AutomobilismoColunistasDestaquesPost

Audi apresenta o R26, carro de Gabriel Bortoleto para a temporada 2026 da Fórmula 1

Embarcando no desafio que é a Fórmula 1, a Audi revela o R26, carro de estreia da marca para o novo regulamento da categoria

Nesta terça-feira (20) foi a vez da Audi, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto e do alemão Nico Hülkenberg, apresentar a pintura do carro que será usada ao longo do campeonato de 2026. O evento marca o início do relacionamento da marca com a Fórmula 1, que agora estará presente em definitivo no grid.

Em meados de novembro, a equipe divulgou seu conceito visual se baseando em uma pintura sustentada na combinação de titânio, preto, carbono e no tradicional vermelho da Audi. Ao apresentar o carro em Berlim, eles não fugiram do esquema que escolheram anteriormente.

Como o merch divulgado pela equipe no dia anterior já dava indícios da linha que o time seguiria, a Audi sustentou realmente o seu layout em uma pintura marcada fortemente pelo titânio. O carro é acompanhado por alguns detalhes em vermelho, na traseira do carro, nos aros da equipe na asa traseira e entradas de ar.

Nos últimos anos a Audi realizou a compra da Sauber, para dar entrada na Fórmula 1 como equipe de fábrica, produzindo não apenas o chassi do carro, mas os motores. O processo foi iniciado desde 2022, quando a marca se comprometeu com a categoria e essa nova era. Desta forma foi necessário fazer toda uma transição interna e reformular os departamentos, para suportar essa nova fase da categoria.

A Audi se sentiu confortável para entrar na Fórmula 1, quando foram divulgadas as intenções para os motores de 2026. A retirada do MGU-H, o uso de combustíveis sustentáveis e a divisão dos motores em 50% elétrico e 50% combustão, atraíram algumas montadoras.

O projeto está estruturado entre Neuberg (Alemanha), Hinwil (Suíça) e Bicester (Reino Unido) — onde a fabricante alemã instalou um centro tecnológico para aproveitar a expertise britânica em automobilismo. Além disso, se dividindo dessa forma, ficou mais fácil para realizar algumas contratações estratégicas.

A marca já definiu uma meta de longo prazo, com o objetivo de disputar títulos a Fórmula 1 até 2030. Segundo Mattia Binotto, diretor do projeto F1, os objetivos estão sustentados em três etapas: iniciar como um desafiante, evoluir para competidor e, por fim, alcançar o status de campeão.

Jonathan Wheatley, que deixou a Red Bull e ingressou na equipe no início de 2025, carrega a experiência adquirida no time austríaco por 18 anos. No último campeonato ele teve a oportunidade de fazer mais alguns ajustes na casa, deslocar algum investimento para a temporada 2025 e observar de perto o trabalho do então novato Gabriel Bortoleto e do experiente Nico Hülkenberg.

Após um campeonato amparado nesses dois pilotos, eles vão encarrar um ano cheio de desafios por conta de todas as novidades que serão inseridas na categoria. Ao longo de 2025 Bortoleto provou o seu valor para o projeto, se destacando nas classificações, enquanto faturou pontos em corridas esporádicas, com um 6° lugar na Hungria.

Do lado de Hülkenberg, foi ano que pode ser celebrado pelo alemão, o competidor aproveitou a chance de subir ao pódio pela primeira vez na Fórmula 1 durante o GP da Inglaterra. Hülk formou uma dupla sólida com Bortoleto, onde eles trocaram informações e se apoiaram pelo campeonato, colaborando para o desenvolvimento de ambos.

A Audi então chega na categoria com uma dupla que tem tudo para extrair o melhor do carro e fornecer o feedback necessário para a evolução do equipamento nas temporadas subsequentes. Embora o nome da Audi atraia muita atenção, é necessário ter uma grande cautela, pois o desenvolvimento dos motores no surgimento de uma nova era na Fórmula 1, é sempre desgastante para as fabricantes, marcados por alguns problemas no percurso.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading