AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine promove Jack Doohan e o torna companheiro de Pierre Gasly para temporada 2025 da F1

Sendo o primeiro promovido da Academia Alpine, equipe francesa completa dupla para a temporada 2025

Nesta sexta-feira (23) às vésperas do início das atividades para o GP da Holanda, a Alpine confirmou a contratação de Jack Doohan. O piloto que faz parte da Academia da Alpine foi promovido para piloto titular e guiará ao lado de Pierre Gasly em 2025.

O australiano de 21 anos, substituirá Esteban Ocon, que deixará o time ao final do campeonato, transferido para a Haas. A Alpine tomou a decisão de permitir que um dos pilotos da casa se tornasse o titular, depois de todo o imbróglio gerado com a saída de Oscar Piastri e a perda de Fernando Alonso.

Doohan é filho de Mick Doohan, um multicampeão de motociclismo australiano na categoria 500 cilindradas, além de ter ganhado cinco vezes consecutivas o campeonato mundial de MotoGP. O apoio do pai sempre ficou evidente, Mick acompanha o filho ao longo das etapas, desde que passou pelo processo nas categorias de base.

Doohan era cotado para a vaga na Alpine, seu nome sempre foi mencionado ao longo de 2024, principalmente após todas as mudanças internas realizadas pela Alpine e o processo de reestruturação enfrentado pela equipe.

Como júnior na equipe, desempenhou o papel de piloto reserva em 2024, Doohan teve algumas oportunidades de guiar um carro de Fórmula 1, fazendo parte dos treinos livres e passando por avaliações privadas.

“Estou muito feliz por garantir a promoção para uma vaga de uma categoria em tempo integram em 2025, com a Alpine. Sou grato pela confiança e a crença do alto escalão da equipe. Há muito trabalho pela frente para estar preparado e pronto e darei o meu melhor enquanto isso para absorver o máximo de informações e conhecimento para estar pronto para o próximo passo”, afirmou Doohan após a confirmação do time francês.

“É extremamente gratificante ser o primeiro graduado da Academia Alpine a estar em um assento de corrida com a equipe e ou extremamente grato àqueles que me apoiaram ao longo do caminho para isso se tornar uma realidade. É um momento emocionante, um dia de orgulho para a minha família e estou ansioso para aproveitar isso e me esforçar nos bastidores”, continuou.

Oliver Oakes que assumiu recentemente o cargo de chefe de equipe da Alpine, já trabalhou com Doohan durante a F3 Asiática como piloto da Hitech Grand Prix e expressou o seu entusiasmo por ter o jovem competidor na equipe.

“Estamos muito animados em promover Jack para a vaga de piloto titular na próxima temporada e ao fazer isso, dar a ele a oportunidade de mostrar as suas habilidades e talento na F1”, afirmou o chefe de equipe.

“Jack se tornará o primeiro piloto a se graduar na Academia Alpine para assumir um cargo de titular na equipe, o que é excepcionalmente gratificante para o time e seu caminho como jovem piloto”, comentou

“Pessoalmente, trabalhei com Jack em 2019 e estou totalmente ciente de seu trabalho bruto e potencial. Ele é um competidor muito esforçado nos bastidores e seu comprometimento é muito valioso para a equipe. Ao lado de Pierre, temos uma dupla bem equilibrada com uma boa combinação entre a energia juvenil, experiência e velocidade pura. Estamos ansiosos para trabalhar com Jack e Pierre para continuar desenvolvendo o carro e levar para o topo do grid”, celebrou.

Neste restante de 2024, Doohan continuará executando o seu papel de piloto reserva, participando de testes regulares com o carro A522 com especificações de 2022, bem como na função no simulador e participações em determinados fins de semana.

Doohan disputou duas temporadas da Fórmula 2, obtendo o terceiro lugar para 2023, com três vitórias e cinco pódios. Em sua trajetória na base, o piloto combinou temporadas na F4 Britânica e F4 Italiana, antes de seguir para a Asia em 2019 e correr na F3 com a Hitech.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo