Nesta terça-feira (03) a Williams realizou o lançamento oficial do FW48. Após lidar com atrasos no desenvolvimento do carro e abortar a sua participação nos testes de pré-temporada de Barcelona, eles dão início aos ‘compromissos’ do novo campeonato.
Antes mesmo das avaliações acontecer no circuito da Catalunha, já se sabia que a Williams divulgaria a pintura oficial na semana seguinte aos primeiros testes. Esse também era um evento para divulgar os patrocinadores do time, com a saída do Santander, agora eles têm o apoio do banco britânico Barclays.
A pintura apresentada pela equipe de Grove, conta com um azul mais escuro no topo do carro, onde a equipe deu preferência também pela pintura brilhante. A quebra da pintura acontece por um preto que envolve o carro, se estendendo pela lateral do chassi até a traseira do carro. A evolução mais marcante da pintura do carro vem da introdução do branco nas laterais, na asa dianteira e na asa traseira, injetando energia e movimento ao design e amplificando a presença dos novos patrocinadores.
Esse é um novo campeonato que pode oferecer a chance da Williams de ser mais competitiva. Desde que James Vowles assumiu o comando, realizando uma reestruturação interna, a equipe vem se preparando para os novos regulamentos.
Embora eles tenham promovido diversas alterações internas, a estrutura interna que eles têm atualmente, não conseguiu comportar a grande mudança realizada no regulamento. Desta forma, o cenário foi propício para os atrasos, como a equipe demorando para passar pelos testes de colisão do chassi, assim como a possibilidade de fazer os últimos ajustes no projeto.
The wait is over. Meet the FW48 livery 🤩 pic.twitter.com/Q88qWS0jI5
— Atlassian Williams F1 Team (@WilliamsF1) February 3, 2026
Para evitar problemas pelo restante do campeonato, a Williams não correu com os processos para ter o seu carro em pista em Barcelona. O time optou por realizar um teste virtual de pista na última semana, focados em ter o FW48 completo para as avaliações programadas para o Bahrein, na próxima semana.
A Williams segue neste campeonato com Alexander Albon e Carlos Sainz, como os seus representantes em pista. A dupla conseguiu representar bem o time, apesar dos problemas iniciais de adaptação de Sainz.
O espanhol ao longo do campeonato conseguiu mostrar uma excelente recuperação e faturou dois pódios, durante a etapa do Azerbaijão e do Catar. Os pontos conquistados por Sainz na penúltima etapa do campeonato garantiram à Williams a possibilidade de conquistar a 5ª colocação no Mundial de Construtores.
Albon se tornou um projeto da Williams, depois que deixou a família Red Bull. O tailandês iniciou a sua carreira na Fórmula 1 com a Toro Rosso em 2019, conquistando uma rápida promoção para a equipe principal no meio do campeonato, quando foi escolhido para substituir Pierre Gasly. O competidor manteve a sua posição até 2020, mas como não conseguiu encantar na RBR, teve o mesmo destino de Gasly e foi sacado da equipe.
Por fim Albon ficou sem vaga em 2021, atuando apenas como piloto reserva da Red Bull/AlphaTauri até ser contratado pela Williams para o campeonato seguinte. Desde então, o papel do competidor tem sido obter o máximo de pontos possíveis, assim como fez no ano passado; antes de Sainz conseguir os pódios, o tailandês fazia um excelente trabalho de captação de pontos.
Quem vê a Williams tentando se reerguer atualmente, pode até se esquecer do legado campeão da equipe. Ao longo dos anos, a equipe de Grove tenta recuperar aquele DNA campeão, construído ainda quando Frank Williams estava à frente da equipe, sendo nove campeonatos de equipes – o último obtido em 1997. Além disso, eles conquistaram sete títulos mundiais de pilotos, com Alan Jones, Keke Rosberg e Nelson Piquet, antes dos feitos de Nigell Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







