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Alex Palou faz história com a Pole conquistada nas 500 Milhas de Indianápolis

Espanhol faz a melhor média de voltas da história da prova em disputa apertada com Rinus Veekay

Com uma sequência de voltas impressionante, Alex Palou conquistou a pole position para a 107ª das 500 Milhas de Indianápolis, o espanhol fez uma média nas quatro voltas de 234.217 mph (376,936 km/h), sendo a pole mais rápida da história da prova.

Com sequência voadora, Alex Palou garantiu sua primeira pole na história da Indy 500 (Matt Fraver/IndyCar)

Apesar da marca, a pole de Palou não foi conquistada de forma fácil, pois Rinus Veekay teve uma volta igualmente rápida, mas o neerlandês ficou a apenas seis milésimos do campeão da Fórmula Indy em 2021. A primeira fila será completa por Felix Rosenqvist, que havia sido o mais rápido nas duas primeiras sessões classificatórias, mas não repetiu o ritmo no Fast Six.

A segunda fila conta com Santino Ferrucci, Pato O’Ward e Scott Dixon. Tony Kanaan conseguiu se colocar entre os doze melhores do grid e vai largar na sua última participação na Indy 500 em nono, fechando a terceira fila, ao lado de Alexander Rossi e Takuma Sato. Já Hélio Castroneves parte da 20ª colocação, na sétima fila.

Sábado: McLaren e Ganassi sobram, Penske e Andretti decepcionam e Rahal sofre

Felix Rosenqvist foi o mais rápido na sessão classificatória de sábado – Foto: reprodução

A primeira sessão classificatória trouxe muitas emoções para boa parte do pelotão. Entre os 12 classificados para a luta pela pole na sessão de domingo, a McLaren e Chip Ganassi demonstraram força e saíram na frente na briga pelas primeiras posições. Com todos os quatro carros de ambas as equipes se classificando para o dia seguinte.

Na primeira rodada de voltas rápidas, Alexander Rossi fez o melhor tempo, com a média de quatro voltas em 233.528 mph. Felix Rosenqvist e Pato O’Ward também colocaram seus carros nas primeiras posições. A Ganassi, por sua vez, viu seus quatro bólidos também entre os ponteiros, com Alex Palou se saindo melhor em relação a Scott Dixon, Takuma Sato e Marcus Ericsson, o atual campeão da prova.

Além destes, Rinus Veekay, aproveitando o bom acerto da Ed Carpenter Racing para a Indy 500 também se garantiu na primeira oportunidade, mas o grande destaque foi a equipe AJ Foyt, que conseguiu um bom desempenho com seus dois carros e colocou Santino Ferrucci e Benjamin Pedersen entre os 12 mais rápidos.

Nas vagas finais, tivemos a disputa mais intensa. Tony Kanaan teve uma volta mais discreta e ficou na bolha, logo atrás de Ed Carpenter. Entre os carros da Penske, Josef Newgarden tirava Scott McLaughlin da última posição entre os que disputariam a pole. Porém, Will Power precisou da segunda tentativa para se colocar na 11 posição e tirar o companheiro da zona de classificação.

A partir daí, os pilotos podiam arriscar novas tentativas para se classificar para o Fast 12. Carpenter conseguiu uma volta boa e se posicionou na 12ª colocação. Kanaan veio na sequência e marcou exatamente o mesmo tempo do piloto e proprietário da ECR, mas como o estadunidense havia feito o tempo antes, se posicionou à frente. Pouco depois, Kyle Kirkwood se consolidou como a melhor Andretti e, na sua terceira chance, entrou na zona de classificação.

Faltando pouco mais de uma hora para o fim da sessão, Tony voltou à pista e fez uma sequência de voltas muito rápida e levantou o público presente em Indianápolis, com o brasileiro conseguindo a quinta melhor marca da sessão e se garantindo na briga pela pole no domingo, na última participação de Kanaan na Indy.

Para completar o bom momento da McLaren, Rosenqvist voltou à pista e teve uma sequência de voltas avassaladoras, atingindo a média de 233.947 mph. O sueco foi o mais rápido, com Rossi completando a dobradinha, Tony em sexto e O’Ward em oitavo (o mexicano não voltou para a pista para tentar outra volta).

Na briga pela última vaga, Carpenter tentou mais uma vez, mas ralou de leve no muro e não conseguiu melhorar sua volta. Power até teve uma volta melhor, mas não melhorou da 12ª posição e teve de torcer para ninguém mais avançar.

As outras Penske, de Newgarden e McLaughlin tentaram, assim como as Andretti de Colton Herta e Romain Grosjean, mas nenhum desses conseguiu uma sequência que ameaçasse os ponteiros e terão que largar do meio do pelotão.

Já no fundão, a briga também foi emocionante para evitar as quatro últimas posições para evitar de disputar o Last Chance (antigo Bump Day), em que os quatro piores da classificação de sábado disputam as três vagas da última fila, enquanto o pior fica fora da Indy 500.

Hélio Castroneves chegou a correr riscos com uma sequência ruim na primeira tentativa, em que chegou a tocar de leve no muro, mas o tetracampeão da Indy 500 encaixou uma série de voltas melhor, mesmo com as limitações do carro da Meyer Shank e se classificou na 20ª posição sem mais sustos.

Na disputa pela rabeira, a grande perdedora foi a Rahal-Letterman-Lanigan, que teve muitas dificuldades com seus carros no oval de Indianápolis e viu seus três pilotos regulares ficando entre os quatro últimos. O único carro da equipe que conseguiu a última vaga foi o da única mulher inscrita para esta edição da Indy 500, Katherine Legge.

Única mulher do grid, Katherine Legge foi a melhor representante da RLL e se garantiu no top-30 (Joe Skibinski/IndyCar)

A disputa pelo fundão teve boas surpresas, como a novata Abel Motorsports, que se classificou com RC Enerson. Já a Juncos teve sustos, mas avançou com seus dois carros. Agustin Canapino conseguiu uma volta boa o suficiente na primeira tentativa e se tornou o primeiro argentino a se classificar à Indy 500 desde 1940. Já Callum Ilott sofreu com o acerto do carro ao longo das sessões, mas conseguiu encaixar uma boa série e também se colocou no top-30.

Na última hora, a briga pela última vaga entre os 30 primeiros ficou entre Christian Lundgaard e David Malukas. O dinamarquês e o ameríco-lituano se alternavam na 30ª posição até faltar meia hora para o fim, quando o piloto da Dale Coyne conseguiu uma boa sequência e saltou para a 23ª colocação, se salvando do fim do grid.

Assim, Lundgaard se juntou aos seus companheiros de RLL, Jack Harvey e Graham Rahal, além de Sting Ray Robb, da Dale Coyne, para a disputa do Last Chance. Na frente, os doze classificados para seguir na briga pela pole foram: Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Alex Palou, Rinus Veekay, Scott Dixon, Tony Kanaan, Takuma Sato, Pato O’Ward, Santino Ferrucci, Marcus Ericsson, Benjamin Pedersen e Will Power.

Classificação da 13ª a 30ª posição:

Fast 12 – Rosenqvist lidera seguido por Ferrucci e Veekay

Felix Rosenqvist também foi o mais rápido no Fast 12 (Karl Zemlin/IndyCar)

Na segunda sessão classificatória, os 12 melhores pilotos do primeiro dia foram para a pista, com cada um tendo uma única chance para fazer volta rápida. A sessão reservou grandes surpresas, com Santino Ferrucci e Rinus Veekay se colocando nas primeiras posições.

Em sua tentativa, Tony Kanaan foi até o limite do carro e chegou a dar uma escorregada na reta final. No fim, o brasileiro ficou com a nona melhor média. Alguns nomes vitoriosos da prova, como Will Power, Alexander Rossi, Takuma Sato e o atual vencedor da prova, Marcus Ericsson, ficaram fora da luta pela pole.

Tony Kanaan larga em nono na sua última participação na Indy 500 (John Cole/IndyCar)

No fim, Felix Rosenqvist conseguiu uma boa série e conquistou a volta mais rápida, sendo o mais rápido da sessão, seguido por Ferrucci, Veekay, Alex Palou, Scott Dixon e Pato O’Ward. Na terceira fila, ficaram Rossi, Sato e Kanaan e a quarta com Benjamin Pedersen, Ericsson e Power.

Last Chance: Jack Harvey tira Graham Rahal no estouro do cronômetro

Jack Harvey conquistou a última vaga no grid de largada da Indy 500 (Karl Zemlin/IndyCar)

A disputa pelas últimas três vagas do grid foi emocionante e decidida no último segundo. Pior para Graham Rahal, que teve o pior tempo da sessão e não se classificou com a prova, repetindo o mesmo infortúnio que seu pai e chefe de equipe, Bobby Rahal sofreu 30 anos antes.

No começo da sessão, Christian Lundgaard e Sting Ray Robb tiveram sequências de voltas pouco empolgantes, mas fizeram o suficiente para se garantirem entre os 33 do grid. A última vaga no grid. Assim, a última vaga no grid ficaria entre Jack Harvey e Graham Rahal.

No duelo dos pilotos da Rahal-Letterman-Lanigan, Graham fez a melhor sequência na primeira tentativa, enquanto Harvey ficava na zona de eliminação. O inglês do carro 30 ficou nos boxes tentando algum ajuste para novas tentativas.

Harvey voltou para a pista em mais duas oportunidades, mas não conseguiu melhorar sua marca. O tempo estava perto do fim quando a equipe fez os ajustes e abriu mais uma série. No estouro do relógio, o britânico fez a média de 229.166 mph e superou Rahal por apenas 7 milésimos para se classificar para a Indy 500.

Fast Six: Palou voa e garante a pole

Alex Palou celebra o primeiro lugar na classificação (IndyCar)

Na sessão decisão, os seis pilotos mais rápidos tiveram direito a mais uma sequência de quatro voltas em busca do primeiro lugar. Pato O’Ward e Scott Dixon fizeram tempos abaixo do esperado e se conformaram em ficar fora da primeira fila.

Então veio Palou, que foi o primeiro piloto que superou a marca de 235 mph na primeira volta da sequência e garantiu a série mais rápida da história da prova. Parecia que a pole estava definida. Mas na sequência, Veekay também foi emendando uma sequência muito rápida de voltas e ficou muito perto, com o neerlandês ficando a apenas seis décimos do espanhol. 

Ferrucci e Rosenqvist vieram na sequência, mas não conseguiram repetir o ritmo da sessão anterior e não ameaçaram a pole de Palou. O campeão da Indy em 2021 conquista sua primeira pole position na prova mais importante do esporte a motor.

A largada da 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis será no próximo domingo, dia 28, às 13h de Brasília. A corrida terá transmissão no Brasil na TV Cultura, ESPN e Star.

Confira o grid de Largada da Indy 500 aqui:

Classificação IndyCar – Foto: reprodução
Classificação IndyCar – Foto: reprodução
Classificação IndyCar – Foto: reprodução
Classificação IndyCar – Foto: reprodução
Classificação IndyCar – Foto: reprodução
Classificação IndyCar – Foto: reprodução

Programação da Indy 500 – Foto: Ale Ranieri / BP

 

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