Horas após o encerramento do GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados da prova. Os carros dos pilotos passaram por uma inspeção pós-corrida, nela os fiscais da FIA verificaram que a prancha que ficam embaixo do carro, apresentavam um desgaste além do permitido.
O Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer descobriu a infração nos carros dessas duas equipes, após as inspeções rotineiras depois da prova. Funcionários da Mercedes e Ferrari foram chamados para se explicar, mas a desclassificação se tornou a única opção possível, por ser “a penalidade padrão por violação dos regulamentos técnicos. Tanto a Mercedes como a Ferrari reconheceram que as medições estavam corretas.
Os times também afirmam que o desgaste elevado se deu pela combinação de uma pista acidentada, além da prova Sprint disputada no sábado. No entanto, no documento “os comissários observam que a responsabilidade recai sobre o competidor de garantir que o carro esteja em condições de conformidade com os regulamentos em todos os momentos durante o evento”.
A prancha instalada no assoalho deve ter 10 mm (ou 1 cm) +/- 0,2 mm de espessura e deve ser uniforme quando nova. O regulamento técnico que trata sobre essa parte do carro, item 3.5.9 e), menciona a tolerância dessa espessura que pode ficar em 9mm devido ao desgaste, com a disposição sendo verificada nas outras extremidades dos furos.

Nesta prancha que é localizada na parte inferir do carro, colaborando para medir a oscilação do carro contra o piso, ele precisa ter no mínimo quatro furos que permitem os comissários a realizarem as verificações e identificar se os carros estão seguindo o regulamento.
O Circuito das Américas é bem complicado por conta das ondulações e bumps, permitindo que algumas peças possam ser danificadas.
Sempre após a realização das provas, além de inspecionar o carro dos três primeiros competidores, a FIA escolhe alguns carros para fazer a inspeção de diversos componentes dos carros. Todos os competidores precisam estar em conformidade com o regulamento, durante todo o evento.
Consequências da desclassificação dos pilotos
Com a desclassificação de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, Lando Norris automaticamente fica com a segunda posição, enquanto Carlos Sainz se torna o terceiro colocado e representa a Ferrari no pódio.
Sergio Pérez por sua vez fatura a quarta posição, ficando à frente de George Russell. A desclassificação pode ajudar Sergio Pérez a se manter como o vice-líder do campeonato, pois além de não terminar a corrida no Catar, Hamilton agora tem uma desclassificação que retira os pontos conquistados pelo inglês neste domingo. No entanto, o inglês ainda tem pela frente mais quatro provas para lutar pelo vice.
A desclassificação também foi importante para a dupla da Williams entrar na zona de pontuação. Logan Sargeant por sua vez fatura os primeiros pontos na Fórmula 1.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
