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Alex Palou conquista a terceira vitória seguida e encaminha título da Fórmula Indy

Com o triunfo em Mid-Ohio e vacilos dos rivais, piloto espanhol abre mais de 100 pontos de vantagem na liderança do campeonato

Alex Palou está impossível! O piloto da Chip Ganassi conquistou no GP de Mid-Ohio, sendo a sua terceira vitória consecutiva e a quarta em cinco corridas. O espanhol ainda contou com a sorte, pois seus principais adversários na corrida e no campeonato enrolaram e ficaram para trás..

Palou agora tem mastodônticos 110 pontos de vantagem na ponta do campeonato. Quem agora ocupa a segunda posição é Scott Dixon, que contou com os mesmos vacilos dos rivais e, com o segundo lugar em Mid-Ohio, assumiu agora a vice-liderança da temporada 2023 da Fórmula Indy.

A corrida não começou tão fácil para os pilotos da Ganassi. Na largada, o pole, Colton Herta e o (surpreendente) segundo colocado Graham Rahal mantiveram suas posições, enquanto Palou era superado por Kyle Kirkwood pela terceira posição. 

Mais atrás, a única bandeira amarela da prova era causada pelo enrosco entre os suecos. Marcus Ericsson alongou demais a curva e decolou por cima de Felix Rosenqvist. Enquanto o piloto da McLaren conseguiu voltar, mas com uma volta de atraso, Ericsson, por sua vez, até tentou voltar, mas o vencedor da Indy 500 de 2022 foi o único a abandonar a prova na etapa de Mid-Ohio.

A corrida recomeçou com Herta e Rahal abrindo vantagem, enquanto Kirkwood segurava Palou O primeiro ciclo transcorreu sem problemas até a volta 20, quando o espanhol partiu ao ataque pela terceira posição. A disputa no final da reta oposta terminou com um toque e a rodada do piloto da Andretti, que reclamou, mas a direção de prova entendeu que foi  apenas um lance de corrida.

Quando o ciclo de paradas nos boxes começou, Palou aproveitou o tempo de pista livre para acelerar e foi o último a parar. Com o overcut, o espanhol estava na primeira posição, enquanto Herta era acompanhado por Dixon na sequência.

No primeiro ciclo da corrida, Herta usava pneus macios, enquanto Palou e Dixon estavam de duros, já após a parada, o panorama se inverteu. Neste cenário, o espanhol aproveitou a melhor aderência das voltas iniciais para abrir o máximo possível.

O maior risco para a estratégia do piloto da Ganassi foi, acreditem ou não, um retardatário. Benjamin Pedersen ficou bloqueando o espanhol para evitar tomar uma volta e até irritou Palou, que demorou para concluir a ultrapassagem sobre o novato da AJ Foyt. Pedersen também ficou marcado por atrapalhar outros pilotos no pelotão e até ouviu uma bronca de Scott McLaughlin ao fim da corrida.

Mesmo assim, após se livrar do retardatário, o acerto do carro de Palou mostrava que o espanhol tinha bom ritmo sobre Herta e abriu boa vantagem novamente até o novo ciclo de paradas. O espanhol, além de Dixon fizeram bons pit-stops e conseguiram se firmar nas primeiras posições.

Por sua vez, Herta jogou fora a chance de um bom resultado mais uma vez, quando entrou nos boxes acima do limite de velocidade permitido e foi obrigado a fazer um drive-through pelo pit lane, despencando na classificação e concluindo a prova apenas na 11ª posição.

Sem nenhum adversário à altura, Palou e Dixon apenas controlaram a vantagem aos demais até a bandeirada. O espanhol conquistou sua terceira vitória consecutiva, sendo quatro nas últimas cinco corridas, repetindo uma sequência avassaladora tal qual outro Alex que correu pela Ganassi nos anos 90: o Zanardi. Assim, o bicampeonato de Palou fica cada vez mais próximo.

A Penske teve uma corrida bem discreta, mas conseguiu salvar um terceiro lugar, com Will Power e um quinto, com McLaughlin. Já o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, teve uma prova bem apagada e terminou apenas na 12ª colocação.

Um destaque positivo da corrida foi Pato O’Ward. Após cometer um erro na classificação e largar apenas na 25ª posição, o mexicano arriscou na estratégia e na pista, com muitas ultrapassagens e uma parada a mais nos boxes. O piloto da McLaren terminou em oitavo, sendo o melhor piloto de sua equipe na corrida.

Após uma classificação ruim, Pato O’Ward conseguiu uma ótima recuperação e terminou entre os dez primeiros (Chris Owens/IndyCar)

Já Hélio Castroneves teve mais uma corrida para esquecer. O brasileiro bem que tentou seguir a estratégia dos líderes, as o seu carro não rendia com um acerto longe do ideal. Hélio terminou a prova apenas na 21ª posição. Para piorar, o tetracampeão da Indy 500 terminou atrás de Conor Daly, que entrou de última hora e correu com o carro reserva da Meyer Shank após o acidente sofrido por Simon Pagenaud em um dos treinos livres, com o francês vetado pelos médicos.

A Fórmula Indy volta daqui a duas semanas, com a sua única corrida fora dos Estados Unidos. A prova será realizada no circuito de rua de Toronto, no Canadá.

Classificação do GP de Mid-Ohio:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 377
2 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 267
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 261
4 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 255
5 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren/Chevrolet – 250
6 – Scott McLaughlin – Penske/Chevrolet – 229
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 226
8 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 216
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 204
10 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 194

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 104

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