Nesta sexta-feira (23) às vésperas do início das atividades para o GP da Holanda, a Alpine confirmou a contratação de Jack Doohan. O piloto que faz parte da Academia da Alpine foi promovido para piloto titular e guiará ao lado de Pierre Gasly em 2025.
O australiano de 21 anos, substituirá Esteban Ocon, que deixará o time ao final do campeonato, transferido para a Haas. A Alpine tomou a decisão de permitir que um dos pilotos da casa se tornasse o titular, depois de todo o imbróglio gerado com a saída de Oscar Piastri e a perda de Fernando Alonso.
Doohan é filho de Mick Doohan, um multicampeão de motociclismo australiano na categoria 500 cilindradas, além de ter ganhado cinco vezes consecutivas o campeonato mundial de MotoGP. O apoio do pai sempre ficou evidente, Mick acompanha o filho ao longo das etapas, desde que passou pelo processo nas categorias de base.
Doohan era cotado para a vaga na Alpine, seu nome sempre foi mencionado ao longo de 2024, principalmente após todas as mudanças internas realizadas pela Alpine e o processo de reestruturação enfrentado pela equipe.
Como júnior na equipe, desempenhou o papel de piloto reserva em 2024, Doohan teve algumas oportunidades de guiar um carro de Fórmula 1, fazendo parte dos treinos livres e passando por avaliações privadas.
“Estou muito feliz por garantir a promoção para uma vaga de uma categoria em tempo integram em 2025, com a Alpine. Sou grato pela confiança e a crença do alto escalão da equipe. Há muito trabalho pela frente para estar preparado e pronto e darei o meu melhor enquanto isso para absorver o máximo de informações e conhecimento para estar pronto para o próximo passo”, afirmou Doohan após a confirmação do time francês.
“É extremamente gratificante ser o primeiro graduado da Academia Alpine a estar em um assento de corrida com a equipe e ou extremamente grato àqueles que me apoiaram ao longo do caminho para isso se tornar uma realidade. É um momento emocionante, um dia de orgulho para a minha família e estou ansioso para aproveitar isso e me esforçar nos bastidores”, continuou.
Dreams 𝘿𝙤𝙤 come true ✨
Jack Doohan will complete our line-up for 2025 pic.twitter.com/6pcazuY6sk
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) August 23, 2024
Oliver Oakes que assumiu recentemente o cargo de chefe de equipe da Alpine, já trabalhou com Doohan durante a F3 Asiática como piloto da Hitech Grand Prix e expressou o seu entusiasmo por ter o jovem competidor na equipe.
“Estamos muito animados em promover Jack para a vaga de piloto titular na próxima temporada e ao fazer isso, dar a ele a oportunidade de mostrar as suas habilidades e talento na F1”, afirmou o chefe de equipe.
“Jack se tornará o primeiro piloto a se graduar na Academia Alpine para assumir um cargo de titular na equipe, o que é excepcionalmente gratificante para o time e seu caminho como jovem piloto”, comentou
“Pessoalmente, trabalhei com Jack em 2019 e estou totalmente ciente de seu trabalho bruto e potencial. Ele é um competidor muito esforçado nos bastidores e seu comprometimento é muito valioso para a equipe. Ao lado de Pierre, temos uma dupla bem equilibrada com uma boa combinação entre a energia juvenil, experiência e velocidade pura. Estamos ansiosos para trabalhar com Jack e Pierre para continuar desenvolvendo o carro e levar para o topo do grid”, celebrou.
Neste restante de 2024, Doohan continuará executando o seu papel de piloto reserva, participando de testes regulares com o carro A522 com especificações de 2022, bem como na função no simulador e participações em determinados fins de semana.
Doohan disputou duas temporadas da Fórmula 2, obtendo o terceiro lugar para 2023, com três vitórias e cinco pódios. Em sua trajetória na base, o piloto combinou temporadas na F4 Britânica e F4 Italiana, antes de seguir para a Asia em 2019 e correr na F3 com a Hitech.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.