Enquanto o nome de Valtteri Bottas é ventilado a uma vaga na Cadillac, o piloto finlandês surge como um possível candidato para substituir Franco Colapinto na Alpine, pelo restante da temporada.
A informação foi revelada pelo site The Race, que apurou com o consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore, que a equipe francesa procurou a Mercedes para discutir a possível liberação de seu piloto reserva.
Diante das dificuldades que a lanterna do campeonato tem enfrentado, Briatore estaria avaliando as possibilidades para o restante do campeonato. Até o momento a Alpine não encontrou um ritmo satisfatório com Franco Colapinto, piloto escolhido para substituir Jack Doohan, após o australiano participar de seis eventos – ficando até o GP de Miami.
O argentino assumiu o carro que era de Doohan no GP da Emília-Romagna, em Ímola e até o momento não conseguiu pontos. Gasly somou sozinho os 11 pontos que a Alpine tem neste ano, mas também não tem progredido com o equipamento.
As conversas foram bem superficiais entre os times, desta forma ele ainda não avançaram para um acordo definitivo, mas a Alpine ficou interessada em saber o status de Bottas.
O finlandês deixou a Sauber ao final de 2024, ficando sem vaga para o grid de 2025. A equipe suíça optou pela contratação de Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, enquanto Bottas retornou para a Mercedes como reserva.
Embora Valtteri Bottas esteja conversando com a Cadillac para o próximo ano, a oportunidade na Alpine poderia ser mais uma plataforma de negociações para 2026.
O site da matéria original, ainda afirma que fontes sugerem que a Mercedes não teria nenhum problema em realizar a liberação de Bottas, principalmente por conta do vínculo que foi estabelecido para o próximo ano, onde a fabricante alemã fornecerá motores para o time francês. Enquanto para a Alpine seria a oportunidade de contar com dois pilotos experientes até o final do campeonato.
A Alpine prometeu dar tempo para Colapinto, cobrando que o piloto não batesse o carro, fosse rápido e conseguisse alguns pontos. No entanto, o argentino não tem conseguido se quer ritmo com o equipamento. Briatore tem cobrado de Colapinto que ele evolua nas classificações, mas também deixou claro que a equipe precisa melhorar.
Na Áustria, Colapinto teve uma performance desastrosa, se envolvendo em um incidente com Yuki Tsunoda e quase tirou Oscar Piastri da corrida.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.