Daniel Ricciardo carregará uma punição com a perda de três posições no grid para o GP de Miami. Os comissários consideraram que o australiano violou os regulamentos sob Safety Car durante a prova na China, por realizar uma ultrapassagem quando a prova ainda estava neutralizada.
O piloto da Racing Bulls não completou a corrida deste domingo, depois de se envolver em um incidente com Lance Stroll no período de Safety Car. Com danos significativos sofridos na parte traseira do carro, Ricciardo foi forçado a abandonar a corrida.
Com a conclusão do GP da China, os comissários passaram a realizar uma investigação por conta de um incidente separado com Nico Hülkenberg, com o australiano sendo considerado culpado por ultrapassar o alemão sob Safety Car.
Os comissários consultaram os pilotos e os representantes da equipe, além de realizarem todo aquele procedimento que é esperado, como a revisão dos dados do sistema de posicionamento, vídeo, cronometragem, rádio da equipe e evidências de vídeo presentes com a onboard dos carros para análise dos comissários e sustentar a decisão.
“O carro 3 [Ricciardo] ultrapassou o carro 27 [Hülkenberg] enquanto a corrida estava em condições de Safety Car. O piloto do carro 3 admitiu que ultrapassou o carro 27 deliberantemente, mas explicou que ele sentiu que poderia fazê-lo porque o carro 27 o ultrapassou em Safety Car na volta 28”, comentaram os comissários no documento divulgado pela FIA.
“Observamos que o carro 27 foi autorizado a ultrapassar o carro 3 na volta 28, por conta do Artigo 55.8. Não havia base justificável para o carro 3 ultrapassar o carro 27 enquanto a corrida estava em andamento em condições de Safety Car”, observaram os comissários.
Pela manobra, além de perder três posições no grid de largada da próxima corrida, Ricciardo também teve 2 pontos anotados na superlicença, pontuação que acompanhará o australiano nos próximos 12 meses.
“Consequentemente, impusemos uma penalidade de 10 segundos ao carro 3. Como o carro 3 não pode cumprir a penalidade devido ao abandono, impusemos uma penalidade de três posições no grid ao carro 3 para a próxima corrida que o piloto participar.”
A punição será aplicada no grid da prova Sprint do GP da Miami, como a próxima rodada da Fórmula 1 também será no formato Sprint.
Com o encerramento da prova, a Alpine também foi punida, por conta da liberação insegura de Pierre Gasly em um pit-stop. O piloto recebeu a autorização para deixar o pit, apesar da roda traseira não estar ainda fixada no carro. Um dos pneus acabou acertando o mecânico que participada da troca.
O time francês foi penalizado com €10,000.