ColunistasFórmula 1NascarPost

Alex Bowman vence em Martinsville após contato com Denny Hamlin

Mesmo fora dos playoffs, Alex Bowman não facilitou para os candidatos ao título (Logan Reily/Getty Images)

A penúltima prova da temporada regular da NASCAR Cup Series, realizada no circuito de Martinsville, trouxe muitas emoções, tanto na definição dos finalistas da divisão principal, como na disputa pela vitória na etapa. Mesmo fora da briga pelo título, Alex Bowman não se intimidou e duelou com os favoritos para vencer pela quarta vez no ano. 

O piloto da Hendrick se envolveu em um toque com Denny Hamlin faltando seis voltas para o final, enquanto disputavam a liderança. Na última relargada, Bowman teve de segurar os ávidos Brad Keselowski e Kyle Busch, mas o carro número 48 foi o primeiro a cruzar a meta de chegada na ponta.

Hamlin, por sua vez, não digeriu bem o toque e atrapalhou a celebração de Bowman, colocando o carro no caminho e empurrando o carro do rival. Pouco depois, na entrevista pós corrida, o piloto da Joe Gibbs reclamou do lance decisivo da corrida, sob muitas vaias da torcida presente em Martinsville.

Apesar do revés, Hamlin conseguiu uma das vagas restantes para a decisão da Cup Series pelo número de pontos. Além dele e de Kyle Larson (classificado previamente com as vitórias nas últimas corridas), Chase Elliott e Martin Truex Jr garantiram as vagas por pontos e vão disputar o título no próximo domingo.

Elliott garantiu a vaga com mais tranquilidade, pois venceu os dois primeiros estágios e somou pontos suficientes para confirmar a classificação. O atual campeão só não teve melhor sorte na corrida, pois levou um toque de Brad Keselowski na parte final e saiu da briga pela vitória.

Já para Truex, a classificação foi mais suada, pois dependia que nem Keselowski, nem Kyle Busch vencessem para garantir a vaga por pontos. A sorte do piloto da Joe Gibbs é que os rivais não conseguiram ter um ritmo forte na última relargada e não alcançaram Bowman, assim, o campeão de 2017 continua com chances de faturar seu segundo título.

Busch e Keselowski dependiam da vitória ou de uma posição ruim de Truex para avançar e foram até o limite, com os dois se tocando na linha de chegada e após isso. Inclusive, após a prova, o piloto da Joe Gibbs usou um termo capacitista para criticar o rival em uma entrevista. Nesta segunda-feira, a NASCAR anunciou uma punição a Buschinho, que fará um curso de boas condutas. O bicampeão da Cup Series também se desculpou publicamente no Twitter após o uso do termo.

Os outros dois eliminados nesta fase foram os companheiros de Keselowski: Joey Logano e Ryan Blaney, com ambos não conseguindo avançar no pelotão e sem um ritmo competitivo, causando um fim melancólico para a temporada da Penske, que termina o ano sem representantes na decisão.

A decisão da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, às 17h no circuito oval de Phoenix. Quem chegar à frente entre Kyle Larson, Chase Elliott, Denny Hamlin e Martin Truex Jr será o campeão da temporada 2021.

Classificação da etapa de Martinsville:

1 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
2 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Brad Keselowski (Penske/Ford)
4 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
5 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
6 – Aric Almirola (Stewart-Haas/Ford)
7 – Kurt Busch (Chip Ganassi/Chevrolet)
8 – Erik Jones (Richard Petty/Chevrolet)
9 – Chris Buescher (Roush-Fenway/Ford)
10 – Joey Logano (Penske/Ford)

11 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
14 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
16 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
24 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)

Eliminados desta fase: Kyle Busch, Brad Keselowski, Ryan Blaney e Joey Logano

Finalistas: Kyle Larson, Chase Elliott, Denny Hamlin e Martin Truex Jr.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo