O GP de Laguna Seca foi uma das provas mais imprevisíveis da temporada 2024 da Fórmula Indy. Em uma prova com reviravoltas e estratégias variadas, Alex Palou reafirmou sua dominância na categoria e no circuito e saiu com a vitória e assumindo a liderança do campeonato.
O espanhol descreveu a corrida como caótica, mencionando dificuldades nas largadas e reinicializações iniciais. Apesar disso, a equipe arriscou na estratégia, confiando no ritmo do carro. O bicampeão da categoria não deu chances para os rivais e venceu com 1,9 segundos de vantagem para Colton Herta, seguido de Alexander Rossi, que alcançou seu melhor resultado da temporada em terceiro; Romain Grosjean, em sua melhor performance no ano e conquistando o melhor resultado da Juncos-Hollinger na Indy, e Kyle Kirkwood fechando o top-5.
Desde o início da corrida de 95 voltas, havia incerteza sobre qual pneu seria mais eficaz. As estratégias começaram a divergir na volta 36, quando o novato Luca Ghiotto acertou a barreira de pneus, provocando a primeira bandeira amarela. Durante este período, alguns dos principais pilotos, incluindo Herta e Power, foram para os boxes, enquanto Palou e outros 13 pilotos permaneceram na pista, o que se mostrou uma decisão acertada.
Palou liderou a corrida até a volta 56, quando fez sua segunda parada. Herta assumiu a liderança temporariamente, mas Palou retomou a dianteira quando Josef Newgarden fez sua última parada na volta 75.
Aliás, a parada de boxes de Newgarden foi o momento mais polêmico da prova. No giro 73, Marcus Armstrong foi empurrado por Christian Lundgaard para fora da pista e rodou perigosamente, quase sendo atingido por dois carros. A direção de prova esperou duas voltas e só acionou a bandeira amarela após o piloto da Penske entrar nos boxes. A decisão irritou os representantes das demais equipes.
Entretanto, a Penske não conseguiu se beneficiar da situação, pois Newgarden escapou da pista duas vezes e terminou na 16ª posição, em mais um resultado ruim para o bicampeão da Indy 500. Por sua vez, Scott McLaughlin e Will Power se enroscaram em uma disputa intermediária e ambos ficaram atrasados em relação aos líderes.
A corrida teve mais incidentes na parte final, incluindo uma colisão que envolveu Agustin Canapino, Kyffin Simpson e Graham Rahal, com um impacto mais forte dos dois últimos. Apesar do susto, nenhum deles se machucou. Já o argentino foi penalizado pelo toque e deu adeus às chances de um bom resultado.
Com as bandeiras amarelas na parte final, Herta teve uma chance de ultrapassar Palou, mas não conseguiu, já que o espanhol tinha pneus mais novos e melhor autonomia de combustível. Mesmo com mais Push to Pass, o piloto da Andretti não teve ritmo para o ataque final. Com o resultado, Palou recupera a liderança da Indy, com 285 pontos, 23 de vantagem para Power e 32 para Dixon, Herta está em quarto, com 217 e Kirkwood é o quinto, com 210.
Pietro Fittipaldi teve uma corrida discreta e sólida, até sofrer uma punição após cometer um erro na saída dos boxes. Mesmo assim, o brasileiro conseguiu se recuperar com os problemas do fim e terminou a prova na 14ª colocação, sendo o melhor piloto da RLL na etapa.
A próxima corrida da Fórmula Indy será o GP de Mid-Ohio, no dia 7 de julho. Este evento marcará o início de uma nova era para a categoria, com a estreia da unidade de potência híbrida que será implementada para o restante da temporada.
Classificação do GP de Laguna Seca:
Classificação do Campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 285
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 262
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 253
4 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 217
5 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 210
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 208
7 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 198
8 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 188
9 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 181
10 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 176
19 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 97