A AlphaTauri conquistou o seu primeiro ponto da temporada 2023 no GP da Austrália. Nas duas primeiras corridas do ano, Yuki Tsunoda terminou as provas ocupando a 11ª posição e parecia que algo semelhante aconteceria neste fim de semana, mas a punição de Carlos Sainz ajudou o piloto a subir para o décimo lugar.
O time não conta com um bom carro, motivo para decepção do chefe de equipe Franz Tost. Em uma entrevista ele mencionou não confirmar mais nos engenheiros da equipe e nos dados apresentados. A AlphaTauri acreditava que teria um carro mais competitivo nesta temporada, depois dos dados obtidos internamente no período de criação do carro, mas o novo equipamento não atendeu as expectativas.
Na Austrália, Tsunoda ficou mais uma vez flutuando entre a zona de pontuação, mas perdeu desempenho e mais uma vez se viu fora da zona de pontuação. O piloto escapou das batidas que aconteceram após a segunda bandeira vermelha, para conseguir retornar ao Top-10. Na ocasião vários carros ficaram pelo caminho, incluindo Pierre Gasly que estava na zona de pontuação.
Foi também nessa relargada que Tsunoda saltou para a quinta posição, com o que seria uma pontuação muito descente, mas os comissários determinaram que as posições seriam reorganizadas e com essa alteração o piloto da AlphaTauri retornou para o 11º lugar. A volta para a conclusão da corrida não permitiu disputas e o piloto ficou frustrado com a decisão. Tsunoda recebeu a bandeira quadriculada como 11º colocado, mas a punição de Sainz tirou o piloto da Ferrari do Top-10, enviando-o para o 12º lugar.
“Quero dizer, sem a bandeira vermelha eu marcaria pontos em P5”, disse ele depois. “Essas coisas aconteceram atrás de mim depois que ultrapassei Pierre, então mesmo sem o incidente eu estava em P5. Então foi mega ruim depois da bandeira vermelha, uma grande vergonha; Fiquei frustrado por terminar em 10º”, disse Tsunoda.
Esse foi exatamente o debate que levou a Haas a protestar o resultado da prova, afinal, Nico Hülkenberg saltou para o quarto lugar, aproveitando a largada parada escolhida pela direção de prova para o reinício da prova.
A corrida da AlphaTauri não foi completamente linear, os carros estavam degradando os pneus duros de forma acentuada, isso contribuiu para Tsunoda perder algumas posições, pois o carro não estava apresentando o meu ritmo e desempenho.
Mesmo desapontado por não ter conseguido o quinto lugar, Tsunoda viu alguns pontos positivos do resultado obtido no Albert Park.
LEIA MAIS: AlphaTauri luta internamente e nas pistas para ter um desempenho melhor
“Ainda assim, o primeiro resultado, a primeira vez nos pontos nesta temporada, então devemos aceitar isso, especialmente considerando onde começamos. Considerando o quanto estávamos lutando antes da bandeira vermelha, com o aquecimento e colocando os pneus duros na janela ideal, devemos pegar este resultado e ficar felizes com o P10 enquanto maximizamos nosso desempenho”, afirmou Tsunoda.
A AlphaTauri está promovendo algumas mudanças internas, adquirindo alguns profissionais de outros times. Ao longo da temporada o AT04 receberá algumas atualizações para tentar melhorar o desempenho. Outra questão que a AlphaTauri também enfrenta é a proximidade do pelotão e algumas equipes conseguiram superar o time nos detalhes.
Atualmente a AlphaTauri é a nona colocada no Mundial de Construtores somando o seu primeiro ponto e fica à frente apenas da Williams que também conta com apenas um ponto.