Os times voltaram das férias da Fórmula 1 dispostos a fornecer atualizações para os seus carros, mas alguns também optaram por realizar trocas no motor. Como o começo da temporada foi intenso para os equipamentos, oito pilotos passaram por mudanças e tiveram que lidar na Bélgica com punições. A AlphaTauri informou a troca do motor de Yuki Tsunoda nesta manhã de domingo (28).
Na sexta-feira tomamos conhecimento das trocas realizadas por Charles Leclerc, Max Verstappen, Lando Norris, Esteban Ocon, Mick Schumacher e Valtteri Bottas. No sábado alguns pilotos ainda passaram por alterações complementares aproveitando as suas punições, enquanto Zhou Guanyu se juntou ao grid de pilotos penalizados.
Para o evento o piloto que chinês que guia pela Alfa Romeo, recebeu um novo motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), MGU-H e central eletrônica (CE). O carro de Zhou também recebeu o 5º câmbio e os componentes auxiliares, adicionando mais uma penalidade para o piloto.
Bottas que também passou por uma troca no motor, mas com menos elementos e sua penalidade relacionada ao câmbio sofreu uma alteração, pois o piloto não fez a troca da transmissão do câmbio. O finlandês não realizou uma boa classificação, ficando apenas com a 20ª posição, mas subiu no grid para o 14º lugar, pois outros pilotos tinham punições mais severas.
O grid de largada contava com Yuki Tsunoda largando da 13ª posição, mas a AlphaTauri optou por realizar uma alteração no motor do piloto durante o regime de parque fechado. Tsunoda contará no GP da Bélgica com um novo motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), MGU-H, MGU-K e exaustor. Por conta das alterações, Tsunoda perde a 13ª posição e começará a prova do pit-lane.
Todos os pilotos que estavam atrás de Tsunoda, ganharam uma posição no grid de largada.
Yuki Tsunoda will now start from the pit lane, so here's how the drivers will line up for lights out🚦#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/v9HVK4z8VW
— Formula 1 (@F1) August 28, 2022