinas, mas após conduzirem o carro para os boxes da equipe, a pista retornou a ser liberada.
Vettel e Hamilton logo retornaram para a pista, utilizando os compostos C2 fornecidos pela Pirelli, o que seria equivalente ao médio utilizado na temporada passada. O alemão se concentrava em acumular quilometragem para a equipe italiana.
Com Vettel liderando a sessão, a disputa pelo segundo lugar ficou em aberto, Kimi Raikkonen aproveitou para avançar com a sua Alfa Romeo ao registrar 1:19:483, com os compostos C3. Lewis Hamilton foi mais um dos pilotos a acumular quilometragem em Barcelona.
Daniel Ricciardo ocupando a décima primeira posição, lutava para melhorar as suas voltas e conseguia registrar 1:21:659, após ter algumas perdas de rendimento no último setor do circuito.
Com pouco mais de uma hora de sessão da tarde realizada, as posições no circuito eram: Vettel, Raikkonen, Verstappen, Pérez, Bottas, Sainz, Hamilton, Hulkenberg, Grosjean, Kvyat e Ricciardo.
Vettel foi o primeiro a quebrar a barreira das 100 voltas e com o andamento da sessão Max Verstappen logo chegou a marca dos três dígitos. O holandês chegou ao terceiro lugar após anotar 1:19:600, ficando apenas atrás de Kimi Raikkonen.
Grosjean demorou um pouco para retornar a pista, mas pode aproveitar as horas finais para conseguir acumular quilometragem e tomar a terceira posição que era de Max Verstappen, após anotar 1:19:159.
Carlos Sainz subiu para a segunda posição restando pouco mais de uma hora para o final da sessão e passou a melhorar a sua marca para se manter em segundo.
Uma segunda bandeira vermelha foi instaurada no circuito, após Kimi Raikkonen ficar parado na primeira curva, com o seu Alfa Romeo, mas já estava nos segundos finais da sessão.
Here’s the final leaderboard after the opening day of pre-season testing in Barcelona ⏱️🧮
Vettel = 👑
Time for @McLarenF1 fans to start getting a little bit excited? 👀#F1 #F1Testing pic.twitter.com/jmsxqFmOq0
— Formula 1 (@F1) February 18, 2019