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Alpine encerra lançamentos de 2023 apresentando o A523 em Londres

Alpine é a última equipe do grid a revelar o carro para a temporada 2023. O time divulgou o A523 que será guiado por Pierre Gasly e Esteban Ocon

A Alpine foi a última equipe do grid a revelar o seu carro, a apresentação do A523 aconteceu nesta quinta-feira (16) em Londres, na Inglaterra. O novo equipamento do time francês será guiado por Esteban Ocon e Pierre Gasly.

A pintura divulgada pela Alpine é mais uma vez composta por uma grande extensão de azul por conta da cor que representa a Alpine, mas com detalhes em rosa por conta da BWT, afinal a empresa segue como patrocinadora da equipe e influência os detalhes do carro. Porém, a pintura da Alpine também sofre uma modificação, deixando parte da fibra de carbono exposta para a redução do peso do carro.

No ano passado a Alpine optou por correr com uma pintura diferente nas duas primeiras provas do ano, para deixar em evidência o novo patrocínio da BWT, o mesmo vai acontecer em 2023, durante os Grandes Prêmios do Bahrein, Arábia Saudita e Austrália a equipe irá para a pista com uma pintura completamente rosa.

Durante as primeiras três etapas da temporada 2023, a Alpine usará mais uma vez uma pintura totalmente rosa – Foto: reprodução Alpine

O A523 é uma evolução de seu antecessor, o A522, enquanto a equipe se prepara para a segunda temporada sob os novos regulamentos da Fórmula 1 introduzidos em 2022, mas que passaram por algumas alterações para o Campeonato de 2023.

Após superar a McLaren no Campeonato de Construtores e encerrar a temporada no 4ª lugar, a Alpine espera que com o seu novo projeto permita a equipe lutar pelas primeiras posições do grid. Tentar manter a posição obtida no ano passado será um desafio para a equipe. O último ano foi um pouco desafiador para a equipe francesa, a Alpine lidou com quebras e a disputa com a McLaren foi bem apertada.

“Esta época do ano costuma ser repleta de emoção e expectativa antes de uma nova temporada de Fórmula 1. Foi uma sensação fantástica atingir nossos objetivos em 2022 ao terminar em um merecido quarto lugar no Campeonato de Construtores; um marco saudável e significativo em nosso plano de 100 corridas, conforme descrito por Laurent no início da temporada. Temos pouco menos de 80 corridas restantes nesta missão e estou orgulhoso de liderar a equipe nesta jornada. Para 2023, o objetivo é simples: no mínimo, devemos terminar em quarto e de forma muito mais convincente. Com isso, significa mais finalizações, mais pontos e menos abandonos. Tenho grandes expectativas de todos na equipe – principalmente de Esteban e Pierre – que trabalharão de forma colaborativa para entregar os melhores resultados possíveis para a equipe”, afirma Otmar Szafenauer, chefe de equipe da Alpine.

Fernando Alonso que ainda estava na Alpine, reclamou das diversas trocas de motor e dos abandonos que lidou ao longo do Campeonato. Muitas coisas aconteciam no carro do espanhol e impediram o piloto de conquistar mais pontos. Foi impossível ignorar os problemas de confiabilidade que se instauraram.

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Neste ano a equipe contará com Pierre Gasly, o piloto foi contratado após Fernando Alonso deixar a equipe e Oscar Piastri conseguir um contrato com a McLaren. A Alpine precisou buscar um piloto para ocupar a vaga deixada por Alonso e conseguiu Gasly para que formassem um time 100% francês. Gasly foi liberado pela AlphaTauri após o time conseguir um contrato com Nyck De Vries, que deixou o programa da Mercedes.

A sensação que a Alpine tem agora é de ter um time sólido para enfrentar mais uma temporada.

Depois de se desenvolver com a Red Bull, Gasly terá que se adaptar ao projeto da Alpine e as escolhas do time para o Campeonato de 2023. Esteban Ocon será companheiro de Gasly, guiando pelo quarto ano com a Alpine/Renault. O francês costuma pontuar com frequência e se aproveitar de algumas oportunidades, mas não é um piloto que aparece muito durante as corridas.

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O grande ponto de observação e a interrogação da temporada, é como esses dois pilotos vão trabalhar juntos, pois Gasly e Ocon tiveram um relacionamento conturbado depois de uma boa amizade. Os dois pilotos são bem agressivos, Ocon não costuma negociar muito bem posições em pista e já teve alguns atritos com Fernando Alonso. Durante as campanhas pós-anúncio da formação da dupla, os dois pilotos aparentam um bom relacionamento, mas ninguém sabe quanto tempo ele vai durar, principalmente quando se enfrentarem em pista.

A Alpine que lidou com problemas de confiabilidade do motor precisa se recuperar neste ano e evitar quebras. A equipe sabe que está inserida em um grid muito competitivo e o máximo de pontos que são coletados fazem diferença na premiação que é recebida ao final da temporada. O objetivo é mais uma vez capitalizar pódios e atuar de uma forma mais relevante entre os primeiros colocados.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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