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Alex Palou sacramenta título da Fórmula Indy com vitória no GP de Portland

Piloto espanhol não deu chance para a concorrência tanto na tática como no ritmo de corrida, conquistando a quinta vitória no ano e o segundo campeonato na carreira

O melhor piloto da temporada 2023 da Fórmula Indy confirmou no GP de Portland porque era o merecedor do título deste ano. Alex Palou fez uma prova irretocável tanto na pilotagem como na estratégia, conquistando sua quinta vitória neste ano, coroa a campanha do bicampeonato da categoria.

Apesar de precisar de apenas um terceiro lugar para ser campeão, o espanhol planejou a  corrida para vencer. O piloto da Ganassi já demonstrou que não daria chance a Scott Dixon, o único que tinha chances matemáticas de derrotá-lo, com uma largada melhor. Na partida, Palou saltou da quinta para a terceira posição, superando o próprio neozelandês, além de Colton Herta.

Na frente, Graham Rahal e Scott McLaughlin conservaram as duas primeiras posições, enquanto o restante do pelotão pegava fogo. Nas disputas do meio do grid, alguns pilotos foram fora da pista, e na confusão Romain Grosjean acertou o carro de Callum Ilott e danificou a suspensão acabando com sua corrida. Mais um abandono para o franco-suíco em um fim melancólico de sua passagem pela Andretti.

Pouco depois, Will Power rodou e causou a bandeira amarela. Alguns pilotos mais para o fim do grid aproveitaram para parar nos boxes, enquanto os líderes ficaram na pista. A corrida recomeçou com brigas mais intensas no pelotão, mas a preocupação maior era com a estratégia de pneus, pois os pneus macios não durava mais do que 20 voltas, enquanto o ciclo normal de combustível era de 30 voltas.

Alguns pilotos pensaram em antecipar o ciclo, como Rahal e McLaughlin, mas como estes pilotos acabaram presos atrás de pilotos mais lentos, perdiam tempo. Palou conseguiu esticar este segmento e abriu uma vantagem grande para Dixon na segunda posição. O neozelandês ainda tinha a companhia das McLaren de Felix Rosenqvist e Pato O’Ward, que estavam próximos.

Mesmo com Dixon tentando um ciclo de uso diferente de pneus macios em relação ao companheiro de equipe, o neozelandês não conseguia alcançar o seu oponente, assim, bastava Palou administrar a vantagem.

Faltando cerca de vinte voltas para o fim, Agustin Canapino rodou e causou a segunda bandeira amarela da prova, bem no final do ciclo de pits, Quem se deu bem foi Rosenqvist, que conseguiu parar nos boxes no momento certo e ganhou a posição de Dixon. O sueco at´teria a esperança de tentar um ataque a Palou por ter pneus macios, enquanto o piloto espanhol estava de duros.

Entretanto, Palou fez uma relargada perfeita e aproveitou do seu acerto para conseguir abrir vantagem para o piloto da McLaren. Já Dixon, que precisava da vitória para ter uma possibilidade de título teve que se conformar em defender o terceiro lugar de O’Ward, sem condições de brigar por coisa melhor.

No fim,Palou apenas conduziu seu carro sem sustos até a bandeirada, para celebrar efusivamente o seu segundo título na IndyCar. Uma conquista que foi merecida com cinco vitórias na temporada e nove pódios, além de uma regularidade impressionante, com o pior resultado do espanhol no ano sendo um oitavo lugar

Na coletiva pós-corrida, Palou fez questão de elogiar a escuderia ao longo do ano pelo sucesso ao longo do ano. O chefe da equipe Chip Ganassi, confirmou que conta com o espanhol como seu piloto para 2024, lembrando que Palou ainda tem uma questão litigiosa com a McLaren, que se arrasta desde o ano passado, mesmo assim, a confiança no time que conquistou sua 15ª taça de campeão de pilotos na Indy

Hélio Castroneves teve uma corrida honesta e escapou dos problemas ao longo da prova. Mesmo com a bandeira amarela de Canapino vindo em um momento ruim na sua estratégia, o brasileiro conseguiu recuperar algumas posições e terminou a etapa de Portland na 14ª colocação.

O encerramento da temporada 2023 da Fórmula Indy será no próximo domingo no tradicional circuito misto de Laguna Seca.

Classificação do GP de Portland:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 618 (campeão)
2 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 527
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 470
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 461
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 448
6 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 423
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 393
8 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 362
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 349
10 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 348

19 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 200

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