Nesta terça-feira (12) a Alpine confirmou mais uma mudança interna na equipe, David Brivio deixará o time ao final de 2023.
Brivio que ocupava o cargo de diretor de projetos, vai deixar de colaborar com a Alpine após três anos desde a sua contratação. Os franceses confirmaram que o rompimento do contrato foi decidido de comum acordo.
Foi em um outro momento de reestruturação que Brivio ingressou na Alpine, ex-chefe da Suzuki na MotoGP deixou o seu cargo na fabricante japonesa para trabalhar com a equipe francesa na Fórmula 1 atuando como diretor de corridas. Naquela época, Cyril Abitebou tinha deixado a Renault, antes da equipe se tornar Alpine; Laurent Rossi por sua vez, assumia o cargo de CEO da Alpine, enquanto Marcin Budkowski atuava como diretor-executivo.
Para a temporada de 2022, Brivio passou a liderar o programa de jovens pilotos da Alpine. As mudanças não deixaram de acontecer internamente na equipe, resultando na contratação de Otmar Szafnauer, para ocupar o cargo de chefe de equipe – posto que o romeno deixou com a temporada 2023 em andamento.
LEIA MAIS: Alpine passa por novas mudanças: Philippe Krief é nomeado para o cargo de CEO, substituindo Laurent Rossi
A Alpine passou por trocas e trocas, mudanças internas na busca constante de reestruturar a equipe. Alterações precisaram ser tomadas, principalmente após o time perder não apenas a revelação da casa ‘Oscar Piastri’ para a McLaren, como o bicampeão de F1 Fernando Alonso, que optou por defender a Aston Martin com a saída de Sebastian Vettel ao final de 2022.
After a three year collaboration, Alpine Racing will mutually part ways with Director of Racing Expansion Projects Davide Brivio at the end of 2023.#Alpine
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) December 12, 2023
“Foi um capítulo de muito orgulho na minha carreira no automobilismo envolvimento a Fórmula 1 com a Alpine. Gostaria de agradecer à Alpine pela oportunidade de experimentar a F1 que era o meu desejo e também pela oportunidade de transmitir um pouco da minha experiência no automobilismo aos seus jovens pilotos na Academia da Alpine. Desejo à equipe e à Academia o melhor para o futuro e tenho certeza de que veremos muitos jovens pilotos alcançarem coisas fantásticas em suas carreiras” comentou Brivio ao comunicado de sua saída da equipe.
LEIA MAIS: Alpine promove mais mudanças! Szafnauer deixa o cargo de chefe de equipe após o GP da Bélgica
“Desempenhar um pequeno papel nesse sucesso será certamente algo que guardarei com carinho. Sou grato à Alpine por acomodar o meu desejo de procurar outras oportunidades que possam (e espero que surjam) no futuro)”, seguiu.
O time ainda está passando por uma fase conturbada, que renderá novas mudanças. Bruno Famin lidera a Alpine, enquanto o terreno está sendo preparado para um novo chefe de equipe na busca de tornar o time mais sólido.
“Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer ao Davide pelo seu trabalho árduo e empenho nas últimas três temporadas. A sua experiência no esporte a motor tem sido extremamente valiosa, especialmente no desenvolvimento e progressão da Academia da Alpine. O desejo de Davide é deixar a Alpine para buscar outras oportunidades e nós aceitamos seu desejo ao concordarmos mutuamente em nos separarmos. Estendemos-lhe os nossos melhores votos no próximo capítulo de uma carreira já impressionante no automobilismo.”
LEIA MAIS: Renault anuncia saída de Cyril Abiteboul
Neste comunicado a Alpine aproveitou o momento para indicar que Julian Rouse continuará supervisionando o programa da Academia da Alpine.
O time francês tinha uma versão um tanto deturpada de como voltar a vencer, os objetivos não se cumpriram e a Alpine foi enfrentando cada vez mais problemas. Na temporada de 2023 a equipe obteve dois pódios, mas que foram circunstanciais, faturando ainda apenas o sexto lugar no Mundial de Construtores, com 120 pontos conquistados por Pierre Gasly e Esteban Ocon. A equipe foi motivo de piada após perder Oscar Piastri e Fernando Alonso, por não ter se atentado aos prazos dos contratos e na tentativa de manter os dois competidores, enquanto firmava um contrato de múltiplos anos com Esteban Ocon.