A Fórmula 1 e a F1 Academy anunciaram uma novidade para a temporada 2024, todas as dez equipes da F1 terão uma pilota e sua pintura será exposta no carro da categoria 100% feminina.
Atualmente a F1 Academy conta com cinco equipes que estão envolvidas com as categorias de base que dão acesso à F1, são elas: ART Grand Prix, Campos Racing, MP Motorsport, Prema e Rodin Carlin, cada uma possuí três carro e três pilotas totalizando 15 carros e 15 pilotas.
A partir de 2024, 10 dessas pilotas serão nomeadas pelas equipes de F1 e cada uma terá a sua pintura compartilhada com o carro da competidora. Os detalhes das pilotas e pinturas serão confirmadas pelas equipes de F1 em um momento apropriado.
As outras cinco competidoras serão apoiadas por outros parceiros, com o anúncio que também será realizado em seu devido tempo.
Muitas critícas surgiram nesse primeiro ano da F1 Academy, como a falta de transmissão, não compartilhar as pistas com a F1 e nem ter a visibilidade que seria adequada para a categoria, já que contem o nome do produto principal que é a Fórmula 1. Para o próximo ano uma estrutura mais fortalecida será empregada, colaborando para o avanço da carreira das pilotas.
Como foi tratado nos últimos meses, a F1 Academy terá uma expansão para o próximo ano, a categoria feminina vai dividir as pistas com a F1, assim como as outras categorias de base que já participam do fim de semana como a Fórmula 2 e Fórmula 3.
“Antes de tudo quero agradecer às equipes de Fórmula 1 pelo apoio e a visão enquanto embarcamos juntos nessa jornada. Este momento marcante não apenas demonstra a profundidade do apoio à F1 Academy de toda a comunidade da F1, mas também inspirar toda uma geração de jovens a aproveitar as oportunidades dentro e fora das pistas no automobilismo”, comentou a diretora administrativa da F1 Academy, Susie Wolff.
“À medida que nos unimos ao calendário da F1 para o próximo ano e os organizadores dos eventos Discover Your Drive da F1 Academy antes de nossas corridas, estou confiante de que teremos um impacto positivo em nosso esporte a longo prazo”, seguiu.
“Criamos a F1 Academy para trazer mudanças reais e duradouras para garantir que jovens talentos femininos tenham o sistema certo para seguir e realizar os seus sonhos”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Hoje é um momento muito importante, pois mostra o impacto que o projeto está tendo e o apoio que está recebendo de toda a comunidade da F1. Susie, as equipes e todos os envolvidos estão trabalhando incansavelmente para garantir que nos fortalecemos e continuamos cumprindo o importante objetivo que estabelecemos juntos. Em 2024, a F1 Academy se juntará ao nosso calendário, aumentando a conscientização e o perfil da categoria globalmente e ter as pinturas da F1 no grid será algo muito espacial.”
Atualmente várias equipes têm pilotos nas suas academias e como uma forma de expressar o seu apoio, compartilham alguns dos detalhes das suas pinturas nos carros da base. A iniciativa pode ajudar e colaborar na visibilidade das pilotas mulheres, pelo vínculo que será criado com a imagem da equipe, auxiliando no futuro das competidoras.
Na temporada atual da F1 Academy, apenas a corrida de encerramento que será disputada nos Estados Unidos, será realizada junto à F1.