A chuva era esperada para a sexta-feira (31) e ela se fez presente durante o TL2. A atividade foi um pouco prejudicada por conta da chuva, afinal, existia aquela indecisão se compensava liberar os pilotos para a pista, principalmente por conta da quantidade de chuva que estavam caindo no circuito.
Os arredores do Albert Park tem um microclima próprio que se assemelha a Interlagos e São Paulo. A previsão de chuva era incerta, com ela podendo aparecer no sábado pela manhã. Quando a chuva começou a cair pelo traçado, as equipes foram enviando os seus pilotos apenas para voltas de verificação, sem permanecer por muito tempo no traçado.
Quando a atividade teve início, ela se assemelhou muito ao TL1, com as equipes avaliando os pneus médios e duros, antes de começar as voltas com os pneus macios. Fernando Alonso liderou a atividade ao anotar 1m18s887, um tempo mais alto do que o obtido por Max Verstappen pela manhã. Charles Leclerc ficou com a segunda posição, seguido por Max Verstappen e George Russell. Os pilotos não tiveram tempo de usar os pneus macios para se preparar para um conjunto de voltas rápidas, depois das voltas em modo de simulação de corrida.
Carlos Sainz ocupou o quinto lugar, seguido por Esteban Ocon, Sergio Pérez e Lando Norris. Nico Hülkenberg com a Haas e Pierre Gasly da Alpine completaram o Top-10. As posições estavam bem variadas, principalmente por conta das condições que a atividade ocorreu.
A Fórmula 1 retorna às 22h30 para a realização do TL3, atividade que antecede a classificação.
Saiba como foi o TL2 do GP da Austrália
A primeira sessão de treinos livres foi liderada por Max Verstappen da Red Bull, acompanhado por Lewis Hamilton.
No momento que a atividade teve início, a temperatura na pista tinha caído para 26°C, com 16°C no ambiente. O vento aumentou na pista para a casa dos 12 km/h. Algumas gotas de chuva eram carregadas com o vento, gerando mais instabilidade. A chuva era esperada neste fim de semana, mas neste momento a pista ainda estava seca.
Rapidamente quando os boxes foram liberados, Lando Norris e outros competidores se encaminharam para a pista. O piloto da McLaren escorregou nos boxes, quase perdendo a traseira do carro. Nesta saída, mais uma vez o foco eram nos pneus médios e duros.
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Na Williams o trabalho nos boxes era intenso, pois os mecânicos trabalhavam no carro de Logan Sargeant, depois do piloto ter enfrentado problemas durante o TL1 e acionado o regime de bandeira vermelha quando ficou parado no traçado.
Rapidamente os primeiros tempos eram aferidos na pista, Max Verstappen voltou para a ponta ao anotar 1m19s759, seguido por Charles Leclerc que tinha 1m20s138, com Carlos Sainz anotando 1m20s378. Os três primeiros colocados utilizavam os pneus médios. Instantes depois Pérez anotou 1m20s083 usando os pneus macios, enquanto Fernando Alonso saltou para a ponta com 1m18s887, superando a marca de 1m19s695 de Sainz. Apenas Magnussen, Sargeant e Albon permaneciam nos boxes.
Verstappen extravasou os limites de pista, passando com o carro por um trecho de grama, mas o piloto seguia na pista. Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Alonso, Sainz, Verstappen, Ocon, Leclerc, Pérez, Norris, Hülkenberg, Gasly e Bottas. A pista seguia em evolução. Pérez realizava o caminho inverso de Verstappen, nesta atividade o piloto ficou responsável pela avaliação dos pneus macios, enquanto Verstappen estava analisando os compostos médios neste começo de atividade.
Por conta do tráfego em pista, novamente os pilotos se atrapalhavam pelo traçado justamente por não saber onde os outros competidores estavam na pista e se realizavam voltas rápidas ou de resfriamento dos pneus. Além de Pérez, Bottas e Albon retornaram ao traçado com os pneus macios instalados.
A pista começou a ficar mais escorregadia por conta da chuva fina que começou a cair pelo traçado. Desta forma, o momento que os pilotos poderiam fazer algumas voltas rápidas no traçado usando os pneus macios se tornou mais crítico. Norris extravasou os limites de pista e com isso os competidores foram retornando aos boxes até o traçado ficar vazio.
Lando finds out just how wet Turn 1 is 😅
Thankfully the McLaren driver is able to continue on! #AusGP #F1 pic.twitter.com/TMaMacPWp6
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Com uma chuva mais forte esperada para os próximos dez minutos, os dez primeiros eram: Alonso, Leclerc, Verstappen, Russell, Sainz, Ocon, Pérez, Norris, Hülkenberg e Gasly.
We have reached the halfway mark of FP2! 💪
Fernando Alonso still remains in P1 🔥#AusGP #F1 pic.twitter.com/0JMbndSZ6g
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A espera pela chuva, fez com que a pista ficasse mais vazia. A Ferrari ainda liberou Leclerc e Sainz com os pneus macios, mas o traçado não oferecia aderência para os pneus de pista seca. Apenas Russell e Ocon experimentaram os pneus intermediários (faixa verde).
No restante da atividade os pilotos eram liberados ao traçado apenas para voltas de verificação, sem permanecer por muito tempo no traçado, pois a chuva foi se tornando cada vez mais forte.
Restando cerca de quinze minutos para o final do TL2, Lance Stroll extravasou os limites de pista, quase acertando o muro de contenção por duas vezes. Russell também era visto perdendo a traseira do carro, assim como Lewis Hamilton.
It's a slippery slide out there 😲🛝💦#AusGP #F1 pic.twitter.com/ZEs0h1yCNq
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Com exceção de Sargeant (que não entrou na pista nenhuma vez no TL2) e De Vries que não usou os pneus de chuva, todos os outros competidores completaram alguns giros com os pneus de chuva intermediária. Piastri ficou pelo traçado levando entretenimento ao público, mas aproveitando a chance de andar na pista do seu país. O piloto da McLaren trabalhou com um stint mais longo, assim como Zhou e Tsunoda.
Fernando Alonso terminou na liderança, depois de obter o seu tempo com os pneus médios. O piloto espanhol foi acompanhado por Charles Leclerc, mas ainda esteve separado por 0s445 do monegasco, enquanto Verstappen era o terceiro colocado.
Ao final da atividade os pilotos que estavam na pista tiveram a oportunidade de fazer o teste de largada, usando o colchete com 20 cm maior, enquanto novas faixas auxiliares também foram pintadas para auxiliar os competidores na posição dos colchetes. A FIA também testou o Virtual Safety Car com os competidores.
🏁 FP2 CLASSIFICATION 🏁
Friday, done! ✅#AusGP #F1 pic.twitter.com/jpgduvi5AI
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Se chovesse na corrida seria legal para dar mãos uma imprevisibilidade!