A Alpine confirmou uma série de mudanças nesta sexta-feira (28), como a saída de Otmar Szafnauer que deixará o cargo de chefe de equipe após o GP da Bélgica de 2023.
O time francês iniciou uma série de mudanças, na semana passada o time já tinha confirmado a alteração do CEO na Alpine, com Philippe Krief assumindo o cargo que antes era de Laurent Rossi. Krief tinha assumido o cargo de vice-presidente de engenharia e desempenho de produto da Alpine em fevereiro deste ano, antes de ser nomeado CEO.
Em comum acordo com a Alpine, Szafnauer optou por deixar o cargo de chefe de equipe da Alpine, mas executará a função ao longo do fim de semana na Bélgica – etapa que encaminha a categoria para as férias. Foram 18 meses no cargo, liderando a Alpine ao longo da temporada 2022, quando o novo regulamento dos carros foi introduzido.
“A equipe gostaria de agradecer a Otmar por seu trabalho árduo nos últimos 18 meses e por conduzir a equipe ao quarto lugar no Campeonato de Construtores de 2022. A equipe deseja a ele tudo de bom para o futuro”, comentou a Alpine através de comunicado à imprensa.
A Alpine também aproveita o momento para confirmar a saída do diretor esportivo, Alan Permane, após um acordo mútuo. Alan também permanecerá com a equipe neste fim de semana, encerrando um ciclo de 34 anos com o time de Enstone.
BREAKING: Alpine Team Principal Otmar Szafnauer and Sporting Director Alan Permane to depart Alpine following the Belgian Grand Prix#F1 pic.twitter.com/idRxwoAK93
— Formula 1 (@F1) July 28, 2023
Para completar a debandada da Alpine, o time francês também confirmou que Pat Fry deixará a equipe e segue para a Williams, para assumir o cargo de diretor técnico.
Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, assumirá o papel de chefe de equipe interino da Alpine a partir do GP da Holanda. Enquanto o atual diretor da Academia da Alpine, Julian Rouse, foi nomeado para o cargo de diretor interino de esportes, com Matt Harman liderando a equipe técnica de Enstone. Julian e Mett vão se reportar diretamente à Famin.
Desde a saída de Cyril Abiteboul em 2020, a Alpine já passou por diversas fases de reestruturação que contaram com a troca de chefes de equipe. Rossi como CEO escolheu Otmar para o cargo em 2022, a equipe francesa terminou a temporada na 4ª posição do mundial, mas de certa forma o resultado foi em decorrência da McLaren ter apenas um carro pontuando com regularidade. Szafnauer não correspondeu as espectativas em 2023, recebendo comentários duros de Rossi.
Importante lembrar que todas essas mudanças estão acontecendo. depois que no último mês 24% das ações da Alpine foram compradas por um grupo de investidores.
O time fracês é o atual sexto colocado no Mundial de Construtores, com 47 pontos somados em 11 etapas.
Um Comentário