A Audi está focada em conseguir atingir a confiabilidade do carro. Após duas sessões em Barcelona com problemas, está em busca de um terceiro dia com desempenho impecável.
Durante a primeira avaliação do carro, ainda na segunda-feira, quando os testes foram iniciados, Gabriel Bortoleto atingiu apenas a marca de 27 voltas até o carro ficar parado e não conseguir retornar para pista pelo restante do dia.
A segunda avaliação da equipe aconteceu no terceiro dia de atividades, com Nico Hülkenberg sendo designado para a sessão, mas o R26 ficou parado entre as curvas 9 e 10, com o alemão completando apenas 5 giros – todos em volta de instalação.
O time explicou que o carro guiado por Hülk apresentou um problema hidráulico, considerado simples, dessa forma o piloto conseguiu retornar ao traçado para a sessão vespertina e atingiu a marca dos 69 giros.
Nos testes de pré-temporada as equipes estão buscando a confiabilidade, enquanto conhecem o novo carro e avaliam os sistemas. Obviamente, se não é possível amparar as sessões no tempo de volta registrados, pois cada um dos times está executando o seu programa; os dados sobre a quilometragem são os que realmente amparam as descobertas e se o time conseguiu ou não completar o cronograma.
Durante os dois dias que esteve em pista, a Audi completou menos de 100 voltas. Sobre o trabalho da equipe, James Key, diretor técnico da Audi, disse: “O que realmente precisávamos fazer era dar voltas com o carro. Nossos colegas em Neuburg, na área da unidade de potência, não têm nenhum dado de referência de pista; esta é a primeira vez que eles terão dados de pista para a unidade de potência e também para a caixa de câmbio.”
“Esse teste é um teste de validação de um carro muito novo para todos, mas particularmente, para nós, com uma unidade de potência totalmente nova também. O objetivo principal é a confiabilidade e acertar os fundamentos”, afirmou.
A Fórmula 1 contará com novos regulamentos em 2026, pois foi uma forma que eles encontraram de atrair novas montadoras para o grid. A Audi ficou atraída pelas mudanças e se comprometeu com a categoria, mas já era esperada certa dificuldade no desenvolvimento dessas unidades de potência por novas marcas na competição.
No entanto, apesar dos problemas iniciais, Key ressaltou que a equipe não está preocupada com os tempos de volta nesse começo e está satisfeita de lidar com as questões de confiabilidade do carro agora, do que na primeira etapa do ano: “Embora tenhamos lidado com algum atraso, ou até um longo atraso no primeiro dia, por vários motivos, todos eles foram corrigidos. É por isso que testamos, para não descobrir esses problemas em Melbourne.”
Key reconheceu o atraso no segundo dia de pista, mas resumiu ele como um “vazamento hidráulico, algo bem básico”.
Mesmo que exista um comparativo direto com as outras equipes e principalmente com os motores da Mercedes e Ferrari em operação, a Audi não está apreensiva com essa comparação e mantém o foco no próprio trabalho.
“Se tivéssemos corrido sem problemas desde o início, teria sido uma surpresa muito agradável. Vimos muitas bandeiras vermelhas, é um carro muito, muito imaturo ainda para todos. Mas nada particularmente surpreendente. Como eu disse, este é realmente um teste mecânico, o desempenho se tornará a prioridade mais tarde.”
O time espera conter os problemas até Melbourne e fazer um bom primeiro evento com o equipamento, dando chances para que Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg não sejam afetados pela falta de confiabilidade.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







