Nesta terça-feira (26) Sebastian Vettel esteve no circuito de Aragón, na Espanha para realizar testes com o Porsche 963. Enquanto o time se mostrou impressionado com a performance do carro, o tetracampeão mundial de Fórmula 1 confirma que a curiosidade o levou a experimentar um carro da WEC.
Nos últimos meses Vettel tem levantado a possibilidade de retornar para as pistas. Após optar pela aposentadoria, deixando a Fórmula 1 no final de 2022, o piloto não esconde que o mostrinho da velocidade poderia trazê-lo novamente para o mundo das competições.
“Claro que também estou de olho em outras modalidades do automobilismo e conheço muitos pilotos que atuam no WEC e em Le Mans. A certa altura a minha curiosidade era tão grande que tive a ideia de experimentar sozinho. Mas a Porsche me deu a oportunidade de testar o Hypercar 963”, comentou Sebastian Vettel.
Para estar nesta sessão de testes com a Porsche, em que os pilotos titulares estão envolvidos, Vettel realizou uma sessão extensa no simulador. O competidor também teve a oportunidade de conhecer melhor os engenheiros e se familiarizar com as características e os complexos sistemas de controle do protótipo de Le Mans.
No dia 21, Vettel teve o seu primeiro contato com o carro, guiando na pista de testes do centro de P&D de Weissach.
Após completar 118 voltas, em um total de 581 km, o alemão compartilha um pouco a sensação de guiar um carro do WEC.
“Depois do ajuste do banco, da sessão de simulador e do lançamento em Weissach, já tive uma boa sensação. Dirigir o Porsche963 na pista aqui em Aragón foi definitivamente divertido. Primeiro tive que me acostumar com tudo e encontrar meu ritmo”, revelou Vettel.
“A experiência de guiar é diferente, simplesmente devido ao teto sobre a sua cabeça, além de lidar com o peso maior e os pneus. Os pilotos da fábrica da Porsche foram muito prestativos e me explicaram o que era especial e o que eu precisava para me acostumar. Isso tornou tudo mais fácil para mim”, revelou Vettel.
Os testes realizados servem como preparação do time titular para as 24 Horas de Le Mans que serão disputadas entre os dias 15 e 16 de junho.
A Porsche Penske venceu a abertura da IMSA, durante as 24 Horas de Daytona, além da etapa do Catar válida para o Mundial de Endurance da FIA (WEC).
Aragón tem sido utilizado para os testes, pois o time tem oportunidade de usá-lo tanto pela manhã, como a noite. A longa reta é uma oportunidade de os carros atingirem mais de 300km/h se aproximando do que acontece no circuito utilizado para disputar as 24 Horas de Le Mans.
“Ter Sebastian Vettel aqui é uma oportunidade única para a equipe. Ele é tetracampeão mundial de Fórmula 1. Ele tem enorme experiência com sistemas híbridos e carros de corrida de alto desempenho. Ter sua nova perspectiva única sobre onde o carro está e dá feedback sobre nossos sistemas e desempenhos são uma oportunidade única. Estamos felizes por tê-lo aqui. Ele saiu do carro com um sorriso que é muito bom”, celebrou Jonathan Diuguid, diretor geral da Porsche Penske.
Após o anúncio do teste de Vettel, existe a possibilidade do piloto disputar as 24 Horas de Le Mans no terceiro carro que será usado pela equipe. A divulgação dos outros nomes que vão compor o time devem ser anunciados em meados de abril.
Além de Vettel, um total de sete pilotos de fábrica da Porsche participarão do teste de resistência. Matt Campbell (Austrália), Michael Christensen (Dinamarca) e Frédéric Makowiecki (França) dividirão o Porsche 963 com número 5 no WEC, enquanto Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor dirigirão o carro irmão com o número 6. Eles serão acompanhados em Aragão pelo atual campeão do DTM, Thomas Preining, da Áustria.