Em maio surgiram os primeiros boatos de uma parceria Alfa Romeo e Haas para a temporada 2024. Ao final da temporada 2023, o acordo entre Alfa Romeo e Sauber será encerrado, já que a equipe está tomando outros rumos na categoria e agora aguarda a chegada da Audi em 2026.
O acordo com a Sauber começou ainda em 2018, a parceria contribuiu para a visibilidade da Alfa Romeo na Fórmula 1, além de estabelecer um acordo técnico e comercial entre as empresas. acordo entre as partes era renovado ano após ano, mas em 2021 eles optaram por um acordo maior de ‘múltiplos anos’, mas eram mantidas as avaliações anuais.
A Audi iniciou a compra progressiva das ações da Sauber para entrar na Fórmula 1 quando o novo regulamento de motores entrar em vigor. Desta forma, para tentar se manter na categoria nesse momento de crescimento, a Alfa Romeo foi em busca de novos acordos e como afirmou várias vezes o diretor-geral Jean-Philippe Imparato, eles avaliaram todos os cenários possíveis.
A matéria publicada pela Motorsport.it aponta que a Alfa Romeo de fato estará com a Haas no próximo ano, rebatizando a unidade de potência que é fornecida pela Ferrari. Os motores ainda serão disponibilizados pela fabricante italiana, mas dessa forma garantirá a presença da Alfa nas pistas de uma forma diferente da realação que ela possuí atualmente com a Sauber.
Rebatizar as unidades de potência na F1 não é algo estranho ou inédito, em 2016, os motores fornecidos pela Renault e usados pela Red Bull tinham o nome de TAG Heuer. Entre 1983 e 1987 a marca suíça de relógios co-nomeou os motores da McLaren como TAG Porsche.
O chefe de equipe do time norte-americano, Günther Steiner se reuniu com Imparato em maio durante o GP de Mônaco para tratarem sobre a colaboração. Steiner confirmou conversas com a Alfa Romeo durante o GP da Espanha, pois a empresa estava ainda realizando uma análise do seu futuro e buscou a Haas, mas nenhum acordo foi cofirmado pelo italiano.
A equipe norte-americana estreitou os laços com a Ferrari, na busca para se tornar mais competitiva no grid. O time melhorou um pouco de desempenho nas classificações, mas o ritmo de corrida não é favorável. Ao entrar de férias a Haas conta somou 11 pontos em doze provas e ocupa a 9ª posição no Campeonato de Construtores.