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Após punição por “linguagem imprópria”, Verstappen critica atitude da FIA e questiona futuro na F1

Em um fim de semana marcado por atritos, Verstappen expressa novamente o descontentamento com a categoria

O fim de semana em Singapura começou com o presidente da FIA expressando o seu descontentamento com o uso de “linguagem imprópria”. Na sexta-feira, Max Verstappen teve a sua coletiva de imprensa revisada pelos comissários e competidor foi punido com “um dia comunitário”, apenas porque usou um palavrão para se referir ao carro.

Durante o restante das coletivas oficiais que participou, Verstappen foi completamente monossilábico e deixou claro que não era nada contra os jornalistas presentes, mas sim a sanção da FIA, que agora estava exigindo que os pilotos fossem mais contidos e não utilizassem uma linguagem de baixo calão.

No entanto, depois da corrida, no espaço de hospitalidade da equipe, Verstappen se sentiu livre para realmente tratar dos assuntos de forma menos julgadora, como dizem os relatos. Foi neste momento que Verstappen deixou claro que são essas coisas, esses pequenos atritos que fazem o piloto questionar a sua permanência no esporte.

“Esse tipo de coisa definitivamente decide meu futuro também, quando você não consegue ser você mesmo ou tem que lidar com esse tipo de coisa boba”, disse Verstappen.

“Acho que agora estou no estágio da minha carreira em que você não quer lidar com isso o tempo todo. É realmente cansativo.”

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SINGAPORE, SINGAPORE – SEPTEMBER 21: Pole position qualifier Lando Norris of Great Britain and McLaren, Second placed qualifier Max Verstappen of the Netherlands and Oracle Red Bull Racing and Third placed qualifier Lewis Hamilton of Great Britain and Mercedes attend the press conference after qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Singapore at Marina Bay Street Circuit on September 21, 2024 in Singapore, Singapore. (Photo by Clive Rose/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202409210456 // Usage for editorial use only //

“Claro, é ótimo ter sucesso e vencer corridas, mas você sabe, uma vez que você tenha conquistado todos aqueles campeonatos e corridas vencedoras… você quer apenas se divertir também. Mas se você tem que lidar com todo esse tipo de coisas bobas, para mim, essa não é uma maneira de continuar no esporte, isso é certo.”

Lewis Hamilton falou sobre a punição de Verstappen e até aconselhou o holandês a não cumprir o dia comunitário. “Acho que isso [punição] é um pouco piada, para ser honesto. A F1 é o topo do automobilismo, erros acontecem. Realizar algum trabalho de interesse público. Eu, com certeza, não faria esse trabalho, espero que Max não faça”, comentou Hamilton em coletiva de imprensa da classificação.

O britânico, assim como o holandês, protestou contra novas diretrizes da FIA, como foi o caso do uso de piercings e acessórios. Em 2022, essa pauta foi debatida, o que levou até mesmo a abordar as roupas íntimas dos pilotos. Hamilton apareceu na coletiva com vários relógios e anéis, enquanto Sebastian Vettel foi avistado com uma cueca por cima do macacão, circulando pelo paddock.

Na sexta-feira entre as atividades de pista, os comissários emitiram uma punição para Verstappen, apoiados no artigo 12.2.1.k do código esportivo internacional, que proíbe qualquer má conduta dos pilotos. No dia anterior a punição, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem abordou que essa quantidade de palavrões era desnecessária e que os pilotos precisam ser exemplos para a comunidade.

“Eles querem criar um precedente [com minha penalidade]”, disse Verstappen no sábado. “As pessoas receberam advertências ou uma pequena multa [no passado], e agora comigo eles querem criar um exemplo ainda maior, eu acho, o que para mim é um pouco estranho, é claro, porque eu não xinguei ninguém em particular, eu só disse uma coisa sobre meu carro.”

Em outras ocasiões, por atitudes consideradas inapropriadas, os pilotos já receberam reprimendas ou uma penalidade financeira, agora Verstappen precisará prestar o trabalho comunitário.

“Para mim, pessoalmente, não há absolutamente nenhum desejo de dar respostas longas quando você é tratado assim”, disse Verstappen na noite de domingo. “Eu nunca realmente senti que tinha um relacionamento ruim com [a FIA].”

“Mesmo este ano, fiz trabalho voluntário como comissário [2019]. Dei a eles uma entrevista de meia hora, tipo tudo combinado, então tentei ajudar. Não sou uma pessoa difícil, gosto de ajudar, e então você é tratado assim.”

“Bem, não é assim que funciona. Então, para mim, foi bem direto porque eu sei que tenho que responder [de acordo com as regras], mas não diz quanto tempo você tem que responder.”

Em 2019, Verstappen pegou dois dias de trabalho comunitário, atuando como comissário no e-Prix de Marrakech, pois no ano anterior, no GP do Brasil, bateu em Esteban Ocon, depois que os pilotos se encontraram no “S” em Interlagos.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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