ColunistasDestaquesIndyPost

Alex Palou ganha na abertura da temporada da Indy em Alabama

Em sua segunda temporada, Alex Palou celebrou sua primeira vitória na Indy (Joe Skibinski/Indycar)

A primeira corrida da temporada 2021 da Fórmula Indy teve um novo vencedor, desbancando os favoritos do grid. Em sua corrida de estre pelo carro 10 da Chip Ganassi, o espanhol Alex Palou surpreendeu os favoritos e faturou sua primeira vitória na categoria com o triunfo na abertura do certame, na etapa do Alabama, disputada no circuito de Barber, no último domingo (18).

A prova foi marcada por uma grande confusão na primeira volta, quando Josef Newgarden perdeu o controle do seu carro e rodou no meio da pista, provocando um enrosco com pilotos do meio para o fim do pelotão. O piloto da Penske, assim como Ryan Hunter-Reay abandonaram na hora, enquanto nomes como Colton Herta, Felix Rosenqvist e Max Chilton perderam várias voltas e voltaram bem atrasados.

Após o reinício da prova, três pilotos abriram boa vantagem nas primeiras voltas: O pole Pato O’Ward, Alexander Rossi e Alex Palou. No entanto, os pilotos da McLaren SP e da Andretti, respectivamente, pararam antes da 20ª volta, partindo para uma estratégia de três paradas. Já o espanhol da Ganassi se manteve na pista com um ritmo forte, mas tomando conta do equipamento.

Quando voltou dos boxes, na volta 31, Palou ainda foi superado na pista por O’Ward em manobra por fora, mas o mexicano estava em uma estratégia diferente e precisou de uma parada a mais, além de sofrer com os pneus frios após o retorno dos boxes.

Palou dominou as ações em Barber, sem dar brechas aos rivais (Joe Skibinski/Indycar)

Após a última leva de parada dos boxes, o espanhol tinha uma liderança confortável. No entanto, Will Power e Scott Dixon, que seguiram estratégia parecida, começaram a descontar a diferença, tornando uma ameaça. Nas voltas finais, O’Ward também veio forte e encostou no trio. No entanto, Palou manteve o domínio das ações e não ofereceu nenhuma brecha para os seus adversários para garantir sua primeira vitória na Fórmula Indy.

Romain Grosjean terminou dentro do top-10 (Chris Owens/Indycar)

Entre os estreantes, o melhor desempenho foi de Romain Grosjean. O francês largou em sétimo e se manteve num ritmo para brigar por top-10. Apesar de ter problemas nos pit-stop, o piloto da Dale Coyne cumpriu o objetivo, concluindo na décima colocação.

Scott McLaughlin teve uma atuação bem discreta, sem se destacar e brigando com Takuma Sato na parte final, concluindo em 14º. Já Jimmie Johnson teve uma corrida complicada. O heptacampeão da NASCAR rodou na décima volta e perdeu volta. Com um ritmo pouco competitivo, usou a prova para tentar aprender mais sobre o carro e terminou apenas em 19º, três voltas atrás do vencedor.

A Indy retorna na semana que vem, dia 25 com a etapa no circuito citadino de St. Petesburg, na Flórida.

Classificação do GP de Alabama!

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading