Nesta quinta-feira (23) a Aston Martin confirmou que Tina Hausmann foi a pilota escolhida para representar a equipe na F1 Academy. Cada um dos dez times do grid da F1 precisa escolher uma pilota para apoiar neste segundo ano do campeonato feminino.
Hausmann tem 17 anos, começou no kart aos sete anos de idade, depois passou a competir no Swiss Rotax Mini e obteve a quarta posição na categoria OK-Junior, antes de seguir para os campeonatos alemães DKM e ADAC Master.
Em 2023 a competidora passou aos monopostos, conquistando um pódio em seu fim de semana de estreia na Fórmula Winter Series, além de terminar na 10ª posição na classificação. Neste mesmo ano a suíça ainda estreou na F4 italiana com a AKM Motorsport.
Welcome to the team, Tina! 🤝 pic.twitter.com/OoKCVr3NXK
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) November 23, 2023
Hausmann é o terceiro nome confirmado para a próxima temporada da F1 Academy. Ela estará ao lado de Lia Block, titular da ART Grand Prix com apoio da Williams, enquanto Bianca Bustamente representará a ART Grand Prix com suporte da McLaren.
“A F1 Academy é uma oportunidade incrível para mim; é uma categoria incrível da qual tenho orgulho de fazer parte”, disse Hausmann. “Sei que vou aprender muito que vai realmente me ajudar como pilota, incluindo a experiência que vou ganhar ao correr em sete novas pistas diante de um grande público. Será um mundo totalmente novo, mas estou muito animada para começar.”
“Representar a equipe Aston Martin na Fórmula 1 nesta categoria é uma grande honra. Meu primeiro dia no AMR Technology Campus me mostrou como essa equipe é incrível. Já me sinto muito confortável lá e posso sentir o total apoio de todos”, celebrou a pilota.
“Ter Jessica Hawkins como mentora também é um benefício real; ela tem muitos conselhos valiosos para compartilhar. Inspirar a próxima geração de pilotas mulheres é algo extremamente importante para nós dois.”
Correndo com a Prema, a competidora estará ao lado da Prema Racing, um dos grandes times que estão em várias categorias de base.
“Também estou muito orgulhosa de competir com a Prema Racing. A Prema é uma equipe pela qual todo jovem piloto espera correr – eles são os melhores no que fazem – e sei que me vão ajudar a desenvolver à medida que continuo na minha carreira no automobilismo. Há muito pelo que esperar e quero agradecer a todos que tornaram isso possível.”
A Aston Martin aproveitou para confirmar que Jessica Hawkins assumirá novas funções em 2024. A pilota que atualmente é embaixadora da Aston Martin e se tornou a primeira mulher a guiar um carro de F1 moderno, completando um teste no AMR21 na Hungria, vai colaborar com a formação da nova pilota da equipe.
Como parte da função de Hawkins, ela dará apoio dentro e fora das pistas. Jessica irá se tornar chefe de equipe da Aston Martin para a F1 Academy.
“Sempre gostei muito de orientar jovens pilotos e estou ansiosa para trabalhar com Tina enquanto ela embarca nesta emocionante próxima etapa de sua carreira no automobilismo”, confirmou Jessica.
“Acho que a F1 Academy é o próximo passo natural para ela e sei, pela minha experiência, que competir em um cenário global irá beneficiá-la de muitas maneiras diferentes. Meu objetivo será apoiar Tina ao longo do ano, dentro e fora da pista, pois será uma curva de aprendizado íngreme, mas tenho certeza de que ela aceitará com calma.”
We're pleased to confirm that @1JessicaHawkins will expand her role with Aston Martin F1 Team, becoming our team's Head of Racing for @f1academy.
Jessica will work closely with Tina Hausmann to provide her with mentorship and support both on and off the track. pic.twitter.com/ZNtzUQRzOA
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) November 23, 2023