DestaquesNascarNascar Xfinitu SeriesPit-Stop DropsUS Route

Austin Cindric vence com autoridade e conquista o título da Xfinity Series

Com o carro mais equilibrado, piloto da Penske dominou parte final da prova e, mesmo com amarela no final acertou na estratégia e na relargada para vencer em Phoenix

Com roteiro similar da Truck Series no dia anterior, a prova de Phoenix da NASCAR Xfinity Series trouxe emoções nas voltas finais valendo a vitória e o título da categoria. A corrida foi novamente decidida na prorrogação, onde valeu o ajuste do carro 22 e a vontade de Austin Cindric, que foi dominante na parte final e preciso nas últimas voltas para sair como o grande vencedor da temporada.

Com uma atuação dominante na parte final da prova, Austin Cindric levou o troféu para casa (Jared C. Tilton | Getty Images)

Dos candidatos ao título, o único que não demonstrou um desempenho à altura de brigar pelo título foi Justin Haley, que não conseguiu o melhor ajuste de seu carro no oval do Arizona. O maior vencedor da temporada, Chase Briscoe, começou bem, mas perdeu rendimento ao longo da prova, brigando com o carro para não bater algumas vezes.

Assim, os dois pilotos que se mostravam mais fortes na briga pela vitória foram Austin Cindric e Justin Allgaier. O piloto da JR Motorsports tinha um ritmo forte nas relargadas e controlava a disputa com os pneus mais novos, mas o seu concorrente andava mais rápido com o stint mais longo na pista. Assim, o corredor da Penske se consolidou na liderança, especialmente no último estágio.

Faltando cerca de 30 voltas para o fim, após a batida de Joe Graf Jr, Cindric e Allgaier foram para estratégias diferentes, com o piloto da JR Motorsports parando para botar pneus novos, enquanto seu rival ficou na pista.

Na relargada

Allgaier foi para o ataque, mas Cindric manteve a dianteira segurando seu adversário direto, além de Ross Chastain. Com um carro mais equilibrado, o piloto da Penske abriu vantagem e parecia firme para completar a prova e conquistar o título.

Rodada de Chase Briscoe à quatro voltas do fim provocou a última bandeira amarela (Chris Graythen | Getty Images)

Então, faltando apenas quatro voltas para o fim, Briscoe rodou e provocou a bandeira amarela e a prorrogação. Desta vez, Cindric foi para os boxes, enquanto Allgaier permaneceu na pista.

Na última relargada, os dois candidatos ao título duelaram porta a porta, com Noah Gragson aparecendo para brigar pela vitória e ajudar seu companheiro indiretamente.

Na abertura da última volta, Allgaier e Cindric se tocaram e o piltoo da JR Motorsports ficou para trás. Para o piloto da Penske, foi segurar o baque e assumir a ponta até a bandeirada.

Este foi o primeiro título em divisões nacionais da NASCAR conquistado por Austin Cindric. Como filho de Tim Cindric, um dos homens-forte nas equipes de Roger Penske, o piloto de 22 anos sempre teve apoio da escuderia ao longo de sua carreira e, embora tenha passado por altos e baixos, mostrou força este ano, vencendo seis etapas.

A conquista do título serviu para mostrar que o jovem piloto tem potencial e merece os resultados que obteve, especialmente este ano.

Classificação da etapa de Phoenix:

1 – Austin Cindric
2 – Noah Gragson
3 – Brandon Jones
4 – Michael Annett
5 – Justin Allgaier
6 – Harrison Burton
7 – Ross Chastain
8 – Justin Haley
9 – Chase Briscoe
10 – Jeremy Clements
Em negritos, finalistas da categoria

Classificação final da NASCAR Xfinity Series

1 – Austin Cindric – Penske/Ford
2 – Justin Allgaier – JR Motorsports/Chevrolet
3 – Justin Haley – Kaulig/Chevrolet
4 – Chase Briscoe – Stewart-Haas/Ford
5 – Noah Gragson – JR Motorsports/Chevrolet
6 – Brandon Jones – Joe Gibbs/Toyota
7 – Ross Chastain – Kaulig/Chevrolet
8 – Harrison Burton – Joe Gibbs/Toyota
9 – Michael Annett – JR Motorsports/Chevrolet
10 – Ryan Sieg – RSS Racing/Chevrolet

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados