ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine revela pintura adotada para o A526

O carro que será guiado por Franco Colapinto e Pierre Gasly repete padrões da pintura do carro antecessor

Nesta sexta-feira (23) a Alpine divulgou o layout do A526, carro que será guiado por Pierre Gasly e Franco Colapinto ao longo do campeonato de 2026.

O time francês por mais um ano terá a combinação de azul e rosa para o campeonato. O carro é predominantemente azul, com alguns detalhes em rosa como o seu antecessor, por conta do patrocínio da BWT.

Alpine revela pintura adotada para o A526 e permanece com os padrões de 2025 – Foto: divulgação Alpine

A Alpine neste campeonato optou por abandonar o uso dos seus próprios motores, para se tornar uma equipe cliente da Mercedes. A decisão foi tomada ainda em 2024, pois não estavam vendo um progresso no projeto dos motores para 2026 e não se sentiam confiantes com a produção da nova unidade de potência, com as exigências de 2026 para serem competitivos em pista. A mudança interna gerou uma série de protestos dos funcionários, que na época até convocaram uma reunião com Luca de Meo para discutir essa alteração.

Nos últimos anos a Alpine já não estava fornecendo motores para outros clientes do grid, apesar dos motores estarem congelados, existia um déficit de desempenho com as unidades de potência produzidas por Honda, Ferrari e Mercedes. Sozinhos no grid, o projeto dos motores se tornou inviável e como clientes eles podem economizar alguns milhões por ano e destinar para outras áreas.

Além disso, muito se falou sobre a rivalidade dentro da própria fábrica, com a área de motores e de aerodinâmica tendo visões completamente opostas sobre os projetos. A solução mais viável, foi permanecer na categoria, mas em outros termos.

O time foi a lanterna do campeonato em 2025, somando apenas 22 pontos; todos conquistados apenas por Pierre Gasly. O francês decidiu seguir com o time, se comprometendo com o projeto e tentando fazer esse novo regulamento, ser um projeto quase pessoal, para tornar a equipe competitiva.

A Renault/Alpine passou por uma série de mudanças internas, foram vários chefes de equipe, pessoas diferentes sob o comando da equipe. Flávio Briatore retornou ao time no papel de consultor em 2024, mas em maio, depois da saída repentina de Oliver Oakes, ele tomou à frente do time.

Briatore, uma das figuras mais controversas da categoria, ficou responsável pela contratação de pilotos. No ano passado prometeu para Jake Doohan à estreia na Fórmula 1, mas com o baixo desempenho e os abandonos, o piloto australiano foi substituído com apenas seis corridas ao volante.

Foi então a vez de Franco Colapinto assumir o carro, o competidor não encontrou o desempenho surpreendente que teve com a Williams, aquele que levou a sua mudança para a Alpine. Embora tenha ganhado um pouco mais de confiança com a aproximação do final do campeonato, não pontuou em nenhum evento.

Antes de todo o imbróglio acontecer, Briatore foi muito questionado sobre a configuração do time, mas garantiu que tinha controle da situação e pilotos disponíveis se fosse necessária uma troca. No meio do GP do Brasil de 2025, Colapinto ganhou a sua renovação contratual, precisando entregar mais, com essa mudança de regulamento.

Ainda não se sabe como será o caminho da Alpine nos próximos anos, quais outras mudanças o time sofrerá e se tem a plataforma necessária para retornar ao topo, mas de modo geral, eles precisam ficar confiantes com esse novo regulamento.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading