Nesta sexta-feira (08) a Audi realizou a confirmação que concluiu a operação de compra das ações da Sauber Holding AG. O processo foi finalizado antes da fabricante alemã chegar ao esporte em 2026.
Ainda em 2022, a Audi, que faz parte do grupo Volkswagen anunciou que estava iniciando o processo de ingressar na Fórmula 1 como fornecedora de motores. A Audi optou por aproveitar o momento que a categoria passará por uma transformação das unidades de potência, com a introdução dos novos regulamentos que visam mais sustentabilidade.
Após sondar o mercado, a Sauber foi a melhor alternativa para tornar o caminho da Audi possível à Fórmula 1. Naquele momento a fabricante alemã planejou a aquisição de uma participação no Grupo Sauber. Acreditava-se que a transação só seria concluída próximo de 2026, mas a operação total já foi finalizada.
Andreas Seidl deixou a McLaren para assumir o cargo de CEO da operação suíça no início de 2023, trabalhando desde então com os detalhes necessários para a chegada da Audi.
“Estou ansioso para liderar a Audi na Fórmula 1 com uma equipe altamente motivada como CEO da Audi F1 Team. Temos um roteiro claro sobre como queremos nos tornar competitivos em Hinwil, bem como em Neuburg [instalações da unidade de potência da Audi]”, comentou Seidl.
“Temos objetivos ambiciosos. A concretização deles está em andamento e será ainda mais acelerada através da aquisição completa da Sauber pela Audi”, seguiu.
Os alemães afirmaram que Seidl supervisionará a execução do projeto da Fórmula 1 e atuará como “o rosto da futura equipe de Fórmula 1 da Audi”.
Oliver Hoffmann ficou responsável pelo programa geral da Audi – Fórmula 1, atuando como representante geral da marca e trabalhará com Seidl para alavancar a equipe. Hoffman, atualmente dirige o departamento técnico da Audi e assumira o cargo recém-criado de representante geral. Seu trabalho será importante para unir a equipe de Fórmula 1, com o desenvolvimento da Audi Power Unit, ele também se tornará presidente do conselho de administração de todas as empresas Sauber.
“A Fórmula 1 é minha grande paixão. Estou convencido de que, ao agrupar responsabilidades e assumir 100% do Grupo Sauber, aceleraremos ainda mais os nossos preparativos para o lançamento em 2026”, comentou Hoffman que tem experiência ocupando o cargo de chefe da Audi Sport, ele supervisionou projetos como o DTM e a Fórmula E.
“Estou satisfeito por termos conseguido os trabalhos de Andreas Seidl como CEO da Audi F1 Team. Ele é exatamente o homem certo para o nosso plano ambicioso. Graças à sua ampla experiência em cargos de liderança no lado da fabricante e da equipe de Fórmula 1, ele dará uma contribuição significativa ao projeto de Fórmula 1 da Audi.”