AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula 2Post

Alex Dunne fará estreia na Fórmula 1 com a McLaren no TL1 do GP da Áustria

A McLaren escalou Alex Dunne para o primeiro treino livre na Áustria, o piloto assumirá o carro de Lando Norris

A McLaren anunciou oficialmente que Alex Dunne, atual líder do campeonato da Fórmula 2, participará do Treino Livre 1 do Grande Prêmio da Áustria que acontece neste fim de semana. O competidor terá a oportunidade de guiar o MCL39, assumindo o carro de Lando Norris.

Com a oportunidade concedida pela McLaren, o jovem irlandês de 19 anos se tornará o primeiro piloto de seu país a integrar um fim de semana de Fórmula 1 em 22 anos — o último foi Ralph Firman, que correu pela Jordan em 2003.

Dunne, que integra o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren desde maio de 2024, é uma das grandes promessas do automobilismo europeu. Atualmente competindo pela Rodin Motorsport na F2, o piloto lidera a tabela com três pontos de vantagem sobre Richard Verschoor e também atua como piloto reserva e de desenvolvimento da equipe NEOM McLaren na Fórmula E.

“É uma oportunidade incrível poder pilotar durante o TL1 na Áustria”, disse Dunne. “Estou realmente ansioso para dar algumas voltas ao volante do MCL39 e ajudar a equipe com a preparação para o fim de semana de corrida que temos pela frente.”

“Tenho me preparado bem para as sessões, participando dos testes com os carros anteriores no MCL60 e passando um tempo no simulador, o que tem sido uma experiência de aprendizado fantástica. Agradeço a Zak [Brown], Andrea [Stella] e Alessandro [Alunni Bravi] pela confiança depositada em mim. É um grande passo no meu desenvolvimento com o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, e estou muito animado para me juntar à equipe na pista”, seguiu o competidor.

Dunne iniciou sua trajetória no kart aos oito anos, conquistando o título europeu na categoria OKJ da Copa dos Campeões da WSK em 2019. Em 2021, estreou nos monopostos pela F4 Espanhola, já com pole e pódio logo na primeira corrida. No ano seguinte, brilhou com 16 vitórias nas F4 Britânica, Italiana e dos Emirados Árabes Unidos, conquistando o título britânico da categoria. Em 2023, foi vice-campeão no Campeonato GB3, antes de subir para a Fórmula 3 em 2024 com a MP Motorsport, terminando a temporada em 14º lugar. Neste ano, chegou à Fórmula 2 já como um dos destaques da temporada.

“É ótimo poder dar a Alex a oportunidade de correr no Treino Livre 1 e para ele ganhar um tempo valioso ao volante de um carro de Fórmula 1 como parte de seu desenvolvimento”, comentou Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren na Fórmula 1.

“A equipe está feliz por trabalhar com ele mais de perto e pelo seu apoio durante todo o fim de semana, onde ele fornecerá feedback útil para ajudar na configuração do carro. As sessões de estreia são fantásticas para ver o talento do futuro e permitir aquela rara chance de ganhar tempo em um carro atual, então estamos ansiosos para vê-lo na pista.”

O regulamento para a temporada de 2025 foi atualizado, com a intenção de dar mais oportunidades aos jovens pilotos. Cada equipe precisa ceder os seus dois carros, por duas vezes no ano para os novatos. Dunne terá essa oportunidade na Áustria, enquanto Pato O’Ward já está escalado para o TL1 do GP do México.

O irlandês será o primeiro piloto que ajudará a equipe britânica para cumprir o regulamento.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo