ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Após pedido de revisão da Haas sobre GP dos EUA, Red Bull, Aston Martin e Williams são convocadas para audiência

A Haas sentiu que as justificativas apresentadas para não punir alguns pilotos no GP dos Estados Unidos não são suficientes. A equipe norte-americana apresento uma petição solicitando a revisão da prova

Nesta segunda-feira (06) a FIA divulgou um documento, após a Haas entrar com uma petição para revisão de supostas infrações de limites de pista durante o GP dos Estados Unidos. Quatro equipes foram convocadas para participar da audiência.

As questões relacionadas aos limites de pista têm gerado diversas discussões, principalmente por alguns pilotos receberem punições, enquanto para outros a infração não gera uma punição ao longo da prova.

Há duas semanas, ainda no início da rodada tripla quando a categoria passou pelos Estados Unidos para disputar uma prova em Austin, ficou claro que nem todos os pontos da pista conseguem ser acompanhados ao longo da prova. Surgiram imagens onboards de vários carros e diversos pilotos ultrapassando os limites de pista – delimitados pelas linhas brancas – na curva 6 do Circuito das Américas.

Por conta das imagens, as equipes se questionaram sobre a atitude da FIA ao notificar alguns competidores, enquanto outros seguiram a prova sem alertas – quando existiam imagens claras de competidores extravasando os limites de pista.

Alexander Albon foi um dos pilotos que extravasou os limites de pista algumas vezes na prova, mas escapou de uma punição de cinco segundos. Por conta desta falha dos comissários para penalizar os pilotos, principalmente por falta de câmeras externas mostrando o interior da curva 6, a Haas entrou com uma petição.

Se o resultado da prova for alterado, por conta de uma punição ser aplicada para Alexander Albon, a Haas poderia conquistar ao menos um ponto no GP dos Estados Unidos. O piloto tailandês completou a prova ocupando a nona posição, depois que Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados da prova. Albon cruzou a linha de chegada com pouco mais de 3 segundos de vantagem para Nico Hülkenberg da Haas.

Imagens de Sergio Pérez cortando a curva, serviram para atiçar os comentários sobre os limites de pista. Durante o GP dos Estados Unidos 35 voltas foram deletadas por exceder o traçado.

A FIA convocou nesta segunda-feira Red Bull, Aston Martin e Williams para uma audiência marcada para a próxima quarta-feira (08) sobre o pedido da Haas. Os representantes das equipes precisam comparecer à reunião no horário marcado, ela será realizada por meio de uma videoconferência.

A audiência será dividida em duas pares, a primeira delas servirá para ouvir as provas e analisar se existe um “novo elemento significativo e relevante que não estava disponível” para aqueles que fazem as análises no momento que a decisão foi tomada.

Provavelmente para a Haas ter um resultado favorável, ela precisará fornecer novas imagens, que sejam relevantes e significativas como é determinando pelo regulamento na audiência.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo