ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Alpine realiza mudança no corpo técnico visando melhorar o desempenho

Em mais uma fase de reestruturação, Alpine aproveita saída de diretor técnico e chefe de aerodinâmica para mudar os moldes da equipe

A Alpine está em uma fase complicada que perdura por vários meses após as diversas trocas que foram realizadas nas últimas temporadas. Porém, o time ainda tem muito para mudar e uma série de alterações foram concluídas depois que a etapa do Bahrein foi disputada.

Primeiro de tudo, a equipe criou três cargos técnicos especializados, voltados para áreas especificas, são eles: diretor técnico de desempenho, diretor técnico de aerodinâmica e diretor técnico de engenharia, com o intuito de decentralizar a estrutura anterior que era formada por um único diretor técnico que abrangia todas as áreas.

O início da temporada 2024 já revela que o campeonato será frustrante para a Alpine, o time caiu para o final do pelotão. Quedas sucessivas foram observadas nas últimas temporada – entre 2022 e 2023, quando a equipe faturou o quarto, depois o sexto lugar no Mundial de Construtores.

LEIA MAIS: Bruno Famin permanecerá como chefe de equipe da Alpine em 2024

As nomeações realizadas pela Alpine nesta nova fase de reestruturação ficaram desta forma: Joe Burnell atuará como diretor técnico de engenharia, David Wheater foi designado para a parte de aerodinâmica, enquanto Ciaron Pilbeam será da área de desempenho. Todos os três estão formando uma estreita colaboração e a mudança tem efeito imediato.

Os membros da equipe nestas respectivas áreas vão se reportar diretamente ao chefe de equipe da Alpine, Bruno Famin.

Na parte da unidade de potência em Viry, Éric Meignan atua como o diretor técnico e continuará trabalhando no projeto do motor para 2026, quando o novo regulamento entrará em vigor na categoria.

O time ainda aproveita o momento para confirmar que o diretor de operações em Estone John Woods e Audrey Vastroux em Viry vão continuar o desenvolvimento do projeto da Fórmula 1.

LEIA MAIS: Alpine realiza mais mudanças internas e anuncia saída de Davide Brivio

As mudanças são comunicadas, após a equipe lidar com mais uma debandada de funcionários. Dirk de Beer, chefe de aerodinâmica e Matt Harman diretor técnico optaram por deixar a equipe após a realização da primeira prova do calendário.

“Decidimos fazer mudanças organizacionais, porque vemos claramente que não estamos onde queremos ou precisamos estar em termos de desempenho. É hora de dar um novo passo em termos de organização e pessoas. Esta nova estrutura de três pilares com três diretores técnicos, cada um especializado em áreas diferentes, trará melhor trabalho e colaboração nas nossas áreas técnicas para contribuir para o desempenho das nossas fábricas na pista. Tenho total confiança nas habilidades de Joe, David e Ciaron para trabalharem juntos para trazer à equipe o desempenho e as melhorias necessárias. Por fim, quero agradecer a Matt e Dirk pelos seus esforços nos últimos anos com a equipe e desejo-lhes o melhor no próximo capítulo de suas respectivas carreiras”, comentou Bruno Famin após a comunicação das novas mudanças.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo