Nesta segunda-feira (02) a FIA confirmou a aprovação da Andretti Global para ingressar no grid da Fórmula 1 a partir de 2025. A próxima fase da avaliação envolve as discussões da Andretti com a Formula One Management (FOM), envolvendo as discussões referentes aos acordos comerciais.
A Fórmula 1 está dando um passo para expansão do grid, após a abertura do processo de candidatura que foi iniciado em fevereiro, a FIA avaliou todas as equipes que demonstraram interesse na categoria. Foram estipulados vários critérios, para tentar barrar aventureiros. Apenas quatro times avançaram para a fase 2, enquanto apenas a Andretti sobreviveu ao pente fino da FIA.
Os times passaram por uma avaliação da capacidade desportiva e técnica, além da sua capacidade de angariar fundos suficientes para permitir a sua participação no Campeonato. Qualidades de nível competitivo, experiência e recursos humanos também foram avaliadas.
Outra pauta que a FIA foi clara em solicitar informações está ligada a área de sustentabilidade, algo que a categoria tem rumado para obter, como chegar à emissão zero de carbono até 2030. As equipes que demonstraram interesse na categoria, precisavam ilustrar como pretendiam alcançar um impacto social positivo através da sua participação na competição.
Como informa a FIA, apenas a “Andretti Formula Racing LLC foi a única candidata a atender aos rigorosos critérios estabelecidos pela FIA em todos os aspectos matérias das quatro equipes que apresentaram inscrições formais na Fase 2 do processo.”
A Andretti venceu uma etapa muito importante, mas ainda não está completamente dentro da categoria. O time precisará passar pela fase de discussão dos direitos comerciais com a FOM e estabelecer um acordo, além de provar o seu valor para a Liberty e as equipes que estão presentes no grid da categoria atualmente, provando que a Andretti vai entrar para “somar”. Para que a Andretti vença no cabo de guerra, a equipe precisa mostrar que a receita da categoria será ampliada com a sua chegada.
Atualmente os times estão em discussão sobre o novo Pacto de Concórdia (o atual está vigente até o final de 2025), que defini as relações comerciais com a Fórmula 1. Para uma nova equipe entrar no grid ela precisa pagar US$ 200 milhões, uma taxa estabelecida, mas que hoje é vista pelas equipes como um valor defasado, por conta da ampliação da categoria.
Por mais que para a competição ter a expansão de vagas no grid seja algo muito interessante, os times que hoje fazem parte da competição estão reticentes quando a entrada de uma nova equipe. As discussões vão além de fatiar o bolo da premiação que acontece no final do ano.
“A FIA foi muito clara ao estabelecer critérios rigorosos para participação desde o início do procedimento de manifestação de interesse. Nosso objetivo, após rigorosa diligência durante a fase de inscrição, era aprovar apenas inscrições potenciais que atendessem aos critérios estabelecidos e demonstrassem que agregariam valor ao esporte”, afirmou o presidente da FIA, Mohammed Bem Sulayem.
“A FIA é obrigada a aprovar inscrições que cumpram os requisitos de inscrição de Manifestações de Interesse e aderimos a esse procedimento ao decidir que a inscrição da Andretti Formula Racing LLC prosseguiria para a próxima etapa do processo de inscrição. Ao tomar essa decisão, a FIA está agindo de acordo com as directivas da EU sobre a participação e desenvolvimento do esporte motorizado.”
“A Andretti Formula Racing LLC foi a única entidade que atendeu aos critérios de seleção estabelecidos em todos os aspectos relevantes. Parabenizo Michael Andretti e sua equipe pela finalização completa. Também quero agradecer a todas as equipes em potencial pelo interesse e participação.”
A categoria tem buscado uma ampliar a receita e por sua vez, também aumentar o seu valor. A Andretti terá que provar justamente o seu valor para os times e como ela pode agregar nesse grid que está bem definido com dez times. De qualquer forma o time norte-americano passou a ser intitulado Andretti Global, justamente para mostrar essa grandeza.
De todos os que participaram da candidatura, a Andretti é uma das equipes mais bem preparadas, presente em outras competições que não estão ligadas apenas o certame norte-americano.
“O processo de Manifestações de Interesse baseia-se na aceitação positiva dos Regulamentos de Unidades de Potência de F1 de 2026 da FIA entre os OEMs existentes, o que também atraiu mais compromisso da Audi, Honda e Ford e interesse da Porsche e da General Motors”, seguiu o presidente da FIA.
“Gostaria de agradecer a todos os membros da equipe FIA envolvidos no processo de manifestação de interesse por seus esforços incansáveis para garantir uma avaliação diligente de todas as inscrições recebidas”.
O processo deve se desenrolar por mais um tempo, até que o martelo seja batido em definitivo.