A Aston Martin confirmou seus planos de vender sua participação minoritária da equipe de Fórmula 1, avaliada em £ 74 milhões. Apesar da decisão, o presidente executivo Lawrence Stroll garantiu que a marca permanecerá no grid e que a mudança não impactará o acordo de patrocínio de longo prazo com a escuderia.
O anúncio ocorreu após o presidente executivo, Lawrence Stroll, revelar um investimento adicional de £ 52,5 milhões na empresa. Desde 2020, Stroll e seus parceiros do Yew Tree Consortium já investiram cerca de £ 600 milhões na companhia. Segundo o empresário, a venda da participação na equipe de F1 permitirá reforçar o balanço financeiro da Aston Martin Lagonda (AML), gerando mais de £ 125 milhões em liquidez adicional.
Embora a equipe de Fórmula 1 carregue o nome da Aston Martin, ela nunca foi uma acionista majoritária. Na realidade, ela mantém um investimento minoritário desde novembro de 2023, estimado em £ 74 milhões. A extensão do acordo de patrocínio foi assinada no passado, com validade até 2030.
Com esse movimento, Stroll espera aumentar a sua participação na empresa de 27,7% para aproximadamente 33%. No entanto, esse não deve ser o fim das operações, pois a Yew Tree, espera aumentar a porcentagem das ações para 35%.
“Estou satisfeito em demonstrar claramente meu apoio e comprometimento inabaláveis com a Aston Martin”, disse Stroll.
“Desde 2020, meus parceiros do Yew Tree Consortium e eu investimos cerca de £ 600 milhões na empresa.
“Este investimento proposto reforça ainda mais minha convicção nesta marca extraordinária e meu compromisso em garantir que a Aston Martin tenha a plataforma mais forte possível para criar valor a longo prazo, ao mesmo tempo, em que reduz a diluição do patrimônio por meio desta assinatura premium, o que deve tranquilizar muito os acionistas, à medida que aumento novamente minha participação de longo prazo na empresa.”
Em declaração da Aston Martin ao site Racing News 365: A declaração dizia: “As notícias de hoje ressaltam o comprometimento inabalável e de longo prazo do nosso presidente executivo, Lawrence Stroll, com a Aston Martin e com a atual equipe de Fórmula 1.
“Um contrato de longo prazo está em vigor para garantir que o nome Aston Martin permaneça no auge do automobilismo nas próximas décadas.”
“As transações propostas, que farão com que a Aston Martin Lagonda (AML) venda sua participação na Aston Martin Aramco Formula One Team (AMF1), farão com que o Sr. Stroll aumente sua participação acionária na AML para 33%, ao mesmo tempo, em que fortalecerá o balanço da empresa em mais de £ 125 milhões.
“O Sr. Stroll contratou o banco de investimentos Raine Group para ajudar a encontrar um comprador para a participação da AML na equipe de Fórmula 1. Raine trabalhará em estreita colaboração com o diretor comercial da AMF1, Jeff Slack, para garantir um investidor estratégico que possa agregar valor a longo prazo à equipe e à marca.”
“Essas mudanças demonstram que o lugar da Aston Martin no grid da Fórmula 1 está mais seguro do que nunca.
“A AML renovou recentemente seu acordo de patrocínio e licenciamento de longo prazo com a AMF1, confirmando que a lendária marca Aston Martin e suas cores verdes de corrida britânicas competirão na Fórmula 1 nas próximas décadas.”
Stroll tem transformado a equipe Aston Martin desde que assumiu o controle da empresa. O time tem investido pesado em instalações e contratação de pessoas para o desenvolvimento do equipamento, mas não é a empresa britânica que influencia no design dos carros ou construção do motor.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.