A AlphaTauri anunciou nesta terça-feira (23) a participação de Liam Lawson durante o primeiro treino livre que será realizado na Bélgica. O piloto que atua como reserva da Red Bull e AlphaTauri, testará no carro de Pierre Gasly.
O neozelandês está em sua segunda temporada na Fórmula 2, enquanto divide a função de piloto de testes e reserva da Red Bull e AlphaTauri na F1. Lawson ocupa atualmente a 8ª posição do campeonato e conta com duas vitórias, além de seis pódios.
Uma nova regra no regulamento desta temporada obrigada os times a colocar jovens pilotos em seus carros durante duas sessões de treinos livres no ano. Neste final de temporada é quando as maiores trocas vão acontecer, pois poucos times cumpriram a regra.
Nyck De Vries realizou testes na Williams (GP da Espanha) e Mercedes (na França). Enquanto a Red Bull teve Jüri Vips guiando o RB18 na Espanha.
No vídeo divulgado pela AlphaTauri para a confirmação, Lawson aparece realizando as atividades que antecedem a sua participação, como a produção do assento.
welcome back to the cockpit @LiamLawson30! ✌️
the young Kiwi will make his official F1 session debut this weekend at Spa 👌 taking over the wheel of Pierre's AT03 pic.twitter.com/6ZxwbDcPv5
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) August 23, 2022
Está será a primeira participação do neozelandês em uma sessão oficial da Fórmula 1, mas o piloto esteve presente nos testes de pós-temporada realizadas no ano passado em Abu Dhabi.
Lawson assumiu as funções que foram deixadas por Vips, após ter uma fala racista e homofóbica durante uma live. O piloto neozelandês terá a oportunidade de testar um carro de F1 e está na mira da equipe para defender o time em uma temporada próxima. Yuki Tsunoda ainda não tem contrato para o próximo ano, mesmo com Franz Tost saindo em defesa do piloto japonês, Hemut Marko demonstrou insatisfação com o piloto.