Alex Palou foi o piloto dominante no GP de Indianápolis da Fórmula Indy. O piloto da Chip Ganassi foi dominante na prova com uma estratégia precisa e um bom ritmo com pneus macios e duros. O espanhol foi o quinto vencedor diferente na temporada 2023 e agora assume a liderança do campeonato.
A corrida também foi bem positiva com a McLaren. Apesar de variar na estratégia, a escuderia de Woking colocou seus três carros entre os cinco primeiros, sendo que Pato O’Ward e Alexander Rossi foram segundo e terceiro, respectivamente. O mexicano se mantém em segundo, a apenas seis pontos de Palou.
A corrida:
Na largada, o surpreendente pole position Christian Lundgaard manteve a ponta na primeira curva, sofrendo pressão de Palou. Mais atrás, Graham Rahal sofreu um toque e teve o pneu furado e caiu para o fim do grid. Ainda antes do fim da primeira volta, o espanhol conseguiu aproveitar os pneus mais macios em relação ao rival da Rahal Letterman Lanigan e tomou a ponta.
No giro seguinte, ocorreu a única bandeira amarela da prova. No fim do pelotão, Sting Ray Robb tentou ultrapassar Romain Grosjean, mas perdeu a freada e acertou em cheio o companheiro de equipe David Malukas. Os dois carros da Dale Coyne abandonaram, enquanto Grosjean, além de Scott McLaughlin trocaram o bico após danos na asa dianteira.
Teammates collide.@malukasdavid and @sting_ray_robb connect and the yellow is out.#INDYCAR // #INDYGP pic.twitter.com/qLcJQMONIc
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 13, 2023
No recomeço, Palou manteve a ponta e abriu vantagem enquanto tinha os pneus em melhores condições que Lundgaard para abrir vantagem até o início do ciclo de paradas nos boxes. Após as paradas, com a inversão dos compostos, foi a vez do dinamarquês ter um ritmo mais rápido e assumir a liderança.
Porém, à medida que os compostos mais macios se desgastam, os pilotos perdiam rendimento e quem tinha pneu mais duro aproveitava para descontar a vantagem e até ultrapassar. Assim, Palou recuperou a dianteira na volta 41.
No segundo ciclo de paradas, Pato O’Ward aproveitou o undercut para passar Palou e Lundgaard. Entretanto, o espanhol estava com uma certo melhor e não tardou a passar o mexicano. Além do piloto da McLaren, Graham Rahal arriscou uma estratégia diferente e chegou a liderar, mas Palou recuperou a ponta definitivamente.
Mesmo com mais uma parada nos boxes, Palou demonstrava um ritmo muito superior e abriu mais de 10 segundos para Pato. Mais atrás, Lundgaard sofria com a queda de desempenho de seu carro e foi superado por Rossi nas voltas finais.
Mais atrás, Colton Herta chegou a brigar pelo último lugar no pódio, mas perdeu rendimento nas voltas finais e foi ultrapassado por Felix Rosenqvist, Scott Dion e Josef Newgarden. Assim, a corrida se concluiu com Palou, O’Ward e Rossi no pódio, seguido por Lundgaard e Rossenqvist.
Hélio Castroneves teve mais uma corrida complicada. O brasileiro teve um desempenho discreto, com dificuldades para achar um ritmo competitivo e não conseguiu ir além da 21ª posição. Assim o foco do tetracampeão da Indy 500 será buscar o quinto triunfo na prova mais importante do ano.
A programação das 500 Milhas de Indianápolis começa nesta terça-feira (16) com os primeiros treinos livres para os 34 inscritos. A primeira parte da classificação será no sábado, com a definição dos 33 pilotos classificados e do pole position no domingo (21). A edição de 2023 da Indy 500 será no dia 28 de maio.
Classificação do GP de Indianápolis:
#INDYGP on the @IMS road course ✔️.
Next up: the oval. pic.twitter.com/Wv2FsQZ9lf
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 13, 2023
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 174
2 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren/Chevrolet – 168
3 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 155
4 – Romain Grosjean (FRA) – Andretti/Honda – 134
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 133
6 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 131
7 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 127
8 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 122
9 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 111
10 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 108
20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 53