O GP do México de 2025 ficou marcado por uma polêmica, pois alguns pilotos como Max Verstappen e Charles Leclerc não completaram as primeiras duas curvas do circuito, mas não foram punidos. Logo no começo da prova, Lewis Hamilon, Fernando Alonso e George Russell questionaram as suas equipes sobre a atitude dos adversários, cobrando alguma explicação sobre a situação.
O piloto espanhol da Aston Martin, conversando com o seu engenheiro de corrida pelo rádio Andrew Vizard, chamou a atenção para os comissários da FIA, alegando que eles “não entendem nada de corrida”.
“Espero que eles transmitam isso e vejam a curva dois”, comentou Alonso. No entanto, algumas das mensagens de descontentamento do espanhol para o engenheiro na onboard do piloto foram silenciadas.
Além dos rádios que vão para a transmissão e são selecionados, passando por um filtro por conta de possíveis palavrões, alguns rádios em onboard também podem ser cortados por alguns períodos – quando um piloto sofre um acidente ou está em um momento em que dispara uma sequência de palavrões. No entanto, neste evento, enquanto Alonso e o engenheiro conversavam sobre as questões que envolveram a largada, tiveram trechos censurados, impedindo de compreender as reclamações do bicampeão mundial.
Após a largada, Alonso ficou frustrado, pois ao respeitar os limites de pista, vários adversários fizeram o completo oposto e retornaram ao traçado normalmente. Com isso, o espanhol sentia que alguns carros que estavam logo à frente, deveriam ter devolvido a posição ou no mínimo receber uma punição. Na ocasião, Alonso até mesmo disse: “[faltou um pedaço, pelo corte realizado em seu rádio] … não entendo nada de corrida. Então isso não é possível. Simplesmente não é possível.”
Em resposta, Vizard informou que os comissários estavam investigando. Logo depois, Alonso falou mais alguma coisa que não ficou registrada e retomou comentando “sei que você está fazendo tudo o que pode. É… porque eles transmitem tudo [novamente um corte] no rádio que fazemos, em particular. Espero que eles transmitam isso e vejam a curva um e dois. Alô?”.
Depois Alonso passou por um “teste de rádio” e voltou a questionar se não tinham transmitido a curva um e dois.
Não foi apenas neste evento que os pilotos criticaram alguma decisão de pista, na realidade isso tem acontecido de forma constante, principalmente com as avaliações completamente diferentes que acontecem para embates em pista iguais / semelhantes.
Sergio Pérez recebeu uma advertência formal em 2023, por afirmar que os “comissários eram uma piada” quando foi punido no GP de Abu Dhabi. Talvez, os rádios censurados de Fernando Alonso pela FOM, neste evento, tenham poupado o espanhol de uma investigação, por violar os regulamentos da FIA que são voltados para a “má conduta” não aceitando críticas aos representantes – como os comissários.
Nas voltas que se sucederam, Alonso questionou o engenheiro, direcionando o seu questionamento aos comissários se ele também poderia cortar as curvas como outros pilotos. Alonso que estava frustrado com a sua prova, solicitou uma mudança de estratégia, para permitir que ele partisse ao “plano B”, alegando falta de ritmo e desgaste excessivo dos pneus.
A primeira parada nos boxes, antecipada na volta 20, foi lenta e custou cerca de cinco segundos ao espanhol – justamente o que o piloto estava tentando evitar, já que recorreu aos boxes para contar com um pneu melhor. Mesmo assim, Alonso retornou à pista, mas acabou abandonando, pouco depois de receber uma ordem para deixar Lance Stroll passar por ele, quando o canadense realizou a aproximação em pista. ‘Sambando’ pelo traçado antes de entregar a posição, o piloto se dirigiu aos boxes, encostando o carro e desistindo da prova ao alegar um “problema nos freios”.
Ao passar pelo cercadinho, para conversar com os jornalistas, Alonso comentou sobre a sua corrida.
“Ganhamos algumas posições, fomos agressivos na curva 1 e tudo parecia bem. Mas acho que alguns carros passaram reto nas curvas 2 e 3 e depois retornaram uns três ou quatro carros na minha frente. Então é um pouco injusto, eu diria. É a segunda vez consecutiva que, na primeira volta, na primeira curva, a FIA está olhando para o outro lado [fazendo vista grossa]. Então, lição aprendida”, falou para a F1 TV.
“É permitido cortar quando não se pode passar pela pista, às vezes é preciso fazer uma manobra de escape para evitar o toque, isso é permitido. O que você não pode fazer é ir com tudo e ganhar duas ou três posições, porque normalmente você tem que devolvê-las”, ele ainda acrescentou para a ESPN.
“Mas, bem, certamente a FIA tinha mais informações, eles viram que não era necessário devolvê-las e tentaremos tirar proveito da próxima vez que houver uma situação semelhante, e esperamos estar do outro lado. Mas bem, sempre tentando fazer o nosso melhor”.
No GP do México, apenas Lewis Hamilton foi punido, durante com 10 segundos, por ter ganhado “vantagem duradoura” ao ultrapassar Max Verstappen quando extravasou os limites de pista da curva 4. O heptacampeão mundial conseguiu se livrar de uma punição por cortar a curva 4 e não pegar o caminho auxiliar para retornar ao traçado, mas os comissários consideraram que ele ganhou uma vantagem na disputa com o neerlandês. Também foi ignorado pelos comissários não apenas a escapada de pista de Verstappen no começo da corrida, assim como a anterior, mas que marcou o embate entre ele e o britânico no sexto giro.
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