Alguns dados sobre Ayrton Senna

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×
Ayrton Senna da Silva
Nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo, Capital.
Faleceu em 01 de maio de 1994, em – Bologne, Itália aos 34 anos.
Primeiro Grande Prémio: GP do Brasil de 1984
Último Grande Prémio: GP de Ímola de 1994
161 Grandes Prémios
10 Companheiros
11 Temporadas
04 Equipes: Toleman, Lotus, McLaren e Williams
04 Construtores de motores: Renault, Hart, Honda e Ford Cosworth
13 Modelos de carros
41 Vitórias (25.47 %)
65 Poles positions (40.37 %)
19 Melhores voltas (11.80 %)
80 Podiums (49.69 %)
60 Abandonos (37.27 %)
614 Pontos
3.81 Pontos por GP
55.82 Pontos temporada
2.931 Voltas na liderança
13.430 Kms na liderança
8.219 Voltas percorridas
37.937 Kms percorridos

lll Condecorações

Lista de prêmios, homenagens e outras distinções de Ayrton Senna
  • Grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em uma homenagem póstuma de agosto de 1994.
  • Ordem Nacional do Mérito – Grau de Grã-Cruz (Póstuma) em 1994.
  • Medalha da Ordem do Mérito Esportivo do CND em março de 1990.
  • Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau de Cavaleiro – 1993
  • Comenda da Ordem de Rio Branco da Presidência da República em 14 de fevereiro de 1992.
  • Título de Jaguar da Força Aérea Brasileira – 1988
  • Medalha do Mérito Santos-Dumont – 1987

lll Resultados antes da Fórmula 1

  • 1973 – 01/jul – Primeira corrida de kart – Kartódromo de Interlagos
  • 1978 – Campeão Sul-Americano de kart
  • 1978 – Campeão Brasileiro de kart
  • 1978 – 13 a 17/set – Mundial de Kart em Le Mans/França – 6º colocado
  • 1979 – Campeão Brasileiro de kart
  • 1979 – 18 a 23/set – Mundial de Kart em Estoril/Portugal – 2º colocado
  • 1980 – Campeão Brasileiro de kart
  • 1980 – 17 a 21/set – Mundial de Kart em Niveles/Bélgica – 2º colocado
  • 1981 – Campeão Brasileiro de kart

lll 1981 – Formula Ford 1600 – Equipe Van Diemen (dois campeonatos: P&O Ferries (PO) e Townsend Thoresen (TT))

  • 01/03 – PO – Brands Hatch – 5º
  • 08/03 – TT – Thruxton – 3º
  • 15/03 – TT – Brands Hatch – 1º
  • 22/03 – TT – Mallory – 2º (pole)
  • 05/04 – TT – Mallory – 2º
  • 03/05 – TT – Snetterton – 2º (pole)
  • 24/05 – RAC – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
  • 25/02 – TT – Mallory – 1º
  • 07/06 – TT – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
  • 21/06 – RAC – Silverstone – 2º
  • 27/06 – TT – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
  • 04/07 – RAC – Donnington – 1º (volta mais rápida)
  • 12/07 – RAC – Brands Hatch – 4º (volta mais rápida)
  • 25/07 – TT – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
  • 26/07 – RAC – Mallory – 1º (volta mais rápida)
  • 02/08 – TT – Brands Hatch – 1º
  • 09/08 – RAC – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
  • 15/08 – TT – Donnington – 1º
  • 31/08 – TT – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 16 a 20/09 – Mundial de Kart em Parma/Itália – 4º colocado
  • 29/09 – TT – Brands Hatch – 2º (volta mais rápida)

lll 1982 – Formula Ford 2000 – Equipe Rushen Green Racing (dois campeonatos: Campeonato Inglês Pace British FF 2000 (PB) e Campeonato Europeu de 2000 (EFDA))

  • 07/03 – PB – Brands Hatch – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 27/03 – PB – Oulton – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 28/03 – PB – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 04/04 – PB – Donnington – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 09/04 – PB – Snetterton – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 12/04 – PB – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 18/04 – EFDA – Zolder – pole e abandono
  • 02/05 – EFDA – Donnington
  • 03/05 – PB – Mallory – 1º (volta mais rápida)
  • 09/05 – EFDA – Zolder – pole, volta mais rápida e abandono
  • 30/05 – PB – Oulton – abandono
  • 30/05 – Celebr. – Oulton – 1º (volta mais rápida)
  • 31/05 – PB – Brands Hatch – 1º (volta mais rápida)
  • 06/06 – PB – Mallory – 1º (volta mais rápida)
  • 13/06 – PB – Brands Hatch – 1º (volta mais rápida)
  • 20/06 – EFDA – Hockenheim – pole e abandono
  • 26/06 – PB – Oulton – 1º (volta mais rápida)
  • 03/07 – EFDA – Zandvoort – 1º (pole)
  • 04/07 – PB – Snetterton – 2º
  • 10/07 – PB – Castle Combe – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 01/08 – PB – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
  • 08/08 – EFDA – Hockenheim – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 15/08 – EFDA – Österreichring – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 22/08 – EFDA – Jyllandsring – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 30/08 – PB – Thruxton – 1º (volta mais rápida)
  • 05/09 – PB – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
  • 12/09 – EFDA – Mondello Park – 1º (volta mais rápida)
  • 15 a 19/09 – Mundial de Kart em Kalmar/Suécia – 14º colocado
  • 26/09 – PB – Brands Hatch – 2º (volta mais rápida)
  • 13/11 – Fórmula 3 – Thruxton – Ralt RT3-Toyota – 1º (pole e volta mais rápida)

lll 1983 – Formula 3 – Campeonato Inglês – Equipe West Surrey Racing (exceto em Macau, quando Senna pilotou para a Marlboro/Tedy Yip)

  • 06/03 – Silverstone – 1º (volta mais rápida)
  • 13/03 – Thruxton – 1º (pole)
  • 20/03 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 27/03 – Donnington – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 04/04 – Thruxton – 1º (pole)
  • 24/04 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 03/05 – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 08/05 – Brands Hatch – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 30/05 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 12/06 – Silverstone – abandono
  • 19/06 – Cadwell Park – pole, não largou
  • 03/07 – Snetterton – volta mais rápida e abandono
  • 16/07 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 24/07 – Donnington – 2º (pole e volta mais rápida)
  • 06/08 – Oulton – volta mais rápida e abandono
  • 29/08 – Silverstone – 1º (pole)
  • 11/09 – Oulton – abandono
  • 18/09 – Thruxton – pole e abandono
  • 02/10 – Silverstone – 2º
  • 20/10 – GP de Macau – Macau – 1º (pole e volta mais rápida)
  • 23/10 – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)

lll Comparação com companheiros de equipe

Temporada Pontos Ayrton Senna Pontos companheiro
de equipe
Companheiro
de equipe
1984 13 NC (nenhum ponto)
3
Johnny Cecotto
Stefan Johansson
1985 38 33 Elio de Angelis
1986 55 3 Johnny Dumfries
1987 57 7 Satoru Nakajima
1988 90 (94) 87 (105) Alain Prost
1989 60 76 (81) Alain Prost
1990 78 43 Gerhard Berger
1991 96 43 Gerhard Berger
1992 50 49 Gerhard Berger
1993 73 7
4
Michael Andretti
Mika Häkkinen
1994 NC (nenhum ponto) 91 Damon Hill

lll Modelos usados por Ayrton Senna na Fórmula 1

Toleman TG184 de 1984
Lotus 98T de 1986
Lotus 97T de 1985
Lotus 99T de 1987
McLaren MP4/4 de 1988
McLaren MP4/5 de 1989
McLaren MP4/5B de 1990
McLaren MP4/6 de 1991
McLaren MP4/7A de 1992
McLaren MP4/7A de 1992
McLaren MP4/8 de 1993
Williams FW16 de 1994

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assinar

BPCast

Ou assine com seu app favorito usando o endereço abaixo

Rubens Gomes Passos Netto

“Netto”, popularmente conhecido entre os imigrantes Guaxupeanos que tocam a zueira no pequeno município de São Paulo, gosta de comprar livros e outras bugigangas que orbitam o universo da Fórmula 1, já semeava a discórdia ao aceitar o rótulo de “nerd”, quando em terras tropicais, tal rotulo era algo, um tanto quanto pejorativo aos descendentes de primatas residentes nas regiões montanhosas produtoras de café, o que julgava ser maravilhoso, ainda mais sendo um apaixonado pela Fórmula 1, fã da McLaren por paixão e pela Ferrari por criação, já que nasceu em uma família descente de italianos produtores de café e não fabricantes de macarrão, na sua pacata opinião a melhor temporada foi a 2008, já que por um infortúnio reprodutivo de seus pais não conseguiu assistir a temporada de 1986, admira e muito o Emerson Fittipaldi, tem como o carro dos sonhos o McLaren MP4/4 e sonha em um dia ou noite pilotar em Spa e provar que as teorias que não levam a humanidade a lugar algum dos quais ele defende são mais úteis que um relógio digital, salvo se for para comer um pastel de camarão acompanhado de um chopp escuro.