A primeira das sete etapas do Mundial de Endurance será disputada nesta sexta-feira (17). Sebring foi escolhida para a abertura do Campeonato, a pista norte-americana recebe as 1000 milhas. O brasileiro André Negrão tem boas lembranças dessa prova, o piloto conquistou uma vitória na classificação geral depois de obter a pole.
Os competidores já estão em pista, desde quarta-feira os times estão avaliando os seus carros se preparando para a prova. Neste ano Negrão segue com o mesmo time do qual garantiu o excelente resultado em 2022. A Alpine está na categoria LMP2, o carro guiado por Negrão ainda conta com o mexicano Memo Rojas e o novato Olli Caldwell.
Além de desenvolver um relacionamento com os companheiros dessa temporada, os pilotos precisam se adaptar rapidamente aos pneus Goodyear que são obrigatórios na LMP2. Nestes últimos cinco anos o brasileiro não usou esses compostos no WEC, pois trabalhavam com os pneus da Michelin até o ano passado na categoria Hypercar e Dunlop no início de sua primeira incursão na LMP2 – quando conquistou o título da temporada 2018-19 e faturou duas vezes as 24 Horas de Le Mans, em 2018 e 2019.
“Temos grandes marcas e pilotos neste ano, e temos ótimos nomes na LMP2, caras que já fizeram história no automobilismo mundial. Tenho inclusive um do meu lado no meu carro: o Memo (Rojas) foi tetracampeão do IMSA, tricampeão das 24 Horas de Daytona e bicampeão da European Le Mans Series na LMP2”, ressalta André. “Então, acho que estamos bem-preparados para nos defender neste grid competitivo. Espero ter um ano bom e divertido”, completa.
Com a conclusão das atividades de quarta-feira, o carro da Alpine nº #35 apareceu nos dois treinos livres na oitava posição da tabela de tempos.
“Nossos treinos hoje foram bons, muito proveitosos, com o da manhã sendo até melhor do que imaginávamos”, disse o brasileiro.
“Ficamos a 0s6 do pessoal da frente, faltou pouco, aqui é muito acirrado. De tarde, tentamos acertar o carro mais para a corrida do que para a classificação. Agora continuaremos a trabalhar no acerto para ver o que podemos fazer para deixar o carro o melhor possível para a corrida – muito mais importante do que a classificação, são oito horas na pista.”
“Nós ainda estamos aprendendo tudo, nosso carro está melhorando de pouquinho em pouquinho, ainda falta um pouco para chegarmos nos ponteiros, mas estamos no caminho certo. Está tudo correndo da melhor maneira possível, com meus companheiros também, então vamos ver como podemos acertar o carro da melhor forma para a classificação e para a corrida”, concluiu André Negrão.
EQUIPE ALPINE RENAULT ELF TEAM
PILOTOS
André Negrão, 30 anos, Brasil
Olli Caldwell, 20 anos, Inglaterra
Memo Rojas, 41 anos, México
CARRO: ALPINE A470
Chassi: Oreca 07 (França), fibra de carbono
Motor: Gibson GK-428 (Inglaterra), 4,2 litros, V8 naturalmente aspirado, gasolina, 603cv
Eletrônica: Cosworth (Inglaterra)
Câmbio: Xtrac Transmission (Inglaterra), 6 velocidades
Tanque: 75 litros, padrão FIA FT3