Carros na pista oficialmente pela primeira vez no circuito Ricardo Tormo em Valência. O primeiro dia de testes foi liderado por Andre Lotterer que marcou 1:12.519 na sessão realizada à tarde na Espanha. Após o fim dos trabalhos, a Nissan ainda apresentou seu carro, o Nissan IM03.
Três estreantes acabaram se destacando ao figurar no top 10. A pista secou na parte da tarde e Nick Cassidy, Norman Nato e Jake Dennis mostraram um bom trabalho no novo desafio.
A FIA decidiu incluir sensores na primeira e na última curva para deletar os tempos de quem excedesse os limites da pista. A decisão pareceu ser uma “compensação” pela retirada da chicane utilizada nos anos anteriores.
SESSÃO DA MANHÃ
A primeira sessão de testes desta pré-temporada contou com a presença das equipes completas, inclusive com Nico Müller, que não foi anunciado oficialmente pela Dragon, mas deve ser o companheiro de equipe de Sérgio Sette Câmara.
A sessão começou tímida, muito por causa da chuva torrencial que caiu no circuito no dia anterior até poucas horas antes do treino começar. Apesar disso, a pista estava parcialmente seca. Apenas 10 carros haviam marcado tempo na primeira meia-hora da sessão.
O treino ainda foi interrompido por Sérgio Sette Câmara que causou uma bandeira vermelha ao sair da pista e ir parar na brita no setor 2. René Rast também rodou, mas conseguiu recuperar o carro e se manter na pista.
Até o momento da interrupção, a tabela de tempos estava assim.
Apenas as duplas da Nio, Jaguar e Nissan não marcaram tempo.
As voltas da Mercedes foram feitas bem no começo da sessão, quando os tempos estavam lá em cima. #FEnoBP #FETesting #FormulaE pic.twitter.com/6KQwmjyjns
— Cinthia | novo IG @cindy_vx (@cindy_vx) November 28, 2020
Sebastien Buemi foi outro que teve dificuldades de se manter no traçado. O piloto foi vítima do asfalto úmido e ficou encalhado na brita.
Nyck de Vries foi o primeiro a marcar tempo abaixo da casa de 1:20, anotando 1:19.215, com Stoffel Vandoorne, seu companheiro de Mercedes, menos de 0,1 segundo atrás.
Antonio Félix da Costa liderou quase toda a sessão, mas foi superado na parte final por Edoardo Mortara. O suíço aproveitou a pista ainda mais seca e marcou 1:18.148 na última volta, apenas 0,031 mais rápido que o português.
A surpresa da manhã foi Oliver Turvey com seu NIO 333 em terceiro lugar, com 1:18.325.
Alexander Sims estreou bem com a Mahindra na 4ª posição, seguido por Sérgio Sette Câmara e Nick Cassidy, o novato da Virgin. O companheiro de Cassidy, Robin Frijns foi o 8º e René Rast colocou seu Audi entre eles.
O também novato Jake Dennis, da BMW, e Sam Bird, agora na Jaguar, fecharam o top 10. Lucas di Grassi ficou com o 12º lugar. No fim da sessão, Mitch Evans escapou na curva e parou na barreira de pneus, foi um acidente leve.
Os 18 primeiros colocados ficaram separados por apenas 0,7 segundos. Os sensores instalados pela FIA deletaram voltas de Oliver Rowland, Jean-Eric Vergne e Alex Lynn.
SESSÃO DA TARDE
A melhora do tempo ao longo do dia deixou a pista mais seca. A temperatura aumentou com o sol e a pista ficou cerca de cinco segundos mais rápida.
A janela da tarde foi quase toda liderada por Nick Cassidy, desde o início o novato andou abaixo do tempo de Mortara. Na última hora, Antonio Félix da Costa assumiu a liderança com o tempo de 1:12.651 enquanto Norman Nato, substituto de Felipe Massa na Venturi, completava o top 3.
Nos minutos finais, Nato foi parar na brita e Andre Lotterer pulou para a 1ª posição ao fazer 1:12.519, seguido por Jean-Eric Vergne. e Antonio Félix da Costa. Nick Cassidy mais uma vez apareceu bem colocado em quarto e Alexander Sims completou os cinco primeiros.
Lucas di Grassi ficou novamente atrás do companheiro de equipe, René Rast, que marcou o 6º melhor tempo. Norman Nato acabou caindo para a 7ª posição e Nico Müller apareceu logo a seguir. O top 10 foi completado por Jake Dennis e Robin Frijns.
Vale lembrar que a pré-temporada não se trata apenas de voltas rápidas e ritmo de corrida. As equipes trabalham todo o programa desenvolvido no período de “entressafra”.
A great day for @PorscheFormulaE and @Andre_Lotterer who top the timesheets on the first day of #FETesting
Find out more from today 👉 https://t.co/8asxJTjOD2 pic.twitter.com/t50d9gx5l7
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) November 28, 2020
O NOVO CARRO DA NISSAN
Sem muito alarde, a Nissan e.Dams apresentou seu carro no final da tarde em Valência. Na verdade, a equipe vai utilizar o mesmo equipamento do ano passado, aproveitando a “regra do powertrain” que permite que as equipes continuem com o trem de força da temporada 6 por mais um ano ou mudem agora e fiquem com a nova peça até o fim da 8ª temporada.
A pintura permanece com as cores vermelha, preta e branca. A novidade é que os carros foram batizados em homenagem aos carros de rua da montadora, Leaf (Oliver Rowland) e Ariya (Sebastien Buemi).
ANNOUNCEMENT 🚨
For the 2020/21 @FIAFormulaE season, meet LEAF our #22 car and ARIYA our #23 car 👋
Taking the names of two of our finest electric @Nissan cars 🤩 pic.twitter.com/Xp3qe8LMf4
— Nissan NISMO (@NISMO) November 28, 2020