A Pirelli segue realizando testes com os pneus de 18 polegadas, desta vez a sessão foi realizada em Barcelona, aproveitando o GP que foi disputado neste último fim de semana. Desta vez Red Bull e a Alfa Romeo estão participando pela primeira vez das atividades, enquanto a Alpine auxilia a fornecedora de pneus pela segunda vez.
Eles estão se preparando para a mudança dos pneus de 13 polegadas, para os de 18 polegadas. Robert Kubica guiou o C38, carro de 2019 que foi adaptado para simular os níveis de downforce do próximo ano.
Mario Isola informou que a finalização da construção do perfil dos pneus, já está na reta final: “Em termos de desenvolvimento, estamos em processo de finalização da construção e do perfil. Eu diria que estamos com 80-90% da construção finalizada e agora estamos iniciando uma nova fase de teste em novos compostos.”
Os carros são adaptados para a realização dos testes, eles não conseguem suprir todas as respostas, pois os carros de 2022 são bem diferentes, mas é possível formar uma base. Além disso estes testes são realizados com poucos carros na pista, é um pouco mais difícil entender como a turbulência vai impactar estes novos compostos.
LEIA MAIS: Pirelli confirma cronograma de testes dos pneus de 18 polegadas para a temporada 2022
“Pedimos às equipas que coloquem um nível de downforce, um peso mínimo e uma distribuição de peso que esteja de acordo com as expectativas para o próximo ano.”
Contudo, a Pirelli está tendo a oportunidade de realizar testes com diferentes carros, e em vários circuitos, levantando dados importantes sobre o comportamento destes compostos, para seguir o seu desenvolvimento. Eles estão trabalhando principalmente com os pneus destinados para a pista seca e as suas diferentes construções.
Como informado pelo site Race Fans, Kubica testou uma ‘’nova família de compostos’’, que foi projetada para oferecer características de pilotagem mais aprimoradas – incluindo menos superaquecimento e uma menor degradação’’. De qualquer forma é necessário manter um pouco da degradação, principalmente para trazer três compostos diferentes.
O polonês completou 127 voltas no circuito, enquanto Alexander Albon que também esteve testando com a Red Bull completou 150 giros no autódromo de Barcelona.
No rest for @R_Kubica: he drove 127 laps at @circuitcat_eng on the 2022 #Fit4F1 18-inch tyres with @alfaromeoracing today, which is more than two Grand Prix distances! pic.twitter.com/aPW1tsr89y
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 11, 2021
That’s the day over for @Alex_Albon and @RedBullracing at @Circuitcat_eng: in total they covered 150 laps testing the 2022 Pirelli #Fit4F1 prototype slick tyres. They’re back for more tomorrow. pic.twitter.com/1Uzg1lpG3I
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) May 11, 2021
Daniil Kvyat também participará das atividades, guiando com a Alpine.
Os próximos testes estão programados para Paul Ricard, onde a Pirelli volta a testar os pneus de chuva.