ColunistasDestaquesFórmula EPost

Após incêndio Fórmula E retoma as atividades nesta quinta-feira. Mitch Evans lidera segundo dia de testes em Valência

Os times conseguiram retornar ao traçado para dar continuidade as suas verificações, mas com limitação de potência. A Mahindra foi a equipe mais afetada após o episódio de terça-feira e está fazendo o que for possível para coletar os seus dados

Nesta quinta-feira a Fórmula E pode retornar ao Circuito de Valência para dar continuidade aos testes de pré-temporada. Foram 4h30 de atividade, tentando compensar os problemas que aconteceram na terça-feira.

Na terça-feira quando as avaliações começaram, um incêndio acabou prejudicando as atividades vespertinas. Uma das baterias usada pelo carro da DS Penske guiado por Robert Shwartzman desencadeou um incêndio nos boxes da WAE. A situação depois de controlada precisou ser analisada, para que as atividades fossem retomadas. A FIA optou por suspender não apenas a tarde de testes, assim como a quarta-feira, para conseguir avaliar a questão.

Os carros retornaram ao traçado na quinta-feira, com a categoria permitindo que os competidores tivessem a oportunidade de trabalhar outra vez nos carros. O Safety Car foi encaminhado para a pista em um primeiro momento para fazer a verificação do traçado, enquanto os times começavam a preparar o pit-wall para a retomada das atividades.

Como medida de segurança adicional, as equipes ficaram limitadas a trabalhar com os seus carros em potência reduzida de 300 kW.

Ainda sobre o incêndio, a Mahindra foi a equipe mais afetada. O incidente com a bateria danificou a infraestrutura e os carros da equipe, foi por essa razão que o time conseguiu operar com apenas um carro. O equipamento de Nyck de Vries foi afetado pelos danos causados pela água e fuligem, desta forma apenas o carro de Edoardo Mortara foi utilizado na sessão.

“O acordo estipula que o tempo que não tivemos com o segundo carro será compensado em uma sessão privada”, afirmou Frederic Bertrand, chefe de equipe da Mahindra ao Motorsport.com.

A Mahidra não conseguiu se dar bem na introdução do Gen 3, desta forma a equipe está tentando usar todos os recursos possíveis para melhorar o desempenho em pista. O começo foi um tanto promissor, mas o incêndio atrasou o time. A equipe indiana precisou ser trocada de boxes e arrumar o seu equipamento para colocar ao menos um carro em pista enquanto os testes de pré-temporada seguiram.

Mitch Evans mais uma vez terminou a sessão na liderança, após registrar 1m24s791 no final da atividade. Combinado com o trabalho de Nick Cassidy, os pilotos conseguiram completar 89 voltas.

A marca obtida por Evans foi suficiente para superar Antonio Félix da Costa por 0s023, que avaliou o carro da Porsche próximo do final da atividade e saltou da 19ª posição ao 2º lugar com poucos minutos para o final. A estreante, Gabriela Jílkova foi vista hoje na pista, a pilota ganhou a oportunidade de participar dos testes da Fórmula E em Valência, depois de atuar nos bastidores com a Porsche. A pilota completou 46 voltas no traçado. A tcheca foi a única estreante ao participar da sessão e ocupou o carro da Porsche nas primeiras três horas da atividade.

A sessão foi bem movimentada, tanto Robin Frijns, como Edoardo Mortara e Oliver Rowland agitaram as coisas, frequentando as primeiras posições da tabela. Mitch Evans e Nick Cassidy também fizeram o seu papel de andar entre os primeiros colocados, enquanto os tempos começaram a despencar na tabela de tempos, ultrapassando a marca de 1m25s. Mortara completou a atividade na terceira posição, separado por 0s112, novamente a tabela de tempos ficou bem apertada.

Robin Frijns com o equipamento da Envision e Pascal Wehrlein da Porsche completaram o top-5.

A dupla da ERT (ex-NIO) ocupou a parte final da tabela e a sessão para esses pilotos não rendeu. Sergio Sette Câmara completou apenas uma volta e ficou o resto do dia parado nos boxes. Dan Ticktum por sua vez, completou várias voltas, mas não passou da 20ª posição, o piloto chegou a mencionar no rádio a frase “simplesmente não é mais possível.”

Nyck De Vries retornará a pista na sexta-feira, guiando o carro de número 48. Mortara que testou na quinta-feira, vai compartilhar o carro com o companheiro de equipe, para que ele também possa participar da pré-temporada.

Conforme divulgado pela Fórmula E, a simulação de corrida programada para acontecer na quarta-feira, foi adiada para a manhã de sexta-feira. Acredita-se que nesta atividade a categoria colocará em prática o sistema de recarga rápida, avaliado pelas equipes na terça-feira.

Resultado do segundo dia de testes em Valência – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo