A Aston Martin passará por mais mudanças internas, o ex-chefe de equipe Andy Cowell e agora diretor de estratégia da equipe britânica, deixará o time de Fórmula 1, motivado pela mudança de função que lidou no último ano. As informações foram levantadas pelo portal PlaneteF1.
Cowell comandou a Aston Martin como CEO e chefe de equipe ao longo da temporada 2025. No entanto, com o desenvolvimento do campeonato e aproximação da temporada 2026, o time britânico informou que Adrian Newey, além de liderar o projeto do AMR26, também assumiria o posto de chefe de equipe no novo campeonato.
O aerodinamicista deixou a Red Bull em busca de um novo desafio na categoria, mas também estava atrás de um pouco mais de reconhecimento. Como acionista minoritário na equipe de Lawrence Stroll, foi nomeado sócio-técnico responsável, evoluiu para a chefia da Aston Martin.
Ao que tudo indica, depois que as peças foram alteradas dentro da Aston Martin, e o engenheiro britânico perdeu o cargo de liderança na equipe, ele deverá sair em meados de junho de 2026. A saída foi motivada pela alteração das suas atribuições.
Nas últimas semanas, Cowell participou do lançamento da unidade de potência da Honda em Tóquio, assim como no lançamento da equipe para o campeonato de 2026. O desembaraço para viabilizar essa separação, estaria sendo conflituosa e a relação com Lawrence Stroll também não tem sido das melhores.
O engenheiro britânico trabalhou no desenvolvimento dos motores híbridos na Mercedes e ficou na equipe de Brackley por 20 anos, atuando na High-Performance Powertrains. Em 2020 ele optou por deixar a montadora alemã, em busca de novos desafios profissionais.
Por volta de 2024, procurado por Stroll, Cowell foi convencido para retornar ao grid, oferecendo a ele a posição de liderança sênior, obtendo o cargo de CEO da Aston Martin, antes de substituir Mike Krack; enquanto o outro foi designado para uma função de pista.
Dois meses após Cowell se juntar a Aston Martin, Stroll sacou uma nova carta para promover a reconstrução da equipe e conseguiu Adrian Newey. Com o projetista obtendo uma participação acionária, obteve um pouco mais de poder – resultando na nomeação de chefe de equipe, meses depois.
O PanetF1 também menciona que Newey e Cowell estão em embate sobre os tópicos que envolvem o design do AMR26, por não estarem alinhados. O mago da aerodinâmica tem uma visão do projeto voltada para o chassi, enquanto o outro estaria pensando no desenvolvimento do lado dos motores.
O novo regulamento da Fórmula 1 é extremamente complexo, permitindo uma mudança radical na competição por conta da introdução das novas unidades de potência, bem como da reformulação aerodinâmica que os carros enfrentaram.
Quando Cowell foi afastado do comando esportivo da equipe, a Aston Martin agradeceu o funcionário por contribuir com as ‘bases’ do projeto. Um comunicado anterior do time britânico, explicou que ambos concordaram que com a experiência de Cowell, ele seria mais aproveitado na otimização das parcerias técnicas com a Honda, Aramco (fornecedora de combustível) e a Valvoline (fornecedora de lubrificantes).
“Para ser completamente honesto, ficou muito evidente que, com o desafio da unidade de potência de 2026, a habilidade de Andy, em termos de ajudar a relação trilateral entre a Honda, a Aramco e nós, é absolutamente a sua especialidade”, disse Newey à Sky Sports F1 após a confirmação das mudanças internas realizadas pela Aston Martin.
“Como vou participar de todas as primeiras corridas de qualquer maneira, isso não altera muito minha carga de trabalho, já que estarei lá mesmo, então posso aproveitar para fazer essa parte.”
Embora Newey seja a referência de liderança dentro da Aston Martin, seu foco principal ainda está no desenvolvimento do carro.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







