A Alpine revelou A521, o carro da temporada 2021 nesta terça-feira (02) que será guiado pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso e Esteban Ocon. Nesta temporada o time vai competir utilizando o nome Alpine, mas até 2020 eles marcaram o automobilismo como Renault.
A marca que ficou famosa por conta do Mundial de Endurance, agora invade as pistas da Fórmula 1 após as mudanças internas realizadas na Renault. O time vem passando por uma fase de reestruturação, na busca por retomar a competitividade e ser uma equipe forte no pelotão. Quando eles anunciaram a mudança de nome em setembro de 2020 já informavam que a Alpine daria um novo significado, novos valores além das novas cores.
Como foi dito, agora o time abandona de vez o amarelo e preto, para utilizar as cores da bandeira da França, com o azul sendo a cor predominante, e o branco e vermelho formam algumas faixas na traseira do carro, completando a bandeira do país.
O motor continuará como da Renault, projetado e desenvolvido em Viry, na França. O chassis de 2021, são uma evolução do R.S.20, o carro útilizado na última temporada, a grande novidade está no nome e nas novas cores.
Fernando Alonso retorna ao time pela terceira vez, agora com 39 anos, o espanhol defendeu a Renault entre 2003 e 2006, quando obteve os seus dois títulos. Após uma breve passagem pela McLaren em 2007, Alonso retornou para a Renault, permanecendo com a equipe francesa até 2009, quando foi para a Ferrari.
“Estou muito animado por voltar à Fórmula 1 e fazer parte do próximo capítulo da Alpine F1 Team no esporte. Tenho trabalhado muito para me preparar para voltar a correr na F1 e o objetivo é atacar desde o início. Guiar o carro pela primeira vez será uma experiência muito emocionante. Temos uma equipe forte e, junto com o Esteban, devemos seguir em frente e entregar resultados. Sabemos que vai ser uma temporada muito competitiva, mas estamos prontos para o desafio. O carro está ótimo e tenho boas lembranças de correr com azul na Fórmula 1”, comentou Fernando Alonso.
É esperado que Alonso some muito ao time por conta da sua experiência, ele retornou ao time por conta do ex-chefe de equipe da Renault Cyril Abiteboul, que viu no espanhol o potencial necessário para ajudar o time na sua ascensão. Alonso está substituindo Daniel Ricciardo. Laurent Rossi foi nomeado CEO, após Abiteboul deixar o cargo.
“Hoje temos o orgulho de apresentar o primeiro carro de Fórmula 1 da Alpine F1 Team que vai competir no campeonato de 2021. Este é um marco importante para a Alpine, pois ela se posiciona como a marca na vanguarda da inovação do Grupo Renault. A Alpine encontra naturalmente o seu lugar nos elevados padrões, prestígio e desempenho da F1 e estamos ansiosos pela estreia do A521 pilotado pelos nossos pilotos. Este ano o nosso objetivo é claro, dar continuidade ao ímpeto conquistado no ano passado e lutar pelos pódios. Nossa visão de longo prazo é ver o nome Alpine no topo do pódio da F1”, afirma Rossi.
Esteban Ocon segue no time, que vai disputar a sua quarta temporada, mas a segunda com o time. O francês foi um pouco ofuscado por Daniel Ricciardo, mas conseguiu o seu primeiro pódio durante o GP de Sakhir de 2020. Ele terá o papel de auxiliar o time na briga do pelotão intermediário, precisando focar em uma conquista maior de pontos para que seja possível a Alpine lutar de forma mais forte pela terceira posição no campeonato de construtores.
Proudly representing the colours of the French and British flags, as well as Alpine’s illustrious and historic racing colours of blue, white and red… Here is our 2021 F1 car, the A521!#A521Launch 💙 pic.twitter.com/AwDI1RNtaE
— Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) March 2, 2021
O time aproveitou o momento para afirmar a posição dos membros: Marcin Budkowski continua a fazer parte da equipe de liderança como diretor executivo, já como diretor de corrida o time conta com Davide Brivio que veio da Suzuki na MotoGP.
Pat Fry está retornando nesta temporada para a equipe antiga – ele começou a sua carreira na F1, com a equope quando ela ainda era conhecida como Benetto, ele vai liderar a equipe técinica de chassis, contando com Remi Taffin como reponsável pelo departamento de motores.
Daniil Kvyat que deixou a AlphaTauri ao final da temporada 2020, agora será piloto reserva da Alpine, enquanto Guanyu Zhou será o piloto de testes.