AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Aston Martin oficializa contratação de Adrian Newey

Após vários meses de especulação, Adrian Newey dá preferência pela Aston Martin e auxiliará o time britânico pelos próximos anos

Em uma movimentação estratégica que promete agitar o cenário da Fórmula 1, a Aston Martin confirmou nesta terça-feira (10) a contratação de Adrian Newey, um dos mais renomados aerodinamicista da categoria. A chegada de Newey à equipe marca um ponto de virada significativo para a Aston Martin, que busca consolidar sua posição entre os principais competidores da Fórmula 1.

Newey, que é amplamente reconhecido por seu papel crucial no desenvolvimento de carros campeões na Red Bull, assumirá o cargo de engenheiro e acionista e gerente técnico em 1º de março de 2025 na Aston Martin. Sua vasta experiência, que inclui várias conquistas de campeonatos mundiais e uma reputação de inovador na engenharia automotiva, será um trunfo valioso para a equipe de Silverstone. O aerodinamicista tomou a sua decisão depois de um tour em junho, quando visitou as instalações da equipe e confirmou as suas ambições.

O anúncio veio após meses de especulações sobre o futuro de Newey, cogitado até mesmo para trabalhar com a Ferrari, aproveitando essa ida de Lewis Hamilton para a equipe italiana. No entanto, existe um desejo da Aston Martin de fortalecer seu departamento técnico, depois de ter investido tanto nas suas instalações.

A estrutura construída pelos britânicos tem chamado a atenção, aliado as novas contratações, a fim de batalhar realmente por um título, com a nova introdução de regulamentos. A Aston Martin sem Newey conseguiu copiar peças importantes da Red Bull e Mercedes nos últimos anos, para avançar no mundial de construtores e mostrar algum nível de competitividade. Em 2023 o time teve uma performance surpreendente no começo do campeonato, quando faturou seis pódios em oito etapas. Porém, o novo pacote de atualizações não surtiu o efeito esperado e eles perderam espaço no grid.

Newey não trabalhará com Lewis Hamilton, mas terá a chance de projetar um carro para o bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso.

Aston Martin oficializa a contratação de Adrian Newey – Foto: reprodução Aston Martin

O CEO da Aston Martin, Lawrence Stroll, expressou entusiasmo com a chegada de Newey, destacando que sua expertise é uma peça-chave para alcançar os objetivos ambiciosos da equipe.

“Esta é uma grande notícia. Adrian é o melhor do mundo no que faz – ele está no topo – e estou incrivelmente orgulhoso de que ele esteja se juntando a Aston Martin. É a maior história desde que o nome Aston Martin retornou ao esporte e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipe de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais”, comentou Stroll.

“Assim que Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos que fazer acontecer. Nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo compartilhado de colaborar em uma oportunidade única na vida. Adrian é um corredor e uma das pessoas mais competitivas que já conheci. Quando ele viu o que construímos em Silverstone – nosso incrível AMR Technology Campus, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento do esporte – ele entendeu rapidamente o que estamos tentando alcançar. Falamos sério – e ele também.

“Adrian compartilha nossa fome e ambição, ele acredita neste projeto e nos ajudará a escrever o próximo capítulo da história da Fórmula 1 da Aston Martin”, seguiu.

Newey, por sua vez, manifestou sua satisfação com a nova fase

“Estou emocionado por me juntar à Aston Martin. Fiquei muito inspirado e impressionado pela paixão e comprometimento que Lawrence traz para tudo em que está envolvido. Lawrence está determinado a criar uma equipe que vença o mundo. Ele é o único dono majoritário de equipe que está ativamente envolvido no esporte. Seu comprometimento é demonstrado no desenvolvimento do novo AMR Technology Campus e túnel de vento em Silverstone, que não são apenas de última geração, mas têm um layout que cria um ótimo ambiente para trabalhar.”

“Junto com grandes parceiros como Honda e Aramco, eles têm todas as peças-chave de infraestrutura necessárias para fazer da Aston Martin uma equipe campeã do mundo e estou muito ansioso para ajudar a atingir esse objetivo.”

A chegada de Newey é vista como uma jogada estratégica para a Aston Martin, que tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos. Com o engenheiro britânico agora a bordo, a equipe espera não apenas melhorar seu desempenho nas pistas, mas também estabelecer uma base sólida para um futuro de sucesso na Fórmula 1.

A Aston Martin anunciou mudanças importantes em sua equipe técnica. Andy Cowell, ex-chefe de motores da Mercedes, assumirá como diretor-executivo em 1º de outubro. Enrico Cardile, ex-diretor técnico de chassis da Ferrari, também foi contratado e começará a trabalhar como diretor técnico em 2025. Já Dan Fallows, atual diretor técnico da Aston Martin, ocupa o cargo desde abril de 2022, após ter sido aerodinamicista de Adrian Newey na Red Bull entre 2006 e 2021.

Desde o início deste ano a Red Bull viveu um momento muito turbulento, acredita-se que todos os problemas que ficaram evidentes na equipe contribuíram para a saída de Newey. O britânico ingressou na equipe austríaca em 2006 e anunciou a sua saída em abril, abandonando o posto de diretor técnico antes do final de 2025, deixará a equipe cerca de 20 anos depois.

O acordo negociado com a Red Bull, permite que ele deixe a equipe austríaca e possa assumir o posto em outro time, para ter impacto significativo nas decisões que serão tomadas para o design de 2026.

O sucesso da RBR esteve muito atrelado aos feitos de Adrian Newey, principalmente na parte relacionada ao refinamento do carro. O seu afastamento do projeto em 2024, para se dedicar em outras áreas da RBR antes de sua saída, mostrou o quanto a sua presença era relevante, já que atualmente a equipe corre o risco de perder tanto o mundial de construtores, como o de pilotos para a McLaren, já que o RB20 não tem respondido mais como antes.

Neste tempo no grid da F1, a Red Bull conquistou seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos, entre o trabalho realizado por Sebastian Vettel e Max Verstappen. Nas duas ocasiões, Newey conseguiu construir um carro vencedor, aproveitando o momento de mudança dos regulamentos da Fórmula 1, além de casar o estilo do novo carro ao gosto dos pilotos que eram a maior aposta da equipe.

Mesmo com Newey trabalhando com outras equipes ao longo dos seus anos de Fórmula 1, sua imagem ficou muito atrelada a da Red Bull e o sucesso que conseguiram juntos. Desta forma, é até interessante ver um rompimento como este.

Adrian Newey tem uma carreira extensa, com passagens por equipes como Copersucar, March, Williams, McLaren e Red Bull, além de contar com experiências em categorias como Fórmula 2 e Indy. Desde a década de 1980, Newey atrelou o seu nome ao desenvolvimento de carros vencedores, sendo responsável pela conquista de 25 títulos na Fórmula 1, 12 campeonatos de pilotos e 13 títulos de construtores no período de 1992 a 2023.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo