A primeira corrida da temporada 2021 da Fórmula Indy teve um novo vencedor, desbancando os favoritos do grid. Em sua corrida de estre pelo carro 10 da Chip Ganassi, o espanhol Alex Palou surpreendeu os favoritos e faturou sua primeira vitória na categoria com o triunfo na abertura do certame, na etapa do Alabama, disputada no circuito de Barber, no último domingo (18).
A prova foi marcada por uma grande confusão na primeira volta, quando Josef Newgarden perdeu o controle do seu carro e rodou no meio da pista, provocando um enrosco com pilotos do meio para o fim do pelotão. O piloto da Penske, assim como Ryan Hunter-Reay abandonaram na hora, enquanto nomes como Colton Herta, Felix Rosenqvist e Max Chilton perderam várias voltas e voltaram bem atrasados.
A big crash on the opening lap of the 2021 @IndyCar Series season.
All drivers are OK. Watch on @NBC: https://t.co/THKlb3Rzyj pic.twitter.com/oiOrzVn0i6
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 18, 2021
Após o reinício da prova, três pilotos abriram boa vantagem nas primeiras voltas: O pole Pato O’Ward, Alexander Rossi e Alex Palou. No entanto, os pilotos da McLaren SP e da Andretti, respectivamente, pararam antes da 20ª volta, partindo para uma estratégia de três paradas. Já o espanhol da Ganassi se manteve na pista com um ritmo forte, mas tomando conta do equipamento.
Pato O’Ward passes Alex Palou!
O’Ward is on the three-stop strategy, while Palou is on the two-stop. @INDYCAR is on @NBC. pic.twitter.com/PuwLRzfkWN
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 18, 2021
Quando voltou dos boxes, na volta 31, Palou ainda foi superado na pista por O’Ward em manobra por fora, mas o mexicano estava em uma estratégia diferente e precisou de uma parada a mais, além de sofrer com os pneus frios após o retorno dos boxes.
Após a última leva de parada dos boxes, o espanhol tinha uma liderança confortável. No entanto, Will Power e Scott Dixon, que seguiram estratégia parecida, começaram a descontar a diferença, tornando uma ameaça. Nas voltas finais, O’Ward também veio forte e encostou no trio. No entanto, Palou manteve o domínio das ações e não ofereceu nenhuma brecha para os seus adversários para garantir sua primeira vitória na Fórmula Indy.
Entre os estreantes, o melhor desempenho foi de Romain Grosjean. O francês largou em sétimo e se manteve num ritmo para brigar por top-10. Apesar de ter problemas nos pit-stop, o piloto da Dale Coyne cumpriu o objetivo, concluindo na décima colocação.
Scott McLaughlin teve uma atuação bem discreta, sem se destacar e brigando com Takuma Sato na parte final, concluindo em 14º. Já Jimmie Johnson teve uma corrida complicada. O heptacampeão da NASCAR rodou na décima volta e perdeu volta. Com um ritmo pouco competitivo, usou a prova para tentar aprender mais sobre o carro e terminou apenas em 19º, três voltas atrás do vencedor.
.@JimmieJohnson‘s first spin in an @IndyCar race.
The 45-year-old rookie goes around at @BarberMotorPark. TV: @NBC pic.twitter.com/wR5BMysy9X
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 18, 2021
A Indy retorna na semana que vem, dia 25 com a etapa no circuito citadino de St. Petesburg, na Flórida.
Classificação do GP de Alabama!